O mundo Urbano

Description

Parte 1
João Frigeri
Mind Map by João Frigeri, updated more than 1 year ago
João Frigeri
Created by João Frigeri over 4 years ago
37
0

Resource summary

O mundo Urbano
  1. Processo de Urbanização
    1. Cada vez mais as cidades apresentam-se como o centro da organização da sociedade e da economia no mundo contemporâneo. Alguns poucos centros urbanos concentram interesses corporativos e neles se efetivam as diretrizes do espaço econômico global. Da evolução da ideia de cidade, ao longo do tempo, derivaram diversos conceitos fundamentais à sociedade contemporânea.
      1. A noção grega de polis deu origem ao termo política, do termo em latim civis, que designa cidade, provêm as palavras cidadão, cidadania e civilização. Igualmente veio do latim a palavra urbano, cujo significado transformou-se ao longo do tempo, originalmente, urbanum designiava o arado, que, por derivação de sentido, passou a designar a povoação, ou seja, a ocupação do espaço demarcada pelo traçado do arado (puxado por bois que, para essa cultura, eram animais sagrados), delimitando o território do povo romano.
      2. O mundo urbano atual
        1. O mundo urbano da atualidade origina-se do processo de industrialização de meados do século XVIII (18). Antes do aparecimento e da difusão das fábricas, que se concentraram inicialmente em grandes cidades europeias, prevalecia ainda o modelo da cidade medieval, ou seja, poucos núcleos urbanos que sediavam o poder político ou eram importantes mercados.
          1. Com o processo de de industrialização, o campo, geralmente independente e autossuficiente, subordinou sua produção às necessidades da economia industrial e urbana. Hoje, as grande cidades enfrentam sérios problemas. Enquanto o mundo se urbaniza, os desafios de formulação de políticas públicas sustentáveis serão cada vez maiores, particularmente nas cidades dos países em desenvolvimento, onde o ritimo da urbanização é mais rápido.
          2. Em 2025, entre as dez cidades mais populosas do mundo, somente Tóquio e Nova York se localizarão em países desenvolvidos. Isso significa que o crescimento das maiores cidades do mundo está acontecendo nos países em desenvolvimento, onde acompanhar esse crescimento requer grandes investimentos, nem sempre disponíveis.

          Media attachments

          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Períodos geológicos
          Alessandra S.
          Projeto Med 2015: História e Geografia
          elisacoltro
          O Clima - Geografia
          GoConqr suporte .
          Simulado Geografia
          Marina Faria
          Geografia do Brasil
          JOISSE DE OLIVEIRA
          Geografia - Mapa do Brasil
          GoConqr suporte .
          Blocos econômicos
          Ighor Ferreira
          CLIMA GEOGRAFIA
          Alice Sousa
          Revolução Industrial século XVIIl e XIX
          izabelamendeslop
          Geografia- ENERGIA
          jpedrohenriques
          Geografia - Cartografia
          Jessica Caroline de Macedo