Estados Unidos da América

Description

Geografia Mind Map on Estados Unidos da América, created by kl.a.b on 02/03/2015.
kl.a.b
Mind Map by kl.a.b, updated more than 1 year ago
kl.a.b
Created by kl.a.b about 9 years ago
164
4

Resource summary

Estados Unidos da América

Annotations:

  •                  Introdução Os Estados Unidos representam a grande força política, econômica, militar e cultural da atualidade.
  1. As treze colônias inglesas Am. N.

    Annotations:

    •               Indepedência A Independência ocorreu em 1776.
    • No final do século XVI, os ingleses se fixaram entre os montes Apalaches e a costa Atlântica da Am. N, formando as trezes colônias.
    1. Divisão

      Annotations:

      •           As Colônias do Norte Também chamadas de Nova Inglaterra tinham clima temperado, o que os impediu de implantar  lavouras tropicais. e também não existiam jazidas de ouro e nem de prata. Nesses locais desenvolveram a agropecuária e a manufatura, que atendia as necessidades do mercado interno. Com isso, a colonização de povoamento acabou por atender às necessidades da própria região, que alcançou certa autonomia econômica em relação a Inglaterra, podendo negociar os excedentes de produção com outras regiões. As colônias que pertenciam ao norte: Massachusetts, Connecticut, Rhode Island e New Hampshire. Eles voltaram-se para a pesca e posterior  para a exploração da madeira.
      •        As Colônias do Sul (colonização de exploração) O clima permitiu a plantio de culturas como o algodão e o tabaco para abastecer o mercado europeu. O modelo adotado foi a colonização de exploração. Sistema de plantation e de grande dependência, pois a maioria dos produtos destinavam-se a abastecer o mercado inglês. As colônias do Sul; Víginia, Maryland, Carolina do Norte e do Sul e a Georgia. Desenvolveram as grandes plantações de tabaco, arroz, anil e algodão. Utilizavm-se da mao de obra escrava.
      • A colonias do Centro : Nova Jersey, Pensilvânia, Delaware e Nova York. Na região centro, além  da navegação, pecuária, comércio de peles ,eles desenvolveram-se as culturas de trigo, cevada e centeio.
      1. Autonomia

        Annotations:

        • Cada colônia gozava de autonomia econômica em relação as outras
        1. Comércio Externo

          Annotations:

          • Cada colônia enviava sua matéria prima para a Inglaterra que estava em plena revolução industrial. Em troca, recebiam produtos manufaturados.
          1. campo militar

            Annotations:

            • Altamente dependente da Inglaterra. defendiam as colônias dos franceses, espanhóis e indígenas.
          2. A Expansão Territorial para Oeste

            Annotations:

            • Apoś a indepência dos Estados Unidos, o governo partiu para a expansão territorial que resultou na atual configuração.
            •                      Período Ocorreu entre 1776 e o fim do século XIX.
            1. Destino Manisfesto

              Annotations:

              • Os políticos e a imprensa justificavam a expansão recorrendo à chamada doutrina do Destino Manifesto.
              • O povo norte-americano fora predestinado por Deus para levar seus valores a territórios sob o poder de outros Estados ou dos "peles vermelhas".
              1. Áreas incorporadas

                Annotations:

                •                     Compra Flórida, Louisiana, e Oregon que pertenciam respectivamente à Espanha, França e Inglaterra. Esses governos venderam suas terras para os EUA na primeira metade do século XIX. Em 1867, os EUA compraram o Alasca da Rússia.
                •                  Anexações As terras do sul foram , em suas maior parte, adquiridas a partir de guerras e anexações forçadas. Quase a metade do antigo território do méxico foi anexada ao EUA.
                1. Os imigrantes

                  Annotations:

                  •      Ato de Propriedade Rural Os imigrantes tiveram papel importante na expansão territorial. O governo garantia aos imigrantes a posse definitiva de 160 acres de terras conquistadas, caso as cultivassem ou criassem gado por 5 anos. Esse ato figura-se na Lei de Lincoln ou Homestead Act.
                  • A primeira leva veio entre 1840 e 1860 e outra entre 1880 e 1890. Elas trouxeram quase 30 milhões de colonos para a América
                  1. Lei Noroeste (1787)

