Fitoterápicos

MindmapSI
Mind Map by , created over 4 years ago

Mindmap estudos

9
1
0
Tags
MindmapSI
Created by MindmapSI over 4 years ago
Macromolecules
sealescience
Calculus I
GraceEChem
Key Biology Definitions/Terms
jane zulu
The Rise of the Nazis
shann.w
GCSE revision (Sustainability)
T Andrews
Biodiversidade
MindmapSI
OBESIDADE
KARINE OLIVEIRA
OBESIDADE
Wilker Dutra
ART NOUVEAU
Britknee52
CHEMISTRY C1 6
x_clairey_x
Fitoterápicos

Annotations:

  • Fito - Planta / Terápico - tratamento
  •  É o medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de qualidade. Sua eficácia e segurança são validadas por meio de levantamentos etnofarmacológicos de utilização, documentações técnico-científicas em publicações ou ensaios clínicos fase 3. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas,de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais (ANVISA, RDC nº 48, de 16 de março de 2004). 
1 Função
1.1 Auxilia a saúde: Combate doenças, utilização de plantas medicinais - estimula as defesas naturais
2 Preparo
2.1 Conhecimento do processo de coleta
2.2 Estabilização
2.3 Secagem
3 Utilização
3.1 Doses e horários definidos
4 Efeitos colaterais
4.1 Previsíveis
4.1.1 Alergias e etc...
4.2 Imprevisíveis
4.2.1 ADVERSOS
4.2.1.1 MAIS Perigosos
4.2.1.1.1 Automedicação

Annotations:

  • Às vezes se desconhece os principios ativos contidos na planta. Essa quantidade varia: Idade da planta, solo, época de colheita.
4.2.1.1.2 Fitocomplexo

Annotations:

  • Qdo os princípios ativos não são isolados, eles coexistem com uma série de outras substâncias presentes na planta e apenas uma parte é utilizada para formulação de medicamentos.
  • Fitocomplexo.   É um conceito-chave que indica o conjunto de substâncias existentes na planta, na proporção em que nela naturalmente se encontram, que têm ação farmacológica apenas se agindo em conjunto.   Cada substância do Fitocomplexo atua diretamente, como princípio ativo, ou indiretamente, como substância coadjuvante (sinergismo de ação).    O fato de se partir da hipótese de que determinada planta age por meio de Fitocomplexos não descarta a necessidade de sua avaliação química, por exemplo por meio da cromatografia, já que isso permite obter valiosas informações e até mesmo identificá-los.   Casos como o do Hypericum perforatum, do qual ainda não se conseguiu identificar sequer um único princípio ativo isoladamente atuante mas que é eficaz ao se usar o todo da planta, corroboram a idéia da ação por meio de complexos.
5 VANTAGENS
5.1 Vários compostos com efeitos similares
5.2 Tem menor risco de e. colaterais
5.3 Menores custos de pesquisa

Media attachments