Sífilis Congenita

Description

Mind Map on Sífilis Congenita, created by Ariele Zanesco on 18/10/2016.
Ariele  Zanesco
Mind Map by Ariele Zanesco, updated more than 1 year ago
Ariele  Zanesco
Created by Ariele Zanesco over 7 years ago
26
1

Resource summary

Sífilis Congenita
  1. Também conhecida como Lues, sífilis congênita é o resultado da disseminação hematogênica do Treponema pallidum, da gestante infectada não-tratada ou inadequadamente tratada para o seu bebe, por via transplacentária.
    1. Principais Sintomas:
      1. Na maior parte dos casos os bebês nascem sem qualquer sintomas de infecção pela sífilis, porém até aos 2 anos de idade podem surgir sinais precoces como: Manchas brancas e vermelhas com descamação da pele; Pele muito amarelada. Coriza com secreções avermelhadas. Alterações visuais. Dificuldade para aumentar de peso. após o 2º ano de vida podem ainda surgir sintomas mais graves como alterações no ossos, surdez, cegueira ou dificuldade para aprender, caracterizando a sífilis congênita tardia
        1. TRATAMENTO:
          1. O tratamento da sífilis congênita é sempre feito com injeções de penicilina, no entanto, as doses e duração do tratamento variam de acordo com o risco de infecção do bebê, sendo que o tratamento mais longo dura até 14 dias. Após o tratamento, o pediatra pode fazer várias consultas de acompanhamento para repetir o exame de sífilis no bebê e avaliar o seu desenvolvimento, confirmando que já não está infectado.
      2. Como evitar a sífilis congênita :
        1. A única forma de reduzir o risco de passar a sífilis para o bebê é iniciar o tratamento da mãe durante a primeira metade da gravidez. Assim, é importante que a grávida faça todas as consultas de pré-natal, onde são feitos exames de sangue importantes para identificar possíveis infecções que podem afetar o bebê durante a gestação.
        2. Como é feito o diagnóstico
          1. O diagnóstico da sífilis congênita pode ser difícil de confirmar pois o exame utilizado para identificar esta doença geralmente apresenta um resultado positivo mesmo em bebês que não estão infectados, devido à passagem de anticorpos da mãe para o bebê. A maior parte dos casos não apresenta sintomas antes dos 3 meses de idade é difícil confirmar se o resultado do exame é verdadeiro. Dessa forma, a necessidade de tratamento é indicada pelo risco de o bebê estar infectado por sífilis, que é determinado por fatores como o estado de tratamento da mãe, o resultado do exame de sífilis e o exame físico feito após o nascimento.
          2. Transmição da Sifilis:
            1. Geralmente, o contato íntimo com o indivíduo infectado, pois ela é transmissível através das secreções e fluidos do organismo. Outras formas de transmissão da sífilis são a mulher grávida para o bebê (transmissão vertical), seja através da placenta ou através do canal de parto, e partilhar agulhas para o consumo de drogas ilícitas.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          FISIOTERAPIA APLICADA À OBSTETRÍCIA
          nayara rebouças
          Saúde da mulher
          Cristina Milan
          SAÚDE DA MULHER
          Melissa Rosiane
          Art.8: Desafios humanização do parto
          fisio_denise
          ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NO PRÉ PARTO: PROPOSTA DE PROTOCOLO E AVALIAÇÃO DA DOR
          iraneide.alegria
          Puerpério
          Lara Lidia
          Áreas de atuação da/o Enfermeira/o
          Tainara Costa
          SÍFILIS CONGENITA
          Ana Brito
          Ginecologia
          Gabriela Zanim
          PAUTA PARA VÍDEOS YOUTUBE - cronologia
          GODevir Marketing
          Ciclo Menstrual: Hillari Danielle Ignácio R.A: 11820103
          Hillari Ignacio