                    Annotations:

                    • o futuro consolidar o futuro expansionista, ao estabelecer que as terras ocupadas que atingissem 60 mil habitantes formariam um novo território que seria incorporado à união como Estado.
                    1. George Washington

                      Annotations:

                      • Passou a incentivar a ocupação das terras que estava na faixa oeste do país. Ofereceu terras a preços baixos aos imigrantes.
                      1. Corrida do Ouro

                        Annotations:

                        • Descoberta de ouro na Califórnia em 1848.
                        1. Construção de ferrovias

                          Annotations:

                          • Permitiu o escoamento das produções do Oeste para o Leste, mais rico, em fase de urbanização e industrialização. Em 1869, foi concluída a primeira ferrovia transcontinental da América, ligando o Atlântico ao Pacífico.
                          • Após a guerra civil, os dois extremos começaram a ser interligados por gigantesco malha ferroviária, que alcançou em 1880 quase 150 mil Km.
                          1. Favoreceu

                            Annotations:

                            • A aquisição de recursos minerais como petróleo, ouro  e cobre. A ampliação da área de agro-pecuária.
                            1. ética protestante

                              Annotations:

                              • Os protestante viam o lucro e as riquezas como consequências de uma escolha divina e do trabalho, e não como pecado. Essa ética foi um importante fator cultural que justificou a expansão territorial norte-americana.
                              1. Doutrina Monroe

                                Annotations:

                                • Essa doutrina criada em 1823, pelo presidente dos EUA James Monroe, baseava-se no princípio " América para os americanos. outro objetivo era dar suporte ideológico ao expansionismo territorial dos EUA em direção ao Oeste, onde através da compra, guerras, adquiriu terras pertencentes à Rússia, Fr, Ing, Esp e Méx.
                                •                         Europa Restauração do absolutismo monárquico, por meio da Santa Aliança.
                                •              Corolário Roosevelt Afirmava o direito norte-americano de intervir nos negócios dos países latino-americanos.
                                1. Formas de Aqsç terras

                                  Annotations:

                                  •        Compra de territórios 1) Louisiana, em 1803, foi o primeiro episódio de expansão. O porto de New Orleans que ficava em sua foz era indispensável para a economia norte-americana. Comprou da França debilitada pelas guerras napoleônicas na Europa. 2) Flórida - Durante a Guerra anglo-americana, os espanhóis apoiaram os ingleses, o que favoreceu a invasão nort-americana  na Florida. Após tratado, os EUA comprou o território da Espanha. 3) Oregon - Após acordo entre os britânicos e os norte-americanos, Oregon passou a ser domínio dos EUA. 4) Gadsden Os EUA comprou esse território dos mexicanos.
                                  •                       Guerras 1) Guerra Anglo-Americana: em 1812, os EUA iniciaram uma guerra contra a Inglaterra, devido ao desentendimento gerado entre o conflito Inglaterra e França, no qual os EUA declararam neutralidade. Dois fatores motivaram: o interesses dos grupos expansionistas americanos em tomar canadá e os ataques britânicos a navios dos EUA que tentavam romper o bloqueio naval britânico imposto à frança. Findou-se com o Tratado de Ghent (1814), restabelecendo as fronteiras anteriores ao conflito. 2) Guerra Mexicano-Americana Os EUA desejavam comprar os territórios da Califónia e do Novo México, devido aos portos existentes no Pacífico e pelos milhares de americanos que se haviam instalados na california. Recusa do México.
                                  • Anexação de territórios 1) O Texas e a California: com base no Corolário Polk, os Estados Unidos acatou o desejo dessas regiões de serem incorporadas pelos norte-americanos.
                                  1. Corolário Polk

                                    Annotations:

                                    • Em 1845, inspirado na Doutrina Monroe, estabelecia que uma antiga colônia desejasse espontaneamente incorporar-se aos EUA, a questão seria decidida diretamente entre as duas partes.
                                    • Questão do Texas: desejo de manter a escravidão que era proibida pelo governo mexicano.
                                    1. Tratado de Guadalupe Hidalgo

                                      Annotations:

                                      • Com a derrota na guerra contra os EUA, o México assinou o Tratado que passou ao controle norte-americano os Estados da California e do Novo México.
                                      1. Indígenas

