Behaviorismo

Geysa Santos
Mind Map by Geysa Santos, updated more than 1 year ago More Less
Geysa Santos
Created by Geysa Santos over 5 years ago
168
1
0

Description

Mind Map on Behaviorismo, created by Geysa Santos on 09/15/2014.

Resource summary

Behaviorismo
1 O Behaviorismo é considerado uma das principais teorias da Psicologia do século XX.
2 O termo behavior significa comportamento, e projeto de uma psicologia, cujo objeto era o comportamento,foi originalmente elaborado por john watson.
2.1 Em 1913, John B. Watson (1878-1958) escreveu um manifesto que enfatizou o comportamento como objeto de estudo da psicologia e o interesse sobre o modo como o ser humano responde a diversas situações em um dado ambiente.
2.1.1 Para Watson, o método para detectar e analisar comportamentos observáveis deveria ser,unicamente, a observação e a experimentação (Método de qualquer ciência)
2.1.2 Psicologia como “ciência do comportamento"
2.1.2.1 Para Figueredo e Santi, Watson redefiniu a psicologia como "ciência do comportamento" e livrou-se do método da auto-observação para estudar o comportamento humano.
2.1.2.1.1 Posteriormente, Skinner (1981), utilizando procedimentos experimentais nas suas pesquisas sobre o comportamento, trouxe contribuições ao estudo das interações entre organismos vivos e seus ambientes.
2.1.2.1.1.1 Skinner procurou analisar as causas do comportamento, criticava a tendência na Psicologia de explicar o comportamento em termos de um agente inferior, sem dimensões físicas, chamado “mental” ou “psíquico”.
3 Termos como Comportamentalismo e Comportamentismo são encontrados na literatura para denominar esta tendência.
4 O Behaviorismo de Skinner ficou conhecido como Behaviorismo Radical. Esta designação foi feita pelo próprio Skinner para se referir à filosofia da análise experimental do comportamento.
5 O Behaviorismo formula importantes conceitos para compreensão das nossas interações com o ambiente, como o comportamento operante.
5.1 Comportamento operante
5.1.1 abrange as atividades humanas. Descreve a ação do organismo sobre o meio do qual emergem as consequências do comportamento.
5.1.1.1 No condicionamento operante fortalecemos um operante, no sentido de tornar a resposta mais provável ou, de fato mais frequente.
5.2 Comportamento respondente ou reflexo
5.2.1 abrange os comportamentos não voluntários. Para Bock, Furtado e Teixeira (2008), os comportamentos respondentes são interações estímulo-resposta incondicionadas.
5.3 Gestalt
5.3.1 A Teoria da Gestalt nasceu na Europa e postulava a necessidade de compreensão do ser humano como uma totalidade, aceitava o valor da consciência e criticava a tentativa de analisá-la em elementos, como também fazia oposição às tendências psicológicas do século XIX que fragmentavam as ações humanas.
5.3.2 A palavra alemã Gestalt causou dificuldades na compreensão do movimento porque não tem um equivalente exato em outras línguas
6 Os conceitos do Behaviorismo têm aplicação na educação, clínicas psicológicas, treinamento nas empresas, publicidade, entre outros.
7 Psicanálise
7.1 A Teoria Psicanalítica, concebida por Sigmund Freud, representou um grande avanço na teoria social e nas ciências humanas ao abrir um caminho para uma diferente orientação no mundo e na ciência.
7.1.1 Para Freud, a psicanálise, como um importante campo de saber, reivindicou o seu estatuto de ciências naturais, ou seja, sujeita à metodologia rigorosa, domínio de fenômenos físicos e ou naturais e, também, reivindicou um lugar nas ciências humanas pela sua dimensão interpretativa de um tipo de fenômeno psíquico que é o inconsciente.
7.2 A psicanalise constitui a teoria sobre o funcionamento da vida psiquica,um metodo de investigação e pesquisa de natureza interpretativa e de tratamento
7.3 A regra fundamental da psicanálise
7.3.1 A ausência de inibição, o intercâmbio de palavras e, particularmente, a liberdade para escolher o que falar, constituiu a regra fundamental da psicanalise.
7.4 A histeria
7.4.1 Nos estudos sobre a histeria,Freud esclarece que, embora a pessoa não lembrasse, havia um nexo causal entre o fator desencadeante que tinha sido reprimido e afastado da consciência e os sintomas que causavam sofrimento
8 O inconsciente
8.1 O conceito de inconsciente (Ics) é fundamental para a teoria psicanalítica, surgiu da experiência de tratamento de mulheres e homens.
8.1.1 Freud (1912) analisa que o inconsciente é um sistema que possui conteúdos, mecanismos e uma energia especifica.
Show full summary Hide full summary

Similar

Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Behaviorismo, Análise do Comportamento e Educação
João Silva
Skinner: Behaviorismo Radical
Karoline Teixeira
MAPA MENTAL BEHAVIORISMO
lukinhas_sad
Behaviorismo - Skinner
Samanta Godoy
Teoria da Comunicação
Manoela Setta
Teoria de Skinner
Nathalia Bittencourt
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Amanda p
Resolução CFP 007/2003
Roberto Calmon
Modelo causal de Seleção por consequencia
Jubs.F
BEHAVIORISMO
Clara Daiany