Teoria do Espelho

Description

Graduação Teorias do Jornalismo Mind Map on Teoria do Espelho, created by Luciana Duarte on 24/04/2014.
Luciana Duarte
Mind Map by Luciana Duarte, updated more than 1 year ago
Luciana Duarte
Created by Luciana Duarte almost 12 years ago
131
2

Resource summary

Teoria do Espelho
  1. Primeira teoria sobre jornalismo - Surgiu em 1850 nos EUA e ganhou força em1920/1930
    1. As notícias são assim, porque assim a realidade as determina
      1. Jornalismo é o retrato fiel da realidade
        1. Jornalista é um comunicador desinteressado, isto é, um agente que não tem interesses específicos a defender e que o desviem da sua missão de informar, procurar a verdade, contar o que aconteceu, doa a quem doer. - Traquina
          1. Objetividade e imparcialidade são as palavras chaves da teoria. Notícia e Opinião são tratadas como coisas completamente distintas.
            1. Crítica à teoria do espelho: O ser humano não consegue captar a realidade senão pelo subjetivismo que lhe é intrínseco
              1. Edgar Morin - Imprinting cultural - marca idelével, imposta pelas experiências culturais vivenciadas. Assim, a seleção cultural e sociológica das idéias estará carregada dessas marcas.

      Media attachments

      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Teorias do jornalismo
      Aldo Schmitz ISCOM