                                        Annotations:

                                        • Maior vitima da marcha para o Oeste.
                                        1. Guerra dos 7 anos

                                          Annotations:

                                          • Envolveu a França e a Grã-Bretanha na disputa entre colonos franceses e ingleses da América do Norte pelo domínio sobre as terras situadas entre os Montes Apalaches e o Rio Mississipí.
                                          1. Término

                                            Annotations:

                                            • Inicio com a indepedência (1776) e foi até 1850 ( metade do século XIX)
                                          2. Imperialismo

                                            Annotations:

                                            • Consolidada a conquista do oeste e os contornos do atual terrritório, Os EUA intesificaram a políticas externa, com o intuito de ampliar sua influência sobre outras regiões.
                                            1. Doutrina Monroe

                                              Annotations:

                                              • Desde 1823, o país manifestava abertamente o interesse em afirmar sua hegemonia sobre o continente americano. Esse objetivo teve como fundamento a Doutrina Monroe, editada por James Monroe, presidente dos EUA entre 1817 e 1825.
                                              1. A Guerra Hispano-Americana (1898)

                                                Annotations:

                                                • Depois, de enviar tropas em apoio aos cubanos, que lutava por sua independência, os EUA anexaram território até entãopertencentes à Espanha, como a ilha de porto rico e o arquipélago da Filipinas, no Pacífico.
                                                • Cuba permaneceu ocupada por tropas estadunidenses até 1902
                                                1. Emenda Platt

                                                  Annotations:

                                                  • Deu o direito aos EUA de intervir na ilha a qualquer momento. A emenda permaneceu em vigor até 1933.
                                                2. Havaí

                                                  Annotations:

                                                  • Ainda em 1898, a republica do Havaí, presidida por um cidadão dos estados unidos, foi anexada pelo governo de washington.
                                                  1. Formação do Império Americano

                                                    Annotations:

                                                    • Iniciada após o término da 2ªGM
                                                    1. O Big Stick

                                                      Annotations:

                                                      • Os EUA deveriam assumir o papel de polícia internacional no ocidente. As intenções eram proteger os interesses econômicos dos EUA na América.
                                                    2. Colonização

                                                      Annotations:

                                                      • No início do século XVII, chegou à América a primeira onda de imigrantes da Inglaterra.
                                                      1. Áreas espanholas

                                                        Annotations:

                                                        • Ao sul território já havia florescentes colônias espanholas na Flórida e no México, e na região de cuba e Antilhas.
                                                        1. Áreas francesas

                                                          Annotations:

                                                          • Ao norte, existiam dispersos domínios franceses, inimigos tradicionais da Grã-Bretanha.
                                                          1. Áreas britânicas

                                                            Annotations:

                                                            • Ao norte, existiam alguns estabelecimentos britânicos
                                                            1. Indígenas

                                                              Annotations:

                                                              • Para o oeste, existiam numerosas tribos indígenas dispostas a impedir a invasão de suas terras.
                                                              1. Imigrantes

                                                                Annotations:

                                                                • Os perseguidos religiosos; As empresas particulares financiavam a  viagem de ingleses em troca de trabalhos na colônia. Os próprios imigrantes financiavam o transporte de seus familiares. A partir de 1680, em virtude das guerras ou da pobreza, chegaram alemães, irlandeses, escoceses, suíços e franceses. Em 1775, a população chegava a 2,5 milhões de pessoas.
                                                                1. Processo de independência

                                                                  Annotations:

