NR 24

Description

Engenharia Mind Map on NR 24, created by Anderson Padilha on 08/06/2017.
Anderson Padilha
Mind Map by Anderson Padilha, updated more than 1 year ago More Less
Mayara Gauer
Created by Mayara Gauer almost 7 years ago
Anderson Padilha
Copied by Anderson Padilha almost 7 years ago
16
1

Resource summary

NR 24
  1. Expressa os aspectos mínimos de higiene e de conforto nas instalações sanitárias, vestiários e refeitórios.
    1. Instalações sanitárias
      1. As instalações sanitárias deverão ser separadas por sexo. Os locais onde se encontrarem instalações sanitárias deverão ser submetidos a processo permanente de higienização, de sorte que sejam mantidos limpos e desprovidos de quaisquer odores, durante toda a jornada de trabalho. O mictório deverá ser de porcelana vitrificada ou de outro material equivalente, liso e impermeável, provido de aparelho de descarga provocada ou automática, de fácil escoamento e limpeza, podendo apresentar a conformação do tipo calha ou cuba. Será exigido, no conjunto de instalações sanitárias, um lavatório para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade.
      2. Vestiários
        1. Em todos os estabelecimentos industriais e naqueles em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o uso de uniforme ou guarda-pó, haverá local apropriado para vestiário dotado de armários individuais, observada a separação de sexos. A área de um vestiário será dimensionada em função de um mínimo de 1,50 m² para 1 trabalhador. Com objetivo de manter um iluminamento mínimo de 100 lux, deverão ser instaladas lâmpadas incandescentes de 100 W/ 8,00 m² de área com pé-direito de 3.00 m, ou outro tipo de luminária que produza o mesmo efeito.
        2. Água potável / bebedouros
          1. Água potável, em condições higiênicas, fornecida por meio de copos individuais, ou bebedouros de jato inclinado e guarda-protetora, proibindo-se sua instalação em pias e lavatórios, e o uso de copos coletivos. Em todos os locais de trabalho deverá ser fornecida aos trabalhadores água potável, em condições higiênicas, sendo proibido o uso de recipientes coletivos
          2. Refeitório
            1. Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operários, é obrigatória a existência de refeitório,não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento. a) área de 1,00m² (um metro quadrado) por usuário, abrigando, de cada vez, 1/3 (um terço) do total de empregados por turno de trabalho, sendo este turno o que tem maior número de empregados; b) a circulação principal deverá ter a largura mínima de 75 cm, e a circulação entre bancos e banco/parede deverá ter a largura mínima de 55 cm. Ventilação e iluminação de acordo com as normas fixadas na legislação federal, estadual ou municipal. Mesas providas de tampo liso e de material impermeável, bancos ou cadeiras, mantidos permanentemente limpos Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 (trinta) até 300 (trezentos) empregados, embora não seja exigido o refeitório, deverão ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições.
            2. Alojamentos
              1. Alojamento é o local destinado ao repouso dos operários. A capacidade máxima de cada dormitório será de 100 (cem) operários.Serão permitidas o máximo de 2 (duas) camas na mesma vertical.Os alojamentos deverão ser localizados em áreas que permitam atender não só às exigências construtivas como também evitar o devassamento aos prédios vizinhos Os pisos dos alojamentos deverão ser impermeáveis, laváveis e de acabamento áspero. Deverão impedir a entrada de umidade e emanações no alojamento. Não deverão apresentar ressaltos e saliências, sendo o acabamento compatível com as condições mínimas de conforto térmico e higiene.
              2. Frentes de trabalho
                1. Nos estabelecimentos e frentes de trabalho com menos de 30 (trinta) trabalhadores deverão, a critério da autoridade competente, em matéria de Segurança e Medicina do Trabalho, ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para as refeições em local que atenda aos requisitos de limpeza, arejamento, iluminação e fornecimento de água potável. Aos trabalhadores rurais e aos ocupados em frentes de trabalho devem ser oferecidos dispositivos térmicos que atendam ao disposto neste item, em número suficiente para todos os usuários Os recipientes ou marmitas utilizados pelos trabalhadores deverão ser fornecidos pelas empresas, devendo atender às exigências de higiene e conservação e serem adequados aos equipamentos de aquecimento disponíveis
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Engenharia
                robson kuskowski
                Introdução a Engenharia
                ismael-airoso
                Mapa Conceitual - Engenharia - Empreendedorismo e Inovação
                Nathan Kaiser
                ENGENHARIA CIVIL
                Nayara Gil
                Planejamento e Engenharia
                Rodrigo Luiz
                Desenvolvimento da engenharia e seus materiais.
                luizmax10
                Engenharia Econômica
                Lucas Danilo
                Perícia na Engenharia Civil
                joaoneto alves
                Produto de TI para Empresa de Engenharia
                andreylopes
                Engenharia Mecânica na Indústria do Entretenimento
                ingridlopes
                Física moderna
                GoConqr suporte .