MAX WEBER

Description

Mind Map on MAX WEBER, created by Marcia Sousa on 14/09/2014.
Marcia Sousa
Mind Map by Marcia Sousa, updated more than 1 year ago
Marcia Sousa
Created by Marcia Sousa over 9 years ago
123
5

Resource summary

MAX WEBER
  1. SOCIEDADE. EDUCAÇÃO E DESENCANTAMENTO
    1. "Para Weber a sociologia não apenas uma "coisa" exterior e coercitiva que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais"(p.55).
      1. "A sociedade para Weber não é aquilo que pesa sobre os indivíduos, mas aquilo que se veicula entre eles"(p.55).
        1. "O ponto de partida de toda sociologia weberiana reside no conceito de "ação social" e no postulado de que a sociologia é uma ciência "compreensiva"(p.60).
          1. " Weber recusa tratar os "fatos" sociais como se fossem "coisas". Para ele isso simplesmente não é possível, porque as "coisas" que eu vejo podem ser diferentes das "coisas" que você vê, embora vivamos na mesma sociedade na mesma época histórica"(p.60).
            1. "A realdade é concebida por Weber, então, como encontro entre os homens e os valores aos quais eles se vinculam e os quais articulam de modos distintos no plano subjetivo"(p.61).
              1. "A sociedade, para Weber, não é um bloco, é uma teia"(p.61).
                1. "Assim como Durkheim, Weber destaca o papel de desvendamento do real desempenhado pelo pensamento científico, que segundo ele faz aquilo que é evidente por convenção ser visto como um problema"(p.62).
                  1. "Para Weber, a ação social ocorre quando um indivíduo levo os outros em consideração no momento de tomar uma atitude,de praticar uma ação"(p.62).
                    1. "Weber dá especial atenção a dois aspectos: de uma lado a constituição de um direito racional, um dos pilares do processo de racionalização da vida, e de outro, a constituição de uma administração racional em moldes burocráticos"(p.76).
                      1. "No modelo ideal Weberiano a educação é, conforme o caso, socialmente dirigida a três tipos de finalidades: despertar o carisma, preparar o aluno para uma conduta de vida e transmitir conhecimento especializado"(p.78).
                        1. FONTE: RODRIGUES A.T.SOCIEDADE E EMANCIPAÇÃO. IN: RODRIGUES,A.T. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO.RIO DE JANEIRO, 2000. p.35,55. -------- FONTE: RODRIGUES,A.T.SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E DESENCATAMNETO. IN: RODRIGUES,A.T. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO.RIO DE JANEIRO, 2000. p.56,81.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Max Weber 1864 / 1920_1
    brunavieiraricar
    Karl Marx
    Victória Gama
    Teoria Geral da Administração
    ronicontabil33
    Max weber
    Johnny Henrique
    Max Weber (1864-1920)
    suellen lessa
    Roteiro de Estudos Sociofilosofia 2º Anos 3º Trimestre - EG
    Marcos Roberto Martinez
    Teoria da Burocracia
    Renan Pinheiro de Borba
    O que é política
    Samuel Gebing
    Ética Protestante (segundo Weber)
    Marina Blumer Grigull
    EDUCAÇÃO NA VISAO DA SOCIOLOGIA CLÁSSICA
    marcello costa
    Reflexão intermediária
    camandarina