                                                                  • A Guerra Franco-indígena marcou o primeiro momento de união entre as colônias. Os ingleses aumentaram a cobrança de impostos para cobrir o custo da guerra. declararam o território a oeste dos Apalaches como reserva indígena, garantindo o lucrativo comércio de pele com os índios pacificados.
                                                                  •                Lei do açúcar Reduzia os impostos cobrados ao caldo de cana trazido de outras regiões do Império Britânico. Medida que considerada um golpe baixo por muitos comerciantes americanos, e que visava beneficiar apenas as companhias britânicas Indignados com o comércio triângula entre as colonias, as Antilhas e a África, os britânicos proibiram o comércio de melaço entre as colônias e as Antilhas.
                                                                  •                   Lei do Selo IMposto já cobrado no Reino Unido. Mais uma lei determinou o aumento dos impostos. A lei do Selo criou taxas sobre too papel que fosse impresso nas colônias.
                                                                  •         O massacre de Boston
                                                                  •           Tratado de Paris (1783) Tratado de determinou a independência dos EUA. a partir daí, os norte-americanos iniciaram sua expansão para o Oeste. Pelo tratado, a Inglaterra além  de reconhecer a independência definiu as fronteiras originais dos Estados Unidos. ela entregava o território compreendido entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e MIssissippi e os Montes Apalaches.
                                                                  • Contra as Leis de aumento e criação de impostos, os americanos boicotaram os produtos ingleses, já que eles compravam grande quantidade do produto excedente britânico.
                                                                  •                 Atos Intoleráveis O governo britânico mandava o fechamento do porto de Boston, dava poderes extras ao governador de Massachusetts, e obrigava os colonos ameircanos a abrigar e alimentar soldados britânicos                    Ato de Quebec Expansão da colonia britânica e Quebec para o Sul, incorporando territórios americanos ao norte do Rio Ohio.
                                                                  1. Leis do Açúcar e do Selo
                                                                  2. Proclamação Real (1763)

                                                                    Annotations:

                                                                    • Proibia o assentamento de terras a oeste da Cadeia dos Apalaches, região que fora anteriormente capturada dos franceses, após a guerras dos 7 anos.
                                                                  3. A Expansão Ultramarina

                                                                    Annotations:

                                                                    • Após a fase de expansão continental, os EUA deram início a uma fase de expansão marítima e passaram a ocupar pontos estratégicos nos Oceanos Pacífico e Atlântico.
                                                                    1. Alasca

                                                                      Annotations:

                                                                      • Foi comprado do Império Russo em 1867. 1) A Rússia perdeu o interesse pelo Alasca. 2) Derrota na Guerra da Criméia. 3) impossibilidade de defender
                                                                      1. Ilhas Guano

                                                                        Annotations:

                                                                        • Segundo aprovação do Congresso dos EUA, os cidadãos norte-americanos poderiam tomar posse das ilhas contendo depósito de Guano.
                                                                        1. Havaí

                                                                          Annotations:

                                                                          • Grupo de americano e empresários europeus organizaram e realizaram um golpe de Estado apoiado pelos militares dos Estados Unidos. Depuseram a rainha Havaiana e o sistema de governo monárquico.
                                                                          1. Guerra Hispano-Americana

                                                                            Annotations:

                                                                            • A postura imperialista americana levou os EUA ao choque com a Espanha, que ainda mantinha as ilhas de Cuba e Porto Rico como possessões coloniais na América. Cuba passou a receber Ap para sua independência. Explosão do Navio Maine. Tratado de Paris, os EUA apoderaram-se da ilha de Guam, das Filipinas e de Porto Rico. Cuba tornou-se independente Emenda Platt/ aluguel de Guantánamo.
                                                                            • Anexação de Porto Rico, 1898 OS EUA invadiram Porto Rico. Foi concedido a cidadania americana aos porto-riquenhos.
                                                                            • Anexação da  Ilha Guam (1898) Possui uma enorme base militar. Hj ela tem uma população misturada.
                                                                            •                       FILIPINAS Termino da Guerra, o Governo filipino transferiu o controle da região para os Estados Unidos. Recém independente.
                                                                            1. Samoa Americana

                                                                              Annotations:

                                                                              • Domínio de Samoa Após o conflito da Alemanha, dos EUA e da Grã Bretanha, Samoa passou ao controle norte-americano.
                                                                              1. Ilhas Virgens

                                                                                Annotations:

                                                                                • Compra das Ilhas Os EUA compraram dos dinamarqueses. Eles temiam que as ilhas podessem ser utilizadas como base durante a 1ª GM.
                                                                                1. Panamá e o Canal

                                                                                  Annotations:

                                                                                  • Independência do Panamá frente aos colombianos. Apoio dos EUA. Conseguem a permissão para construir e tomar posse do canal que liga os oceanos.
                                                                                  1. Nicaraguá

