Ligações ionicas, covalentes e metálicas

Description

Mind Map on Ligações ionicas, covalentes e metálicas, created by Agostina Gonçalves on 06/06/2017.
Agostina Gonçalves
Mind Map by Agostina Gonçalves, updated more than 1 year ago
Agostina Gonçalves
Created by Agostina Gonçalves over 8 years ago
14
0

Resource summary

Ligações ionicas, covalentes e metálicas
  1. formada pela atração elétrostática entre íons de cargas opostas, positivas( cátions) e negativos ( anions). Nesta ligação a tranferencia é definitiva. A atração entre o íon produz aglomerados com formas geométricas definida, que recebem o nome de retículos cristalinos.Nesse retículo, cada anion atrai simultaneamente vários cátions e cada cátion também atrai simultaneamente vários anions. ( Se formam entre metais e Ametais).
    1. ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogenio, ametais ou semimentais. Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.
      1. ligação entre metais e metais. Formam ligas metálicas.Dizemos que os cátions estão envolvidos por um "mar de elétrons". A ligação metálica ocorre pela atração elétrica entre os cátions (íons positivos) e os elétrons livres. Esta atração é muito intensa, o que garante o estado sólido dos metais nas condições ambiente, exceto no caso do mercúrio, o único metal líquido.
        1. substancias ionicas,moleculares e metálicas.
          1. substancias que possuem entre seus átomos pelo menos uma ligação ionica.
            1. características: alto ponto de fusão e ebulição,sólidas em temperatura ambiente, conduz corrente elétrica no estado líquido ( fundamental) e quando dissolvidos em água, Mas para uma solução permitir a condução de corrente, uma coisa é fundamental: a presença de íons. Os íons funcionam como “caronas”, que permitem o fluxo eletrônico. Dessa forma, as substâncias iônicas (quando em solução ou líquidas) liberam íons, portanto, conduzem corrente elétrica.Sofrem dissociação quando em solução e quando fundidos.
            2. São aquelas que formam quando átomos se ligam por meio de ligações covalentes, originando moléculas de número determinado
              1. características: ponto de fusão e ebulição menores que das substancias ionicas,se encontram a temperatura ambiente nos tres estados físicos ( sólido, líquido e gasoso), em sua forma pura, tanto líquido como sólidos, não conduzem corrente elétrica.ubstâncias moleculares (quando em solução), se não sofrerem ionização não conduzem corrente elétrica. Podem sofrer ionização.
              2. substancias metálicas são constituídas por íons positivos e elétrons livres.
                1. características: alto ponto de fusão e ebulição ( com excessão do mercúrio, césio e francio).inferiores das substancias ionicas. são ótimos condutores de corrente elétrica, mesmo na fase sólida, devido a presença de elétrons livres.metais conduzem eletricidade estando no estado sólido ou líquido (metal fundido). são sólidos a temperatura ambiente.
                2. Diferença ente ionização e dissociação.
                  1. dissociacao refere-se a quebra de uma ligacao sem a obrigacao de que os produtos (fragmentos) sejam ions. Eles podem ser ions, neutros ou radicais (especies com eletrons desemparelhados). A ionizacao, por sua vez, refere-se a quebra de ligacoes com a formacao de especie carregadas (ions). Essa substancia pode ser um sal, uma base ou um acido, por exemplo.
                Show full summary Hide full summary

                Similar