sistema imunológico

Description

Mind Map on sistema imunológico, created by Haellon Marcio on 22/11/2018.
Haellon Marcio
Mind Map by Haellon Marcio, updated more than 1 year ago
Haellon Marcio
Created by Haellon Marcio over 5 years ago
3
0

Resource summary

sistema imunológico
  1. É formado no nosso organismo por tecidos ,células e moléculas que em conjunto estabelecem a resposta imunológica.
    1. Mecanismos de defesa do organismo,são divididos em dois grupos;
      1. Imunidade inata conhecida como imunidade natural,é a primeira linha de defesa do nosso organismo.É a primeira a ser acionada quando o corpo sofre algum tipo de infecção.
        1. Imunidade adaptativa,atua quando o sistema inato não apresenta resposta satisfatória.Os componentes da imunidade adaptativa são: linfócitos t, linfócitos B ,eles produzem os anticorpos.
          1. Uma característica comum da inata é adquirir o fato de ambas serem capazes de distinguir as moléculas estranhas,isto é conhecida como tolerãncia imunológica o qual evita o sistema imune uma resposta ao próprio corpo.
            1. Falhas nesse sistema,causa as doenças autoimunes(lupos e artrite reumatoide).Elas podem se diferenciar em dois tipos:a imunidade celular e a imunidade humoral.
              1. A imunidade celular, consiste na ativação de macrófagos por meio de linfócitos T auxiliares para eliminar microrganismo fagocitados. Pode também se referir à ativação de linfócitos T citotóxicos para eliminar as células infectadas em conjunto com os reservatórios da infecção.É um mecanismo eficiente para eliminar_se organismos intracelulares,os antígenos.
                1. Resposta imune humoral é formada principalmente pelos anticorpos,que são proteinas produzidas pelo linfócitos B.
                  1. Linfócitos: consistem em distintos grupos de células que se diferem na forma como atuam durante uma resposta imunológica. Os linfócitos podem ainda serem divididos em dois tipos principais : Linfócitos T HELPER (ou auxiliar)e linfócitos T citotóxicos (ou citolíticos).
                    1. OS linfócitos T Helper apresentam em sua membrana um conjunto de proteinas que foi denominado pelos cientistas como moleculas CD4. Os linfócitos T citotóxicos apresentam em sua membrana o conjunto de proteinas denominado CD8 .Linfócito T CD4 (HELPER)_ Tem por função a ativação de resposta imunes humorais e celulares. Linfócitos T CD8 (Citotóxicos)_ tem por função a destruição de celulas infectadas com o vírus ou de celulas tumorais.
                      1. Tecidos do sistema imune;
                        1. Existem basicamente,dois grupos de órgãos linfóides: os órgãos linfoides primários, também chamados de geradores,onde ocorre a produção ou maturação das celulas do sistema imune (Timo e medula óssea);e os órgãos linfoides secundários,onde ocorre início das respostas imunes(linfonodos,baço,apendice,placas de Peyer etc)
                          1. A hematopoese é o processo pelo qual todas as celulas do sangue e,portanto,do sistema imunológico,são geradas.Esse fenomeno ocorre na medula óssea caracterizando este tecido com um órgão linfóide primário. Linfocitos T e B se originam da medula óssea
                            1. Os linfocitos T,após serem formados na medula migram para outro órgão linfoide primario. Após passarem pelo Timo,os linfocitos T estão aptos a responderem bem aos mas diversos antígenos.
                              1. Órgaõs linfoides secundarios_onde as celulas do sistema imune adptativo serão ativadas.Todos os antígenos que entram no nosso corpo de alguma forma serão drenados para um órgão linfoide secundário para que as celulas do sistema imune adquirido possam reconhecer los e, então,iniciarem a resposta.
                                1. Os linfoides secundarios são os linfonodos, que se encontram por todo o corpo.
                                  1. Antígenos que entrarem em nosso corpo através dos tecidos irão cair na corrente linfática e serão drenados para os linfonodos.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Imunologia prova 01
    Maria Carvalho
    Simulado - Sistema Imunológico
    Inácio Costa Neto
    Órgãos Linfoides
    Alaine Oliveira
    SARS-COV-2
    Maila Moreira
    Relação entre as vacinas e o sistema imunológico
    Giovanna Almeida
    Sistema imunológico
    Gustavo V Freire
    AULA 06 PARTE 01 PLANTAS MEDICINAIS
    KARINA FREITAS
    SISTEMA IMUNOLÓGICO 3
    Julia Aires
    SISTEMA IMUNOLÓGICO 2
    Julia Aires
    Doenças autoimunes
    Heraldo Maia
    NSI Test First day
    Adedipe Odunayom