                                                                                    Annotations:

                                                                                    • Ocupação da Nicarágua(1912) Sofreu a insolvência financeira
                                                                                    1. Rep Dom

                                                                                      Annotations:

                                                                                      • Para que o país saldasse as dívidas contraídas com os banqueiros europeus e norte-americanos, os EUA ocuparam o país.
                                                                                      1. Haiti

                                                                                        Annotations:

                                                                                        • Anexação do Havaí em 1898 Ocupação da ilha foi  para manter os interesses das empresas americanas
                                                                                        1. Cuba

                                                                                          Annotations:

                                                                                          • Imposição do protetorado  de Cuba (1901)
                                                                                          1. Corolário Roosevelt

                                                                                            Annotations:

                                                                                            • Resultado da política do Big Stick, o grande porrete
                                                                                          2. Consolidação da hegemonia
                                                                                            1. Indústrialização

                                                                                              Annotations:

                                                                                              •      Início da industrialização A faixa de terra localizada entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico, a região nordeste.
                                                                                              •              Fatores inicias 1) Desenvolveram agricultura diversificada em pequenas propriedades, trabalho familiar; 2) Nessas pequenas proprid, muitas portuárias, teve inicio Atv manufatureira (artesões); 3) Trabalho familiar livre no campo e assalariado na cidade; 4) Rlz comércio externo com as colônias do Sul, com a África e com as Antilhas; 5) Colonizç de povoamento; 6) Transporte e intercâmbio entre os vários portos da orla; 7) Grandes jazidas de carvão; 8) Grandes jazidas de Min. ferro. 9) grandes lagos favoreceram o  transporte;
                                                                                              •                Indústria têxtil Localizada na Rg Sul. pelo motivo da mão de obra barata. Na Georgia e nas duas Carolinas.
                                                                                              •          Lençóis petrolíferos Após suas descobertas no Texas, a região sul efetivou a sua industrialização. Após a 2ª GM, os EUA estimularam a industrialização no sul, decorrido da necessidade de defesa e programa espacial do país. Centro espacial de HUdson, no Texas Florida, am cabo canaveral. centro espacial Kennedy, importante lançamento de foguetes.
                                                                                              • No Oeste Encontra-se a mais impostante concentração de indústria de alta tecnologia dos EUA. O Vale do Silício: grande complexo de indústria de tecnologia avançada.
                                                                                              1. Índia

                                                                                                Annotations:

                                                                                                • o fim do conflito bipolar e a liberalização econômica indiana favoreceram a construção de uma parceria indo-americana.
                                                                                                • A Índia nunca aderiu ao tratado de não  proliferação de armas nucleares.
                                                                                                • Clinton ofereceu inesperado apoio á índia. A primeira visita de um chefe de Estado norte-americano ao país asiático em 22 anos.
                                                                                                • Aprox. é para contrabalancear a ascenção chinsa na região.
                                                                                                1. 1ª Guerra Mundial

                                                                                                  Annotations:

                                                                                                  • Empréstimos aos países em guerra: valor aprox até 1920 foi de 9,5 bilhões e dólares, dos quais 4,3 foram outorgados à Inglaterra e 3 BI a França.
                                                                                                  • Suprir com alimentos, matéria prima e bens de capital para socorrer a população faminta  e atender às necessidades de reconstrução das nações europeias.
                                                                                                  1. 2ª GM
                                                                                                    1. Fatores tornaram a maior potência econômia do Século XX

                                                                                                      Annotations:

                                                                                                      • * 1ª Guerra Mundial - Impulso da indústria bélica; * A Crise de 1929 – recuperação e maior controle da economia por parte do governo (New Deal); * Final da 2ª Guerra Mundial – ascensão dos EUA como maior potência econômica mundial e evolução da Ciência e Tecnologia; Apoio financeiro dos EUA aos países da Europa aliada (Plano Marshall); * Elaboração e implantação do Plano Colombo – ajuda financeira dos EUA aos países do Sul e Sudeste da Ásia; * Desenvolvimento da tecnologia para fins armamentistas–Guerra Fria; * Os EUA como um dos maiores produtores de petróleo; *A autodeterminação e solidariedade da população norte-americana (segue)
                                                                                                    2. Política Norte-Americana pós 11 Set
                                                                                                      1. George W. Bush
                                                                                                        1. Controlar a Ásia Central e Oriente Médio
                                                                                                          1. Política Externa

