FALACIA DA CAIXA PRETA 4° parte

Description

A falacia da Caixa Preta - minha parte do livro - Henry Jenkins
Maithe Alencar
Mind Map by Maithe Alencar, updated more than 1 year ago
Maithe Alencar
Created by Maithe Alencar over 7 years ago
113
0

Resource summary

FALACIA DA CAIXA PRETA 4° parte

Annotations:

  •  Mais cedo ou mais tarde diz a falácia, todos os conteúdos midiáticos irão fluir por uma única caixa preta em nossa sala de estar (ou, no cenário dos celulares, através de caixas pretas que carregamos conosco para todo lugar. Parte do que faz do conceito da caixa preta uma falácia é que ele reduz a transformação dos meios de comunicação a uma transformação tecnológica, e deixa de lado os níveis culturais que estão considerando aqui.   
  1. Velhos meios de comunicação

    Annotations:

    •  Professores da história dizem-nos que os velhos meios de comunicação nunca morrem nem desaparecem, necessariamente. O que morre são apenas as ferramentas que usamos para acessar seu conteúdo a fita cassete.
    1. M.C. Lisa Gitelman:

      Annotations:

      • Definição(M.C.): meios de comunicação são também sistemas culturais. Tecnologias de distribuição vêm e vão o tempo todo, mas os meios de comunicação persistem como camadas dentro de um estrato de entretenimento e informação cada vez mais complicado.   
      1. Modelo de Mídia:

        Annotations:

        • 2 níveis:  1° um meio é uma tecnologia que permite a comunicação;  2° um meio é um conjunto de“protocolos” associados ou praticas sociais e culturais que cresceram em torno dessa tecnologia.  
        1. "Protocolos"

          Annotations:

          •    Expressam uma grande variedade de relações sociais, econômicas e materiais. Assim, a telefonia inclui a saudação “alo”, inclui o ciclo mensal de contas e inclui os fios e cabos que conectam materialmente nossos telefones... E protocolos estão longe de serem estáticos.   
        2. Velhos (M.C.)

          Annotations:

          • Cada meio antigo foi forçado a conviver com os meios emergentes. Os velhos meios de comunicação não estão sendo substituídos. Mais propriamente, suas funções e status estão sendo transformados pela introdução de novas tecnologias. 
      2. Cheskin Research

        Annotations:

        • Pode-se interpretar a proliferação de caixas pretas como o sintoma de um momento da convergência: como ninguém sabe que tipos de funções devem ser combinadas, somos forçados a comprar uma série de aparelhos especializados e incompatíveis.   
        1. TELEFONE

          Annotations:

          • Na outra pronta do espectro, podemos também ser forçados a lidar com o aumento de funções dentro do mesmo aparelho, as quais diminuem sua capacidade de cumprir suas funções originais; assim, não consigo encontrar um telefone celular que seja apenas TELEFONE.  
          1. Convergência das Midias

            Annotations:

            • É mais do que apenas uma mudança tecnológica.  Altera a relação entre tecnologias existentes, industriais, mercados, gêneros e públicos. Altera a lógica pela qual a indústria midiática opera e pela qual os consumidores processam a noticia e o entretenimento.
            1. Cultura da convergência

              Annotations:

              • Refere-se a um processo não um ponto final. Não haverá uma caixa que controlará o fluxo midiático para dentro de nossas casas. Estamos vivendo uma cultura de convergência.
              1. Transformação na forma produzir/consumir

                Annotations:

                • Alimentar essa convergência tecnológica significa uma mudança nos padrões de propriedade dos meios de comunicação; ela está ocorrendo dentro dos mesmos aparelhos, dentro das mesmas franquias, dentro das mesmas empresas, dentro do cérebro do consumidor e dentro dos mesmos grupos de fãs. Envolve uma transformação tanto na forma de produzir quanto na forma de consumir os meios de comunicação.   
                1. EXEMPLO

                  Annotations:

                  • Um adolescente fazendo a lição de casa pode trabalhar ao mesmo tempo em 4 ou 5 janelas no computador: navegar na Internet, ouvir e baixar arquivos MP3; bater papo com os amigos, digitar um popular seriado de televisão podem capiturar amostrar de dialogos no video, resumir episodios, discutir sobre roteiros, criar fan fiction, gravar suas proprias trilhas sonorar, fazer seus proprios filmes e distribuir tudo no mundo inteiro pela Internet. 
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Organic Chemistry
          Ella Wolf
          Ionic Bondic Flashcards.
          anjumn10
          French Module 1 'Moi'
          Maya Khangura
          Master French
          jedimaster3721
          Philosophy
          Rebecca Harbury
          PSBD TEST # 3
          Suleman Shah
          GCSE History – The early years and the Weimar Republic 1918-1923
          Ben C
          ASIENTOS DE AJUSTE FINAL Y PREPARACION DE ESTADOS FINANCIEROS
          Majo Herrera
          FV modules 1-4 infinitives- ENTER ENGLISH
          Pamela Dentler
          BM 13 - COMENIUS, HERBART, DEWEY, HÖNIGSWALD
          christoph wimmer
          AAHI_Card set 7 (Directional terms)
          Tafe Teachers SB