Brasil Republicano

Description

Mind Map on Brasil Republicano, created by Neto$ciamarelli Sciamarelli on 06/05/2018.
Neto$ciamarelli Sciamarelli
Mind Map by Neto$ciamarelli Sciamarelli, updated more than 1 year ago
Neto$ciamarelli Sciamarelli
Created by Neto$ciamarelli Sciamarelli almost 6 years ago
12
0

Resource summary

Brasil Republicano
  1. A republica do Brasil foi proclamada através de um golpe militar em 15 de novembro de 1889
    1. A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
      1. Sua principal causa foi Pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata. O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico.
      2. O início do período republicado da História do Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O Rio de Janeiro não escapou desta situação. No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro. O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
        1. O povo não queria aceitar pois as mesmas pessoas que estavam dando as vacinas eram as mesmas que tinham expulsado elas de seus lares quando aconteceu a reforma urbano no Rio de Janeiro
        2. O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordava com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia. Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período.
          1. A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
            1. Com a queda nas exportações de algodão, açúcar e cacau, os fazendeiros sentiram a grande oportunidade de obterem altos lucros com o “ouro negro”. Passaram a investir mais e ampliaram os cafezais. Na segunda metade do século XIX, o café tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, sendo também muito consumido no mercado interno. Os fazendeiros, principalmente paulistas, fizeram fortuna com o comércio do produto
              1. No início do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc.). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.
              2. Imagem da proclamação da republica

                Media attachments

                Show full summary Hide full summary

                Similar

                C1 - Formulae to learn
                Tech Wilkinson
                OCR AS Biology - Enzymes
                Chris Osmundse
                A-Level Economics: Supply and Demand
                cian.buckley+1
                Cells, Tissues and Organs
                yusanr98
                Revolutions and Turmoil: Russia 1905-1917
                Emily Faul
                GCSE AQA Biology 2 DNA & Cell Division
                Lilac Potato
                PSBD TEST # 3_1
                yog thapa
                Continents & Oceans
                Thomas Yoachim
                Introduction to the Atom
                Derek Cumberbatch
                3.1 Keywords - Marketing
                Mr_Lambert_Hungerhil
                OP doplnovaci otazky II.
                Helen Phamova