BIOMAS DO BRASIL

Description

Mind Map on BIOMAS DO BRASIL, created by Danilo Ferraz on 20/11/2014.
Danilo Ferraz
Mind Map by Danilo Ferraz, updated more than 1 year ago
Danilo Ferraz
Created by Danilo Ferraz over 9 years ago
42
2

Resource summary

BIOMAS DO BRASIL
  1. Mangue
    1. Raízes aéreas (Pneumatófitos, raízes respiratórias), pois o solo é pobre em oxigênio. Presença de rizóforos (ramos arqueados do caule até o solo, ondem podem originar raízes),células com soluções vacuolares muito concentradas, que proporcionam absorção de água por osmose pelas raízes.
    2. Mata Atlântica
      1. Neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.
      2. Pantanal
        1. Este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
        2. Cerrado
          1. Este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.
          2. Caatinga
            1. Presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
            2. Mata dos Cocais
              1. Presente na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.
              2. Mata dos pinhais
                1. Também conhecida como Mata de Araucárias. Presente no sul do Brasil, caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical
                2. Floresta Amazônica
                  1. É considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.
                  2. Campos
                    1. Presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Biomas Brasileiros
                    brenda ventura
                    Biomas do Brasil
                    DANIEL VITAL
                    Biomas do Brasil
                    Andréa Silva
                    GCSE Maths Quiz
                    Andrea Leyden
                    English Language Terms
                    ekimlauretta
                    Maths Revision
                    Asmaa Ali
                    An Inspector Calls: Eric Birling
                    Rattan Bhorjee
                    PSBD TEST # 3_1_1
                    yog thapa
                    Using GoConqr to teach science
                    Sarah Egan
                    Using GoConqr to study History
                    Sarah Egan
                    Tips for Succeeding on the Day of the Exam
                    Jonathan Moore