Macroeconomia 8 - Modelo Mundell-Fleming-Dornbusch

Description

Master Macroeconomia Mind Map on Macroeconomia 8 - Modelo Mundell-Fleming-Dornbusch, created by glenerdourado on 14/09/2013.
glenerdourado
Mind Map by glenerdourado, updated more than 1 year ago
glenerdourado
Created by glenerdourado over 10 years ago
1025
1

Resource summary

Macroeconomia 8 - Modelo Mundell-Fleming-Dornbusch
  1. Objetivo
    1. estudar os impactos de políticas fiscais, monetárias e comerciais sobre o produto agregado e sobre a taxa de câmbio.
    2. Hipóteses
      1. Economia aberta

        Annotations:

        • Economia aberta: IS-LM-BP , incorporação do Balanço de                         Pagamentos;
        1. Preços rígidos;
          1. Uma só taxa de juros;
            1. - Uma só taxa de câmbio;
              1. Economia dividia em dois grandes mercados;

                Annotations:

                • - Economia dividia em dois grandes mercados: mercado de bens e                         serviços e mercado monetário;
                1. Economia pequena

                  Annotations:

                  • Economia pequena (decisões de uma economia que não                         interferem o mundo relevantemente);
                  1. Livre mobilidade de capitais

                    Annotations:

                    • - Livre mobilidade de capitais(relativa facilidade de movimentação                         de capitais entre países).
      2. 1. TAXA DE CÂMBIO
        1. Cotação do incerto
          1. R$/US$
        2. 2. REGIMES CAMBIAIS
          1. Câmbio Fixo

            Annotations:

            • • Câmbio Fixo: a taxa de câmbio é determinada pela autoridade monetária do país;
            1. Câmbio Flutuante/Flexível (oficial do Brasil desde 1999

              Annotations:

              • Câmbio Flutuante/Flexível (oficial do Brasil desde 1999): a taxa de câmbio é determinada pelas forças de mercado, isto é, pela demanda e pela oferta de moeda estrangeira;
              1. Flutuação Suja/”Dirty float”

                Annotations:

                •  Flutuação Suja/”Dirty float”: a taxa de câmbio é determinada pelo mercado, mas a autoridade monetária realiza intervenções no mercado cambial com o intuito de evitar movimentos drásticos na magnitude da taxa de câmbio;
                1. Bandas Cambiai

                  Annotations:

                  • Bandas Cambiais: a taxa de câmbio do país flutua dentro de limites superior e inferior determinados pela autoridade monetária. Caso a taxa de câmbio ultrapasse o limite superior da banda, a autoridade monetária deve vender moeda estrangeira de forma a fortalecer a moeda nacional (a abundância de moeda estrangeira a torna fraca e acaba fortalecendo a moeda nacional – operações ativas do balancete do BACEN) e reduzir a taxa de câmbio. Quando a taxa de câmbio rompe o limite inferior, a autoridade monetária compra moeda estrangeira para torná-la escassa e desvalorizar a moeda nacional (desvalorizando o câmbio).
                2. 3. O MERCADO DE BENS E SERVIÇOS E A CURVA ‘IS’
                  1. 4. MERCADO MONETÁRIO E A CURVA LM

                    Annotations:

                    •    O equilíbrio do mercado monetário consiste na igualdade entre a demanda e a oferta de moeda. Os mesmos dois fatores determinam a demanda por moeda: taxa de juros e renda. A oferta de moeda é, novamente, exógena e só depende dos objetivos de política econômica da autoridade monetária do país. Como resultado, nenhum dos dois componentes do mercado monetário é influenciado pela taxa de câmbio e a LM, no modelo Mundell-Fleming, fica vertical.   
                    1. VERTICAL -não é influenciada
                    2. 5. EQUILÍBRIO
                      1. 6. IMPACTOS DE POLÍTICAS ECONÔMICAS.
                        1. Câmbio flutuante
                          1. 6.1. Política Fiscal

                            Annotations:

