Política Nacional de Humanização (PNH)

Description

Mapa Mental em Humaniza SUS, criado por Bruna RAPANOS em 12-09-2017.
Bruna RAPANOS
Mind Map by Bruna RAPANOS, updated more than 1 year ago
Bruna RAPANOS
Created by Bruna RAPANOS over 6 years ago
206
2

Resource summary

Política Nacional de Humanização (PNH)
  1. criado em 2003
    1.  Para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil  e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
    2. tem como propósitos:
      1. - Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização - Fortalecer iniciativas de humanização existentes - Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção - Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão - Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.
        1. Para isso, o HumanizaSUS trabalha com três macro-objetivos:
          1. Ampliar as ofertas da Política Nacional de Humanização aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários; - Incentivar a inserção da valorização dos trabalhadores do SUS na agenda dos gestores, dos conselhos de saúde e das organizações da sociedade civil; - Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições.
            1. Na prática, os resultados que a Política Nacional de Humanização busca são:
              1. - Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso; - Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; - Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; - Garantia dos direitos dos usuários; - Valorização do trabalho na saúde; - Gestão participativa nos serviços.
      2. tem como princípios:
        1. Transversalidade
          1. Transversalizar é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Juntos, esses saberes podem produzir saúde de forma mais corresponsável.
          2.  Indissociabilidade entre atenção e gestão
            1. As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde 
            2. Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos
              1. Qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades. Os usuários não são só pacientes, os trabalhadores não só cumprem ordens: as mudanças acontecem com o reconhecimento do papel de cada um.
            3. método
              1. O HumanizaSUS, aposta na INCLUSÃO de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho. A comunicação entre esses três atores do SUS provoca movimentos de perturbação e inquietação que a PNH considera o “motor” de mudanças e que também precisam ser incluídos como recursos para a produção de saúde.
              2. Diretrizes
                1. Acolhimento:Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. 
                  1. Gestão participativa e congestão: Congestão expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão - que se transforma também em espaço de realização de análise dos contextos, da política em geral e da saúde em particular, em lugar de formulação e de pactuação de tarefas e de aprendizado coletivo.    
                    1. Ambiência: Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas
                      1. Defesa dos direitos dos usuários: Os usuários de saúde possuem direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta.  
                      2. Formação e intervenção
                        1. Através de cursos e oficinas de formação/intervenção e a partir da discussão dos processos de trabalho, as diretrizes e dispositivos da PNH são vivenciados e reinventados no cotidiano dos serviços de saúde.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Driver's Exam
                        darrinmagnus
                        Formula for Physics IGCSE edexcel
                        amayagn
                        Biology Unit 1
                        anna.mat1997
                        Biology 1 Keeping Healthy Core GCSE
                        Chloe Roberts
                        2.1.4 Data Representation
                        Lavington ICT
                        CLASS DIFFERENCES IN ACHIEVEMENT
                        ashiana121
                        “The knower’s perspective is essential in the pursuit of knowledge.” To what extent do you agree with this statement?
                        Lucia Rocha Mejia
                        Present Simple/Past Simple Tenses
                        learning.buzz.in
                        Chemistry revision
                        Jordyn Niu
                        AQA GCSE Chemistry - C1
                        Izzy T
                        Hard hearing
                        Fatima Alkhateeb