A população Brasileira

Description

Geografia Mind Map on A população Brasileira, created by Ísis Cunha on 30/06/2017.
Ísis Cunha
Mind Map by Ísis Cunha, updated more than 1 year ago
Ísis Cunha
Created by Ísis Cunha almost 7 years ago
20
0

Resource summary

A população Brasileira
  1. 1.PG:42. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do Brasil é de 190.732.694 habitantes. Esse elevado contingente populacional coloca o país entre os mais populosos do mundo. O Brasil ocupa hoje o quinto lugar dentre os mais populosos, superado somente pela China (1,3 bilhão), Índia (1,1 bilhão), Estados Unidos (314 milhões) e Indonésia (229 milhões).
    1. 2.PG:43-44. Podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses. Com a invasão dos europeus, boa parte dos grupos indígenas foi dizimada, de modo que várias de suas etnias foram erradicadas.
      1. 2.PG:43-44. Os negros africanos compõem o grupo dos povos que foram trazidos à força da África e que aqui foram escravizados, sustentando a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho.
        1. 2.PG:43-44.os povos europeus que vieram para o Brasil basicamente se formaram de populações portuguesas, além de grupos franceses, holandeses, italianos, espanhóis e outros, que configuraram a matriz étnica predominante no país, segundo vários estudos.
          1. 2.PG:43-44. Por miscigenação entende-se a mistura das diversas etnias, que deu origem a novas populações que resguardaram traços físicos e também culturais de ambas as suas matrizes.
          2. 3.PG:45. Até o início da década de 1930 o crescimento da população do Brasil contou com forte contribuição da imigração. A partir de 1934, com a adoção da "Lei de Cotas" que estabelecia limites à entrada de imigrantes, o aumento da população dependeu,principalmente,do crescimento vegetativo.
            1. 4.PG:47-48-49: Todas estas transformações econômicas foram acompanhadas, obviamente, por outras tantas transformações sociais,com o processo de industrialização e urbanização, o desenvolvimento do êxodo rural daquela mesma população outrora concentrada no campo, a qual, em busca de trabalho, chegou aos grandes centros urbanos,enfrentando um aumento significativo nos gastos,adiante dessa nova realidade,as pessoas tiveram que optar por um planejamento familiar,reduzindo o número de filhos

              Annotations:

              • Logo então a taxa de natalidade reduziu;e o processo de envelhecimento emergiu,causando assim a redução do crescimento da população
              1. As mulheres passaram a participar do mercado de trabalho,para ajudar na renda familiar
                1. 5.PG:50-51:A expressão Pirâmide Etária refere-se a um gráfico utilizado para identificar a população de um dado país ou região, agrupando os habitantes em faixas de idade e dividindo-os por sexo.

                  Annotations:

                  • ápice: O topo estreito da pirâmide etária brasileira indica o envelhecimento e a expectativa de vida
                  • Corpo: Largo da pirâmide brasileira indica o número de adultos no país
                  • Base:  A atual pirâmide etária brasileira apresenta uma base larga
                  1. 6.PG:52: Ao observarmos as representações,podemos concluir que,de uma para outra,a base da pirâmide está tornando cada vez mais estreita.Essa mudança demonstra que o número de jovens em nosso país tem diminuído.O corpo e a ápice estão ampliando,encaminhando para um processo chamado envelhecimento da população
                    1. 7.PG:53: As preocupações dos economistas com o envelhecimento giram em torno de falta de trabalhadores,crescimento econômico lento e sistema de previdência e assistência médica sob pressão;Muitos preveem que o envelhecimento vai pesar sobre as gerações mais jovens,obrigadas a bancar os sistemas de aposentadoria e saúde
                      1. 8.PG:56-57: A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. A população brasileira se estabelece de forma concentrada na região Sudeste, com cerca de 80.353.724 habitantes; onde havia um expressivo crescimento econômico
                        1. O Brasil é um país populoso,porém pouco povoado,a sua densidade é baixa comparada com a de outros países
                          1. A densidade demográfica é um conceito populacional referente à média do número de pessoas residentes por unidade de área em uma dada localidade e é geralmente medida na relação habitante por quilômetro quadrado.
                          2. 9.PG:58 A 60: Os mapas podem representar a distribuição da população de uma cidade,estado,país ou mundo;nos permitem visualizar as áreas de concentração humana,que apresenta densidades demográficas mais elevadas ou mais baixas
                            1. 10.PG:61: Durante o século XX ocorreram no Brasil fluxos migratórios inter-regional,essas migrações não alteram o número de habitantes em nosso território;mas elas interferem diretamente na distribuição especial da população pelo território
                              1. O forte processo de desenvolvimento econômico, movido sobretudo pela industrialização do período 1930-1980 do sudeste, em especial São Paulo, graças à acumulação cafeeira desde o século XIX e à políticas protecionistas e de substituição de importações que relativamente favoreceram a região.

