Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)

Fernanda Souza
Mind Map by Fernanda Souza, updated more than 1 year ago
Fernanda Souza
Created by Fernanda Souza almost 4 years ago
1
0

Description

Mind Map on Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), created by Fernanda Souza on 03/26/2018.

Resource summary

Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)
  1. O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) é o mais antigo dos sistemas de informação em saúde de abrangência nacional em funcionamento no Brasil. A base de informações do SIM é a Declaração de Óbito (DO), que possui um modelo padronizado para todo o país. Este modelo é o mesmo tanto para óbitos em geral quanto para óbitos fetais.
    1. Todo o processo de coleta, consolidação e divulgação dos dados de nascimento e óbito era de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através dos registros civis em cartórios. O envolvimento dos setores governamentais da saúde, em especial do Ministério da Saúde, com tal processo era, assim, praticamente inexistente.
    2. Criou-se, desse modo, o SIM, Sistema de Informações sobre Mortalidade, cuja grande contribuição, naquele momento, era a implantação de um modelo único de atestado de óbito no país.
      1. Hoje, o nosso grande desafio é a redução de causas mal definidas. (...) Você tem, no Nordeste, lugares com uma proporção em torno de 20 a 30% de mal definidas (gestor estadual)
        1. PONTOS FORTES E FRACOS DO SIM O aumento da cobertura; A melhoria da qualidade da informação; A visibilidade do sistema como canal importante de produção de informações em saúde;
          1. Pontos negativos A qualidade ruim da declaração da causa da morte preenchida pelos médicos. A escassez de recursos nos estados e municípios para o desenvolvimento do sistema. A falta de qualificação e capacitação permanentes de profissionais para operar o sistema.
        2. As informações sobre mortalidade na perspectiva da territorialização e do geoprocessamento têm sido empregadas recentemente em alguns municípios e colocam desafios ao governo no sentido da construção de indicadores capazes de mensurar realidades locais específicas. Problemas na qualidade da informação têm impacto direto nos cálculos da mortalidade, principalmente materna e infantil.
          1. O acesso ao banco de dados pela internet e a possibilidade de o próprio usuário fazer as tabulações que julgar necessárias, sem a necessidade de grandes recursos tecnológicos, foram osmaiores ganhos que a introdução desses softwares permitiu. Além da democratização de informações, esses aplicativos permitiram avanços na retroalimentação do sistema.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Timeline of World War One
          amayagn
          Types of Subordinate Clause & Verb Tense
          (umbr)ella
          Physics Circuits
          Jaimie Clayton
          Sociology - Crime and Deviance - Feminists
          josaul1996
          Haemoglobin
          Elena Cade
          Astronomy Practice Quiz
          cbruner
          Regular and Irregular Verbs - Preterite Tense
          Tomja07
          ASIENTOS DE AJUSTE FINAL Y PREPARACION DE ESTADOS FINANCIEROS
          Majo Herrera
          Macbeth Essay Notes
          Mel M
          Examen II Salesforce Developer
          Youssef Ahmani
          Exchange surfaces and breathing
          Olivia Baker