Geografia do Amapá

Description

O estado apresneta dois padrões: As formações folestadas- com florestas densas de terra firme, floresta de Várzea, manguezais e Mata de Igapó. Formações Campestres: Cerrados e Campos de Várzea inundáveis ou aluvionais (lagos).
Jamille Luiza de Souza Nascimento
Mind Map by Jamille Luiza de Souza Nascimento , updated more than 1 year ago
Jamille Luiza de Souza Nascimento
Created by Jamille Luiza de Souza Nascimento over 6 years ago
98
1

Resource summary

Geografia do Amapá
  1. Apresenta duas formações principais:
    1. Formações Florestadas: Floresta de terra firme, floresta de Várzea, manguezais e matas de Igapó
      1. Floresta de terra firme: Ocupa 70% do Espaço Amapaense. Faz contato com o Cerrado em forma de transição ou, abruptamente, com a planície litorânea ao norte, e com ambientes flúvio-lacustres ao sul. Ocorrem tipologias neste ecoasistema como: floresta densa de baixos platôs e sub-mantana.
        1. Floresta de Várzea: Ambiente Florestal de alto porte em plantas trepadeiras e epífitas, segundo maior ambiente florestado do Estado, aqui se planta açaí, bacaba,. Ocorre em toda área fluvional (orla do Rio Amazonas) representa 4,8% do estado. Ocasião de movimentos das MARÉS.
          1. Manguezal: Ocupa 2% do Estado. Presença de bosques, vegetação com raízes aéreas, com solos halófilos (sal), ocorre na costa amapaense devido ao oceanos Atlântico, participa intensamente no aumento de produtividade primária dos mares e estuário, constituindo o berçário de espécies marinhas, crustáceos, aves,. Área de predominância: região norte, noreste e leste.
            1. Mata de Igapó: Regime de alagamento permanente ou pelo alto grau de encharcamento do solo. Conhecidas popularmente no estado como: Áreas de Ressaca
      2. Formações campestres: Cerrados e Campos de Várzea inundáveis ou aluvionais (Lagos)
        1. Cerrados: De natureza campestre e ocupa 6,5% do estado em uma faixa norte-sul. Está concentrada a plantação de soja, milho e eucalipto do Amapá
          1. Campos de Várzea: Ambiente influenciado pelo regime pluvional sazonal e de MARÉS Ciclicas, possui macrófitas aquáticas. Compõe o cenário de áreas deprimidas interligados por uma intensa rede de canais com inúmeros pequenos lagos temporários ou permanentes. maior ocorrência: Na região que vai do Rio Araguari até o Cabo Orange.
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Geografia - Mapa do Brasil
      GoConqr suporte .
      Região nordeste
      Táila Katrine
      Aspectos físicos do Japão
      Vitor Gomes
      Geografia - Mapa do Brasil
      Alice Sousa
      Domínios Morfoclimáticos Brasileiros
      Thiago Vale
      O que você sabe de Geografia do Brasil
      LAURENI VIANA SANTOS
      Caatinga
      Yuka Negumi
      Aspectos físicos da China
      Vitor Gomes
      Biomas brasileiros
      Righel Cardoso
      DETEMINANDO OS CLIMAS
      Gustavo Henrique7760
      Vegetação Mundial
      Jeo