                                Annotations:

                                • Outro fator que contribuiu para o aumento do fluxo migratório nordestino nesse período foi a construção de Brasília, no centro-oeste, que atraiu grandes grupos populacionais para trabalhar nas obras da então nova capital federal do Brasil.
                                1. Entre 1960-1970 nordestinos em direção ao Brasil Central. Formação da Zona Franca de Manaus e extrativismo mineral: nordestinos em direção à Amazônia. Projetos de colonização do Estado: nordestinos e agricultores sulistas em direção à Amazônia. Os governos militares incentivaram a colonização da região amazônica, tendo como fundamento a ocupação e proteção dos extremos do país.
                                  1. Na década de 1970 para a ocupação do Centro-Oeste refletiram em significativos movimentos migratórios e grandes empreendimentos agropecuários na região.Em 1980 residiam no Centro-Oeste aproximadamente 2.359.793 brasileiros naturais de outras regiões (aumento de 288% em relação ao ano de 1960). Os fluxos mais altos procedem do Sudeste e do Nordeste.
                                    1. 11.PG:62: Atualmente segundo o Ministério das Relações Exteriores,há cerca de 2,8 milhões de brasileiros residindo em diversos países do mundo,
                                      1. busca de melhores condições de vida, procura de emprego, fuga de uma área de desastre natural,baixos salários levam muitas pessoas a emigrar para os outros países
                                        1. 12.PG:63 A muitos estrangeiros vivendo no Brasil;esses imigrantes vêm por diversos motivos,como os conflitos políticos,étnicos ou religiosos etc.

                                          Annotations:

                                          •  Atualmente, o país conta com 1,5 milhão de imigrantes legalizados.
                                          1. Os Haitianos migraram pra o Brasil para melhores condições de vida, a migração aumentou depois do terremoto que devastou o país
                                            1. 13.PG:64: Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa. Essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego.
                                              1. A participação feminina no mercado de trabalho brasileiro está se tornando cada vez mais expressiva,nos últimos anos,uma significativa parcela ampliou sua formação educacional;Atualmente cerca de 39% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres.
                                                1. 14.PG:65: Países emergentes como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum.
                                                  1. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos. Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
                                                    1. 15.PG:66-67: A distribuição de renda no Brasil não é feita de forma igualitária,gerando desigualdades sociais no país,enquanto uma pequena parcela da população tem acesso á educação e assistência médica da melhor qualidade,moradias luxuosas,carros e outros bens materiais,muitos brasileiros vivem em condições precárias de pobreza.
                                                      1. 16.PG:68 Á 71: Quilombolas é uma designação comum aos escravos refugiados em quilombos, ou descendentes de escravos negros cujos antepassados no período da escravidão fugiram dos engenhos de cana-de-açúcar, fazendas e pequenas propriedades onde executavam diversos trabalhos braçais para formar pequenos vilarejos chamados de quilombos. Mais de duas mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988.[1]
                          3. 3.PG:45. O crescimento tornou-se acelerado,devido á diminuição das taxas de mortalidade.Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto,acesso á água encanada,campanhas de vacinação em massa,acesso a medicamentos básicos.
                            1. Entre 1940 a 1960 foi registrada a maior evolução das taxas de crescimento populacional, atingindo em 1960 a taxa de 2,9%
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            Períodos geológicos
                            Alessandra S.
                            Projeto Med 2015: História e Geografia
                            elisacoltro
                            O Clima - Geografia
                            GoConqr suporte .
                            Simulado Geografia
                            Marina Faria
                            Geografia do Brasil
                            JOISSE DE OLIVEIRA
                            Geografia - Mapa do Brasil
                            GoConqr suporte .
                            Blocos econômicos
                            Ighor Ferreira
                            CLIMA GEOGRAFIA
                            Alice Sousa
                            Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                            izabelamendeslop
                            Geografia- ENERGIA
                            jpedrohenriques
                            Geografia - Cartografia
                            Jessica Caroline de Macedo