Arte Gótica

Description

Trabalho passado pelo professor Isaías pinto ♥
vinicius Valverde
Mind Map by vinicius Valverde, updated more than 1 year ago
vinicius Valverde
Created by vinicius Valverde over 7 years ago
15
0

Resource summary

Arte Gótica
  1. No começo do século XII, uma nova arquitetura foi ganhando espaço. No século XVI, os estudiosos começaram a chamá-la, desdonhosamente, de gótica.
    1. De acordo com eles, sua aparência era tão "Bárbara" que poderia ter sido criada pelos godos, povo que invadiria o Império Romano e teria destruído muitas de suas obras. Mais tarde, o nome gótico perdeu seu caráter depreciativo e ficou definitivamente ligado à arquitetura caracterizada pelos arcos ogivais.
      1. O aspecto mais importante da arquitetura gótica, porém, é a abóbada de nervuras, que difere muito da abóbada de arestas da arquitetura românica, porque deixa visíveis os arcos ogivais que formam sua estrutura.
        1. O gótico francÊs da segunda metade do século XIII recebeu o nome reyonnant (radiante), por causa do rendilho das grandes rosáceas e das delgadas e delicadas colunas combinadas com amplas áreas de vitrais.
          1. O mais belo exemplo do estilo radiante é a Sainte-Chapelle, construída entre 1243 e 1246, no palácio real da corte Luís IX, em Paris.
            1. No século XV, o estilo gótico deixou de ser exclusivo dos edifícios religiosos e chegou às residências, como o palácio conhecido como C'd'Oro, construído por Matteo Reverti, entre 1422 e 1440, em Veneza Itália.
              1. De modo geral, a escultura gótica estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou no interior das grandes igrejas, os trabalhos de escultura enriqueciam as construções e documentavam, na pedra, os aspectos da vida humana mais valorizada na época.
                1. Do século XII até o século XV, a arte desenvolveu-se também nos objetos preciosos, feitos de marfim, ouro, prata e decorados com esmalte e nos ricos manuscritos ilustrados.
                  1. Um exemplo de manuscrito medieval ilustrado é o Saltério de Ingeborg, que data de , aproximadamente, 1195.
                    1. Outro pintor importante do período é Giotto di Bondone, conhecido como Giotto (c. 1266 - 1337).
                      1. A maior parte das obras de Giotto foi de afrescos que decoraram igrejas. A Principal característica da pintura de Giotto foi a representação da figura dos santos com aparência de pessoas comuns.
                        1. Essa foi o resumo da arte gótica.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Arte Românica
    vinicius Valverde
    Arte Românica.1
    Salisson Santos
    Arte Gótica
    Ana Clara Carvalho
    Lâminocultivo em análise de Alimentos e Água
    Franciele Ierick Luchetta
    Arte gótica.1
    Salisson Santos
    Mapa Mental - Fungos
    Leonardo Bermudes
    Vanguardas Europeias
    Fernanda Assato
    Regras NBRs
    Maria Clara Oliveira
    Geografia - Mapa do Brasil
    GoConqr suporte .
    URBANIZAÇÃO BRASILEIRA:
    Laura Truccolo