Fil 7- A Patrística e Santo Agostinho

Description

Filosofia Mind Map on Fil 7- A Patrística e Santo Agostinho, created by maria livia mariani on 05/20/2017.
maria livia mariani
Mind Map by maria livia mariani, updated more than 1 year ago
maria livia mariani
Created by maria livia mariani about 7 years ago
36
0

Resource summary

Fil 7- A Patrística e Santo Agostinho

Annotations:

  • Maniqueísmo: Corrente filosófica de caráter religioso, pregada pelo profeta Mani (século III), que mistura o cristianismo às doutrinas de Zoroastro. Mani dizia que há no mundo duas forças opostas, o bem e o mal, Deus e Satanás. Hoje, é utilizado comumente o adjetivo maniqueísmo ou maniqueísta para se referir às situações ou ideias que veem somente dois lados, o lado bom e o lado mau das coisas. 
  • Neoplatonismo: Corrente de pensamento iniciada no século III que se baseava nos ensinamentos de Platão, porém com um caráter religioso e místico. Tal corrente tem como principal representante Plotino, cujos escritos foram reunidos por outro neoplatônico, Porfírio, nas seis Enéadas. Plotino ensina que, uma vez que a realidade última consiste nas formas ideais de Platão, o que existe é, em última análise, mental. Portanto, para que algo possa ser criado, primeiro tem de ser pensado. Plotino tornou a filosofia platônica essencial para o desenvolvimento do cristianismo. 
  1. Cristianismo
    1. Patrística

      Annotations:

      • Entre os séculos III e VIII. Marcado pela presença atuante dos chamados Padres da Igreja. Os primeiros a se dedicarem a uma teorização da fé, ou seja, os primeiros que buscaram construir os argumentos racionais que sustentariam lógica e argumentativamente a fé cristã.
      • Utilizaram-se da filosofia grega e do pensamento helênico, formulando, então, a Filosofia Patrística. Santo Agostinho é o principal pensador desse período, promovendo uma síntese genial e inédita entre a doutrina cristã e o pensamento de Platão. É necessário ressaltar que Santo Agostinho não platoniza o cristianismo, mas cristianiza Platão. O sistema filosófico platônico, pelo menos em suas bases fundamentais, é utilizado por Santo Agostinho como ferramenta de justificação da fé revelada. 
      1. Agostinho, Bispo de Hipona

        Annotations:

        • Principal representante. Considerava a Bíblia uma leitura indigna de homens cultos. A Filosofia entrou em sua vida. Conheceu o Maniqueísmo, o Ceticismo, o neoplatonismo e finalmente se rendeu à comunidade cristã.
        1. Platonismo Cristão

          Annotations:

          • Filosofia cristã. A filosofia não teria como objetivo a explicação do homem ou do cosmos, mas trilharia o caminho antropológico, quando pretende conhecer profundamente o que é o homem e como este pode ser feliz, mesmo vivendo na “cidade dos homens”, isto é, no mundo representado pelo pecado e pelo apego à matéria.
          • Agostinho vê na razão o caminho para o entendimento e uma via de acesso à verdade eterna. 
          • Acompanhando o pensamento de Platão, Agostinho afirma que alma e corpo são substancialmente distintos, apesar de coexistirem no mesmo ser. Para o Hiponense, existem dois tipos distintos de conhecimento: o primeiro é proveniente dos sentidos, que se refere à realidade externa e sensível, por sua natureza não necessária e mutável; e o outro, eterno e imutável, alcançado por meio da razão, do pensamento, e que deve retornar para dentro do homem, pois aí estão as verdades, aí está Deus. Deus ilumina a mente humana, de modo que é possível, então, encontrar a verdade.
          1. Racionalismo

            Annotations:

            • Segundo Agostinho, a verdade só pode ser atingida pelo processo do conhecimento de si mesmo, atividade puramente intelectiva (Racionalismo).
            • Segundo essa corrente, o único caminho para alcançar o conhecimento é o pensamento puro, livre das influências dos sentidos. 
            1. Teoria da Iluminação Divina

              Annotations:

              • Deus, que está presente no interior do homem e é a própria verdade, ilumina a mente humana para que esta, sob a direção de seu criador, possa encontrar o conhecimento verdadeiro.
              • Assim, a teoria da iluminação divina afirma que a origem de todo o conhecimento verdadeiro é a mente iluminada por Deus. Sendo que o homem, embora criado à imagem e semelhança de Deus, na visão agostiniana, é miserável, pecador e incoerente.
              1. Teoria da Graça Divina

                Annotations:

                • Teoria da Predestinação Divina. Segundo esta, para que o homem alcance a salvação eterna, são necessários dois requisitos: o esforço pessoal do sujeito, que busca viver de acordo com a vontade divina, e a graça de Deus, concedida somente a alguns eleitos. 
                • Controversa. Hoje negada pela Igreja Católica.
              2. Explicar a fé através da razão
            2. Liberdade e Livre-arbítrio

              Annotations:

              • Livre-arbítrio significa agir de acordo com seus próprios impulsos e desejos. Para Agostinho, o homem deve obedecer a Deus e, nesse caso, ser livre é obedecer. Liberdade é obedecer a Deus.
              1. Felicidade

                Annotations:

                • A felicidade só pode ser encontrada no único bem permanente e eterno, o próprio Deus.
                • A beatitude, a verdadeira felicidade, não pode estar nas coisas criadas no tempo, pois este é passageiro e fragmentado, tanto quanto as coisas que nele existem. Por Deus não estar no tempo, ele é o único Bem Supremo, criador de tudo a partir do nada e o único capaz de proporcionar ao homem tal beatitude.
                1. Tempo

                  Annotations:

                  • Agostinho admite a existência somente do tempo presente.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Grandes Filósofos
                  Luiz Fernando
                  Simulado Filosofia
                  Marina Faria
                  Hobbes, Locke e Rousseau
                  Ricardo l.
                  Dos Mitos à Filosofia...
                  KauanM
                  Sócrates, Platão e Aristóteles
                  André Matias
                  Simulado Filosofia
                  aloirmd
                  Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
                  e-pn-2007@hotmail.co
                  Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
                  e-pn-2007@hotmail.co
                  Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
                  e-pn-2007@hotmail.co
                  Francis Bacon
                  PAULO LEITE
                  O início da Filosofia: Pré-socráticos
                  Brenda Andrade4227