A Alemanha de Hitler -Roderick Steckleberg

Description

TRABALHO
alberto ramos pereira
Mind Map by alberto ramos pereira, updated more than 1 year ago
alberto ramos pereira
Created by alberto ramos pereira over 7 years ago
22
0

Resource summary

A Alemanha de Hitler -Roderick Steckleberg
  1. cap. 11 As Origens da 2º Guerra Mundial
    1. Em 1 de setembro de 1939, Hitler coloca em prática seu plano e invade a Polônia. Inglaterra e França declaram guerra contra Alemanha, dando início ao maior conflito bélico de todos os tempos. - Forte militarização da Alemanha e da Itália durante a década de 1930.
      1. Podemos considerar que a principal causa que originou a Segunda Guerra Mundial (1935-1945) foi a ideia de Hitler de expandir os domínios territoriais da Alemanha e ampliar, desta forma, a obtenção de poder e recursos materiais (principalmente matérias-primas). Estes objetivos seriam conquistados, de acordo com as intenções nazistas, através da guerra.
        1. Estes objetivos militaristas e expansionistas também se faziam presentes, no final da década de 1930, na Itália fascista de Mussolini e no Japão.
          1. Como sabemos somente ideias de governos não são suficientes para causar uma guerra, ainda mais uma de grandes proporções como foi a Segunda Guerra Mundial. Em 1 de setembro de 1939, Hitler coloca em prática seu plano e invade a Polônia.
            1. Inglaterra e França declaram guerra contra Alemanha, dando início ao maior conflito bélico de todos os tempos.
              1. orte militarização da Alemanha e da Itália durante a década de 1930. O forte investimento na indústria bélica tinha como objetivo diminuir a alto nível de desemprego, mas também colocar em prática os ideais expansionistas nazi-fascistas. O Japão também investiu na área militar, pois pretendia conquistar território na Ásia, através da guerra.
                1. O sentimento revanchista na Alemanha nazista com relação a derrota na Primeira Guerra Mundial. Hitler pretendia desrespeitar o Tratado de Versalhes e reconquistar território perdidos na Primeira Guerra.
                  1. A humilhação sofrida pela Alemanha com o Tratado de Versalhes cria as condições ideais para a germinação do nacional-socialismo – nazismo – alemão e a ascensão de Hitler ao poder, em 1933. O nacional-socialismo toma o poder pela violência, elimina as dissensões internas com métodos violentos e combate a divisão do mundo produzida pela 1ª Guerra, quando os mercados mundiais são repartidos entre França, Bélgica, Reino Unido, Holanda, Itália, Japão e Estados Unidos.
                    1. A política alemã não deixa dúvidas quanto aos desejos de Hitler: o carvão e o ferro da Sibéria; o petróleo da Rumânia e Cáucaso; o trigo da Ucrânia. E, especialmente, o reordenamento do mundo colonial.
                      1. Origens do Eixo
                        1. Na Conferência de Munique, em 1938, da qual participaram a França, a Alemanha, a Itália e a Inglaterra, Hitler consegue a cessão dos Sudetos (região da Checoslováquia). No ano seguinte, o führer alemão cria o protetorado da Boêmia e anexa o porto lituano de Memel, no mar Báltico. Stalin percebe que as anexações alemãs caminham em direção à União Soviética e firma com Hitler o Pacto Germano-Soviético, em 1939, pelo qual anexa a Lituânia, Letônia, Estônia e parte da Polônia e Finlândia.
                          1. Itália e Alemanha têm regimes políticos semelhantes, mas o que mais as aproxima é o limitado espaço territorial de que dispõem e a acirrada competição pelos mercados internacionais.
          2. a politica de pasiguamento
            1. ”Apaziguamento” é um exemplo interessante de uma palavra cujo significado mudou em decorrência da experiência histórica. As conotações positivas de fazer a paz e acertar as divergências foram obscurecidas pela conotação de fazer concessões para um agressor em potencial. Contudo, a política de apaziguamento adotada pelos líderes britânicos e 219 § ALEMANHA DE HITLEJ| franceses na década de 1930 não foi urna política de covardia ou passividade diante das ameaças. Era uma política ativa de prevenção/da guerra, baseada na premissa de que a Europa não poderia sobreviver a outro banho de sangue, do tipo que ocorrera de 1914 a 1918. As lembranças da Grande Guerra ainda eram muito intensas na década de 1930.0 apaziguamento era, pelo menos em parte, o resultado de uma lição da história muito bem aprendida. Ao final da década de 1920, a maioria das pessoas instruídas endossava a opinião de que a Grande Guerra fora um acidente trágico, que poderia ter sido evitado se as grandes potênc
              1. O Partido Conservador, sob o primeiro-ministro Stanley Baldwin (1867-1947) e, de 1937 a 1949, Neville Chamberlain (1869-1940), dominou a política britânica na década de 1930. A conciliação contava corn um grande apoio público na Inglaterra. Chamberlain foi aclamado ao voltar de seu encontro corn Hitler na Conferência de Munique, em outubro de 1938, como um herói que garantira ”a paz para o nosso tempo”. Os franceses estavam bastante divididos na questão da eficácia do apaziguamento, mas as realidades do poder obrigaram-nos a seguir a orientação britânica nas relações diplomáticas corn a Alemanha
            2. A Frente Popular
