Sub-regiões Nordestinas

Description

Sub regiões geográficas do Nordeste
Katarina Dantas
Mind Map by Katarina Dantas, updated more than 1 year ago
Katarina Dantas
Created by Katarina Dantas over 4 years ago
21
0

Resource summary

Sub-regiões Nordestinas

Annotations:

  • A região Nordeste é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em seu território há uma grande diferenciação de características físicas, refletindo diretamente nas atividades econômicas e sociais da população.  A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
  1. O meio-norte

    Annotations:

    • O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste. As atividades econômicas de maior destaque são o extrativismo vegetal, praticado na mata de cocais remanescente, a pecuária extensiva e o cultivo do arroz e do algodão.
    1. O Sertão

      Annotations:

      • O sertão é uma extensa área de clima semiárido, que compreende o centro da região Nordeste, está presente em quase todos os estados da região. As chuvas são escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga. A bacia do rio São Francisco é a maior da região e a única fonte de água perene para as populações que habitam suas margens, é aproveitado para irrigação e também é fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA). As maiores concentrações humanas estão nos vales dos rios Cariri e São Francisco. A pecuária é a principal atividade econômica, ao lado do cultivo irrigado de frutas e flores.
      1. O Agreste

        Annotations:

        • O agreste é a área de transição entre a zona da mata, úmida e cheia de brejos, e o sertão semiárido. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.
        1. A Zona da Mata

          Annotations:

          • A zona da mata compreende uma faixa litorânea de até 200 quilômetros de largura que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. É a sub-região mais urbanizada e populosa. O clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas. A vegetação natural é a mata Atlântica, praticamente extinta e substituída por cana de açúcar. Além da cana, do cacau, do fumo e da lavoura de subsistência, destaca-se também a produção de sal marinho, principalmente no Rio Grande do Norte.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Projeto Med 2015: História e Geografia
          elisacoltro
          Simulado Geografia
          Marina Faria
          O Clima - Geografia
          GoConqr suporte .
          Geografia do Brasil
          JOISSE DE OLIVEIRA
          Geografia - Mapa do Brasil
          GoConqr suporte .
          Blocos econômicos
          Ighor Ferreira
          CLIMA GEOGRAFIA
          Alice Sousa
          Revolução Industrial século XVIIl e XIX
          izabelamendeslop
          Geografia- ENERGIA
          jpedrohenriques
          Geografia - Cartografia
          Jessica Caroline de Macedo
          Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
          Catarina Troiano