                                                                                                            Annotations:

                                                                                                            • Bush substituiu a doutrina Contenção e dissuasão pelo Ataque Preventivo.
                                                                                                            • Aumentou o numero de parcerias em todo o planeta
                                                                                                            1. Petróleo

                                                                                                              Annotations:

                                                                                                              • 50% do consumo de petróleo dependia das importações. Daí o Atq ao afeganistão, onde deveria passar oleoduto ligando o Turcomenistão ao paquistão. E o Atq e ocupação do Iraque, localizada a maior reserva provada do petróleo depois da Arábia Saudita
                                                                                                              1. As bases americanas
                                                                                                                1. Mudança do eixo

                                                                                                                  Annotations:

                                                                                                                  • Mudança do eixo Iraque para o Afeganistão
                                                                                                                  1. Intercâmbio cultural

                                                                                                                    Annotations:

                                                                                                                    • O governo dos EUA vem criam uma variedade de obstáculos para a concessão de vistos a estrangeiros interessados em estudar nas universidades do país.
                                                                                                                    1. Rússis-EUA

                                                                                                                      Annotations:

                                                                                                                      • Continua num impasse político e econômico. a situação da Gergia e da Croácia.
                                                                                                                      1. Questão Irã

                                                                                                                        Annotations:

                                                                                                                        • O desentendimento dos EUA e Israel com o Irã em relação ao desenvolvimento secreto de armas nucleares.
                                                                                                                        1. Segurança

                                                                                                                          Annotations:

                                                                                                                          • No campo da segurança, a defesa interna e a vigilância nas fronteiras e aeroportos tendem a assumir espaço relevante na agenda americana.
                                                                                                                          1. Terrorismo

                                                                                                                            Annotations:

                                                                                                                            • Passou a ser o centro da agenda internacional
                                                                                                                            1. Brasil
                                                                                                                              1. Doutrina Bush
                                                                                                                                1. Doutrina Obama

                                                                                                                                  Annotations:

                                                                                                                                  • Desengajamento de tropa do afeganistão e Iraque. Multilataralismo intervenção humaitária Semelhante ao Clinton.
                                                                                                                              2. Fatos recentes
                                                                                                                                1. Crise do limite da dívida dos EUA em 2011

                                                                                                                                  Annotations:

                                                                                                                                  • A dívida total nacional ascendia a 14,4 trilhões de dólares, superando ocúmulo de gastos de 14,3 tri. O Dep do Tesouro não tem autoridade para emitir ou contrair dívida além desse teto.
                                                                                                                                  1. Crise Imobiliária de 2008
                                                                                                                                    1. Pacotes anticrise

                                                                                                                                      Annotations:

                                                                                                                                      • O Senado aprovou por 74 votos a 25 a nova proposta para o pacote de US$ 700 bilhões em ajuda a empresas afetadas pela crise.
                                                                                                                                    Show full summary Hide full summary

                                                                                                                                    Similar

                                                                                                                                    Períodos geológicos
                                                                                                                                    Alessandra S.
                                                                                                                                    Projeto Med 2015: História e Geografia
                                                                                                                                    elisacoltro
                                                                                                                                    O Clima - Geografia
                                                                                                                                    GoConqr suporte .
                                                                                                                                    Simulado Geografia
                                                                                                                                    Marina Faria
                                                                                                                                    Geografia do Brasil
                                                                                                                                    JOISSE DE OLIVEIRA
                                                                                                                                    Geografia - Mapa do Brasil
                                                                                                                                    GoConqr suporte .
                                                                                                                                    Blocos econômicos
                                                                                                                                    Ighor Ferreira
                                                                                                                                    CLIMA GEOGRAFIA
                                                                                                                                    Alice Sousa
                                                                                                                                    Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                                                                                                                                    izabelamendeslop
                                                                                                                                    Geografia- ENERGIA
                                                                                                                                    jpedrohenriques
                                                                                                                                    Geografia - Cartografia
                                                                                                                                    Jessica Caroline de Macedo