              1. Havia uma alternativa~de esquerda para o apaziguamento, mas contava corn um apoio público limitado na França e quase nenhum na Inglaterra. Era a estratégia de unir todas as facções políticas do centro para a esquerda numa frente antifascista. A estratégia da ”Frente Popular” teve origem no Partido Comunista da França e foi posteriormente adotada como a política oficial do Comintern. A fim de tornar a cooperação mais aceitável para os aliados em potencial na esquerda, os comunistas assumiam o compromisso de renunciar aos objetivos revolucionários pela duração da luta contra o fascismo.
              2. o fim da reparoçoes
                1. Muito antes de Hitler chegar ao poder, os vitoriosos da Primeira Guerra Mundial já haviam feito algumas importantes concessões aos perdedores. Os Aliados encerraram a ocupação da Renânia em 1930, cinco anos mtes da data fixada pelo Tratado de Versalhes. Em 1931, o presidente americano Herbert Hoover anunciou uma moratória de um ano para as - eparações e dívidas de guerra, como uma medida para revitalizar a ecolomia internacional. Os pagamentos nunca foram retomados. A Alemanha pagara menos de um quinto de sua dívida origina
                  1. A conferencia de desamarmento em Genebra
                    1. mais importante nos anos de 1932 e 1933. A carta da Liga das Nações, na qual a Alemanha ingressara, depois de assinar o Pacto de Locarno, em 1925, determinava o desarmamento mútuo de todas as nações. Na con ferência internacional de desarmamento, convocada para Genebra, em fevereiro de 1932, o governo Brüning exigiu que todas as nações redu zissem seus armamentos ao nível imposto à Alemanha por Versalhes. Ao pedir uma redução das tropas franceses ao nível alemão, o governo alemão podia alegar que tinha um compromisso mais genuíno corn o H desarmamento do que os países ocidentais
                    2. Os Jogos Olímpicos
                      1. Em abril de 1933, uma política entitulada "somente para arianos" foi instituída em todas as organizações atléticas alemãs. Os atletas "não-arianos"—judeus, parcialmente judeus, e ciganos--foram sistematicamente excluídos das instalações e associações esportivas germânicas. Em abril de 1933, a Associação de Boxe Alemã expulsou de suas fileiras Erich Seelig , campeão amador, por ele ser judeu (Seelig posteriormente retomaria sua carreira nos Estados Unidos). Outro atleta judeu, Daniel Prenn, o tenista mais bem colocado no ranking alemão, foi retirado da equipe alemã na Copa Davis; e a judia Gretel Bergmann, atleta de salto de altura de nível internacional, foi expulsa de seu clube alemão em 1933, e da equipe olímpica alemã em 1936. Os atletas judeus barrados dos clubes esportivos alemães formaram associações judaicas, tais como os grupos denominados Maccabee e Shield, e criaram instalações improvisadas para continuar a treinar. Entretanto, as precárias instalações esportivas judaicas
                        1. Diversos dignitários estrangeiros visitaram a Alemanha e partiram corn uma impressão favorável das realizações do regime nazista. Entre eles estava Lloyd George, o primeiro-ministro britânico durante a Grande Guerra, que visitou Hitler em seu refúgio alpino, em Berchtesgaden. O duque e a duquesa de Windsor visitaram a Alemanha em 1937 e expressaram sua efusiva admiração pela nova ordem. O Pacto AntiComintern, que a Alemanha assinara corn o Japão em novembro de 1936, era bastante tranqüilizador para os que consideravam o fascismo como um mal menor do que o comunismo. A nova respeitabilidade da Alemanha no exterior também serviu para aumentar a popularidade interna de Hitler
                        2. Hitler estava determinado, desde o início de seu governo, a alcançar vários objetivos importantes na política externa: revogação do Tratado de Versalhes, criação de um Grande Reich, corn todos os povos que falassem alemão, conquista deLebensraum a leste, e estabelecimento de uma nova ordem na Europa, dominada pela ”raça germânica”. Ele anunciara esses objetivos corn toda franqueza nos dois volumes de Mein Kampf. Muitos contavam corn um apoio total da elite militar e econômica. Esses objetivos, no entanto, só podiam ser alcançados por estágios, e mesmo assim só se os inimigos potenciais da Alemanha deixassem de tomar providências para impedir o rearmamento e a agressão alemã. Por diversas razões, os líderes das nações vitoriosas na Primeira Guerra Mundial não adotaram essas .medidas, enquanto ainda havia uma possibilidade de evitar a guerra. Eles achavam que as responsabilidades do poder haveriam de moderar os objetivos radicais dos nazistas. Estavam convencidos de que a melho
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Food Chains and Food Webs Quiz
                        Selam H
                        General Knowledge Quiz
                        PatrickNoonan
                        Cold War Timeline
                        jacksearle
                        enzymes and the organ system
                        Nour
                        Cognitive Psychology - Loftus and Palmer (1974)
                        Robyn Chamberlain
                        Biology AQA 3.2.5 Mitosis
                        evie.daines
                        Graphing Inequalities
                        Selam H
                        FCE Practice Quiz - B2
                        miminoma
                        Biology
                        Holly Bamford
                        Attachment - Psychology - Flash Cards
                        Megan Price
                        Flame tests
                        Joshua Rees