HUMANISMO

Description

Mind Map on HUMANISMO, created by Jéssica Santos on 16/10/2013.
Jéssica Santos
Mind Map by Jéssica Santos, updated more than 1 year ago
Jéssica Santos
Created by Jéssica Santos over 10 years ago
188
2

Resource summary

HUMANISMO
  1. UM MUNDO EM MUDANÇA
    1. O quadro de Domenico Di Michelino destaca a figura do poeta Dante Alighieri. Vai mais além: sugere que sua obra, A divina comédia, contém a explicação para a vida e a morte. Essa nova maneira de representar a importância do ser humano sinaliza o surgimento de uma nova mentalidade.
      1. O SURGIMENTO DA BURGUESIA
        1. Muitos camponeses, atraídos pelas promessas de prosperidade, transferiram-se para os brugos, onde começaram a trabalhar como pequenos mercadores. Surgia, assim, a burguesia.
      2. UMA CULTURA LEIGA
        1. Enriquecida com as atividades comerciais, a burguesia necessitava de uma formação cultural mais sólida, que a ajudasse a administrar a riqueza acumulada.
          1. O HUMANISMO: UM NOVO OLHAR PARA O MUNDO
            1. O Humanismo foi um movimento artístico e intelectual que surgiu na Itália no final da Idade Média (século XIV) e alcançou plena maturidade no Renascimento.
      3. O PROJETO LITERÁRIO DO HUMANISMO
        1. O Humanismo representa um momento de transição entre o mundo medieval e o moderno. Por esse motivo, o projeto literário humanista não tem características completamente definidas: o velho e o novo convivem, provocando uma tensão que se evidencia na produção artística e cultural.
          1. OS AGENTES DO DISCURSO
            1. O contexto de produção da literatura humanista é o mesmo do Trovadorismo: as cortes e os palácios. A função principal da literatura é promover a diversão é o prazer da aristocracia.
        2. • O HUMANISMO E O PÚBLICO
          1. O público das trovas e canções produzidas durante o Humanismo é essencialmente o mesmo das cantigas dos trovoadores: os nobres.
            1. LINGUAGEM: A IMPORTÂNCIA DAS METONÍMIAS
              1. Uma consequência dessa intenção humanista ficará evidente na seleção de imagens trabalhada em poemas da época. Partes do corpo humano - geralmente olhos e coração - são mencionadas nos poemas para ilustrar os efeitos do amor. Esse mesmo procedimento também é utilizado para mostrar como determinada parte do corpo feminino simboliza todas as qualidades da mulher louvada no poema.
            2. A PRODUÇÃO DO HUMANISMO EM PORTUGAL
              1. O ressurgimento da poesia, então separada da música, ocorre durante o reinado de D. Afonso V, no século XV, impulsionado pela renovação cultural promovida na corte protuguesa.
                1. FERNÃO LOPES: CRONISTA DOS REIS E DO POVO
                  1. A nomeação de Fernão Lopes como cronista-mor do reino, em 1434, é considerada o marco inicial do Humanismo português. Fernão Lopes distinguia-se demais cronistas pela importância que dava ao povo, tratado por ele como coadjuvante da história dos reis. Essa opção do cronista exemplifica o seu espírito humanista.
                    1. A POESIA PALACIANA
                      1. A poesia palaciana consistia em composições coletivas, produzidas para ser apresentadas no serões do Paço Real, diante da corte.
                2. • FORMAS DA POESIA PALACIANA
                  1. • A trova: composta de duas ou mais quadras de versos de sete sílabas e rimas ABAB; • O vilancete: composto de um mote seguido de voltas ou glosas de sete versos; • A cantiga: composta de um mote de quatro ou cinco versos e de uma glosa de oito ou dez versos; • A esparsa: composta de uma única estrofe de oito, nove ou dez versos de seis sílabas métricas.
                    1. O TEATRO DE GIL VICENTE
                      1. Na Idade Média, as peças de teatro eram todas de caráter religioso e costumavam ser apresentadas no pátio das igrejas e dos mosteiros.
                        1. • TEATRO, CRÍTICA E HUMOR
                          1. As peças de Gil Vicente têm caráter moralizante, ou seja, procuram tematizar os comportamentos condenáveis e enaltecer as virtudes.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Humanismo
              Isabella V. Silva
              Humanismo- Resumo
              Vinicius Rocha
              Humanismo
              Nathan Lima
              ROCOCÓ
              bineadriana
              Escolas Literárias
              Lucas Souza
              Humanismo
              Laryssa Valencise
              HUMANISMO
              Luana Schramm
              escolas literárias (1ª parte)
              Lu B
              Humanismo
              Leonardo Menegon
              Humanismo
              Neves07