                            •    6.1. Política Fiscal em um regime de câmbio flutuante. A Política fiscal é inoperante em um regime de câmbio flutuante, já que o produto é fixo GRAFICO (e,Y) COM LM (vertical) e IS* (\). EM UMA POLITICA FISCAL EXPANSIONISTA, A IS MOVE-SE PARA A DIREITA...SUBINDO A TAXA DE CAMBIO (valorização...lembrando que é a cotação do certo)E  DEIXANDO O PRODUTO FIXO ÝG, ÝY ÝL(r,Y), Ýr, Ýmoeda estrangeira (entrada de divisas, capitais), moeda domestica forte, câmbio valoriza, ßNX. ßY. – o ganho inicial de Y é compensado com a queda posterior, ou seja, renda/produto é fixo e há crowding-out.   
                            1. Inoperante
                              1. Crowding-out
                            2. 6.2. Política Monetária

                              Annotations:

                              •    6.2. Política Monetária em um regime de câmbio flutuante. A política monetária expansionista é eficaz em um regime de câmbio flutuante para uma economia pequena e com perfeita/livre mobilidade de capitais (Mundell-Fleming). O produto aumenta. GRAFICO (e,Y) LM VERTICAL E IS* (\), DESLOCANDO LM (já que é monetária) PARA A DIREITA. A TAXA DE CAMBIO CAI (DESVALORIZACAO) E O PRODUTO AUMENTA (Y) ÝMs (política comercial expansionista), ßr, ßmoeda estrangeira (fica forte por ficar escassa), moeda nacional fraca, câmbio desvaloriza (“e”, na cotação do certo), ÝNX, ÝY.   
                              1. Eficiente
                              2. 6.3. Política Comercial

                                Annotations:

                                •    6.3. Política Comercial em um regime de câmbio flutuante (CESPE). Política Comercial: é o controle das importações e exportações. Uma política comercial expansionista visa expandir as exportações liquidas (NX), portanto, existem duas maneiras de executar política comercial expansionista: estímulos às exportações (subsídios, desvalorização do câmbio, etc), desestímulo às importações (tarifas sobre produtos importados, restrição de importações) aumentando as exportações liquidas. Política comercial expansionista desloca IS* para a direita, já que o aumento nas exportações liquidas geram o aumento de Y (Y = C+I+G+X-M, Y = C+I+G+NX), posteriormente a pressão para que o câmbio valorize vai fazer com que o Y caia ou seja, política monetária expansionista é inoperante (política comercial é inócua quando o câmbio é flutuante). GRAFICO (e,Y) LM NA VERTICAL E IS* (\). IS DESLOCANDO-SE PARA A DIREITA ÝNX (aumento de subsídio), ÝY, ÝL(r,Y), Ýr, Ýmoeda estrangeira, moeda domestica forte, câmbio valoriza,  ßNX, ßY.   
                                1. Ineficeinte
                                2. Resumo da ópera: somente política monetária funciona quando o câmbio é flexível
                                3. Câmbio fixo
                                  1. 6.4. Política Fiscal

                                    Annotations:

                                    •    6.4. Política Fiscal em um regime de câmbio fixo. Com a reação da autoridade monetária o produto (Y) aumenta. Assim, a política fiscal em um regime de câmbio fixo é eficaz. GRAFICO DE (e,Y) LM NA VERTIVAL E IS (\). IS* DESLOCANDO-SE PARA A DIREITA. LM VAI TER QUE DESLOCAR PARA A DIREITA PQ O CAMBIO TEM QUE SER FIXO, O MESMO DO INICIO. AUMENTA ASSIM O PRODUTO (Y). ÝG, ÝY, ÝL(r,Y), Ýr, Ýmoeda estrangeira, moeda doméstica forte, câmbio valoriza, BACEN compra moeda estrangeira e joga moeda domestica na economia (operações ativas do BACEN), ÝMs, moeda domestica fraca, câmbio desvaloriza.   
                                    1. Eficeinte
                                    2. 6.5 Política Monetária

                                      Annotations:

                                      •    6.5 Política Monetária em um regime de câmbio fixo Não existe política monetária em um regime de câmbio fixo com livre mobilidade de capitais. GRAFICO DE (e,Y), LM VERTICAL e IS*(\). LM DESLOCA-SE PARA A DIREITA, MAS O CAMBIO VARIA PARA BAIXO. ENTAO DEVE-SE DESLOCAR LM DE NOVO PARA A ESQUERDA PARA COMPENSAR A TAXA DE JUROS. MOVIMENTO A de IDA (AUMENTA A QUANTIDADE DE MOEDA DESLOCANDO LM PARA A DIREITA) e B de VOLTA. ÝMs, ßr, ßmoeda estrangeira, moeda doméstica fraca, desvalorização cambial, BACEN vende moeda estrangeira e tira moeda domestica da economia, ßMs, moeda doméstica forte, câmbio valoriza. Tríade da impossibilidade de Mundell-Fleming Um país não consegue ter, simultaneamente, livre mobilidade de capitais, câmbio fixo e política monetária independente autônoma. A tríade da impossibilidade de Mundell-Fleming diz que um país só consegue ter dois dos três referidos elementos, por exemplo: caso o país tenha livre mobilidade de capitais e câmbio fixo, ele não terá política monetária.     
                                      1. Não existe política monetária em um regime de câmbio fixo com livre mobilidade de capitais
                                        1. Tríade da impossibilidade de Mundell-Fleming

                                          Annotations:

                                          • Um país não consegue ter, simultaneamente, livre mobilidade de capitais, câmbio fixo e política monetária independente autônoma. A tríade da impossibilidade de Mundell-Fleming diz que um país só consegue ter dois dos três referidos elementos, por exemplo: caso o país tenha livre mobilidade de capitais e câmbio fixo, ele não terá política monetária.
                                      2. 6.6. Política Comercial

                                        Annotations:

                                        •    6.6. Política Comercial em um regime de câmbio fixo. A política comercial é eficaz em um regime de câmbio fixo GRAFICO (e,Y) COM LM NA VERTICAL E IS* (\). IS VAI PARA A DIREITA, O CAMBIO TENDE A SUBIR ENTAO DESLOCA-SE LM PARA A DIREITA PARA MANTER O CAMBIO FIXO. O PRODUTO, ASSIM, AUMENTA. ÝNX, ÝY, ÝL(r,Y), Ýr, Ýmoeda estrangeira, moeda nacional forte, câmbio valoriza, BACEN compra moeda estrangeira e joga moeda nacional na economia, ÝMs, moeda nacional fraca (pq ficou abundante), câmbio desvaloriza. A IS se desloca para a direita por conta do aumento de exportações líquidas (NX). Já a LM se desloca com o aumento da oferta de moeda (Ms, money suply).   
                                        1. Efieiente
                                        2. Resumo da ópera: só política monetária é ineficaz em um regime de câmbio fixo em uma economia pequena com livre mobilidade de capitais, ou seja, política monetária é a única eficiente em câmbio flutuante e a única ineficiente em câmbio fixo.
                                      Show full summary Hide full summary

                                      Similar

                                      Macroeconomia - 1.2 - Agregados, Criação de moeda e Contas do Sistema
                                      glenerdourado
                                      Questões de 61 a 80 da avaliação de Macroeconomia
                                      Patrik Brill
                                      Macroeconomia
                                      Euler RA
                                      Macroeconomia - 1.1 Contas Nacionais e Balanço de Pagamento
                                      glenerdourado
                                      Macroeconomia - 2 - Principais modelos macroeconômicos: Modelo Keynesiano
                                      glenerdourado
                                      Questões de 81 a 87 da avaliação de Macroeconomia
                                      Patrik Brill
                                      Questões de 01 a 20 da avaliação de Macroeconomia
                                      Patrik Brill
                                      Questões de 41 a 60 da avaliação de Macroeconomia
                                      Patrik Brill
                                      Questões de 21 a 40 da avaliação de Macroeconomia
                                      Patrik Brill
                                      Regime de Metas da Inflação
                                      Euler RA