TECIDO EPITELIAL

Description

Mind Map on TECIDO EPITELIAL, created by Jennifer Gonçalves on 24/06/2020.
Jennifer Gonçalves
Mind Map by Jennifer Gonçalves, updated more than 1 year ago
Jennifer Gonçalves
Created by Jennifer Gonçalves almost 4 years ago
80
0

Resource summary

TECIDO EPITELIAL
  1. Este tecido desempenha varias funções no organismo, como proteção, absorção de substancias e percepção de sensações dependendo de onde o orgão está localizado.
    1. Caracteristicas do tecido eptelial
      1. Células muito próximas, com pouco material extracelular entre elas; Células unidas de forma bem organizada; Possui suprimento nervoso; Não possui vasos (avascular); Alta capacidade de renovação (mitose) e regeneração; Nutrição e oxigenação por difusão pela lâmina basal.
    2. O tecido epitelial caracteriza-se pela pouca quantidade de material intercelular e por apresentar células extremamente unidas.
      1. Especializações
        1. Apical: microvilos (microvilosidades), cílios, estereocílios, esterocílios modificados (recetores sensitivos) Secretor: Glândulas tubulares, acinares e tubolo-acinare
          1. Microvilos (Microvilosidades) - especializações móveis. Elas são encontradas em todos os lugares onde é necessária uma grande superfície de absorção e passagem contínua de material (por exemplo, no trato digestivo inferior e nos rins).
            1. Estereocílios - um tipo de microvilosidade, mas estes são imóveis e mais longos do que as microvilos (microvilosidades). As suas funções são a absorção (epidídimo e ducto deferente) e receção mecanossensorial (ouvido interno).
              1. Cílios - Estruturas cilíndricas parecidas com dedos, presentes em quase todas as células epiteliais. Existem três tipos de cílios: móveis, primários e nodais. As suas respetivas funções são: remoção de partículas estranhas da superfície epitelial, transporte de sinais da MEC para o espaço intracelular, e desenvolvimento fetal.
            2. existem dois tipos de tecido epitelial: de revestimento e glandular.
              1. Tecido epitelial de revestimento
                1. Os epitélios são constituídos por uma ou mais camadas de células com diferentes formas, com pouco ou quase nenhum fluido intersticial (substância entre as células) e vasos entre elas.
                  1. os epitélios podem ser classificados em:
                    1. Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células; Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células; Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
                      1. Os epitélios também são classificados quanto à forma das células:
                        1. Epitélio Pavimentoso: possui células achatadas; Epitélio Cúbico: as células apresentam-se em forma de cubo; Epitélio Prismático: as células são alongadas, em forma de coluna; Epitélio de Transição: a forma original das células é cúbica, mas ficam achatadas devido ao estiramento provocado pela dilatação do órgão.
                  2. Tecido epitelial glandular
                    1. As células do tecido epitelial glandular possuem as mesmas características do epitélio de revestimento, no entanto, ao contrário delas raramente são encontradas em camadas.
                      1. Portanto, suas células são muito unidas e geralmente dispostas em um única camada. Os epitélios glandulares são tecidos com função secretora, que constituem órgãos especializados chamados glândulas
                        1. A maioria das glândulas do corpo humano são formadas a partir do epitélio glandular. Elas podem ser de dois tipos: exócrinas ou endócrinas.
                          1. Nas glândulas endócrinas a ligação com o epitélio de revestimento deixa de existir, as células se reorganizam em folículos (tireoide) ou em cordões (adrenal, paratireoide, ilhotas de Langerhans).
                            1. As glândulas exócrinas são formadas de duas partes: uma parte secretora (formada pelas células de secreção) e um ducto excretor (composto de células epiteliais de revestimento).
                          2. As células epiteliais secretoras são capazes de sintetizar moléculas, a partir de moléculas precursoras menores, ou modificá-las. As células de secreção também podem estar isoladas entre as células do epitélio de revestimento, ou formando esse epitélio. Por exemplo, revestindo a cavidade do estômago ou parte do aparelho respiratório.
                        2. FORMAÇÃO DO TECIDO EPITELIAL
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Tecido Epitelial
                          bedamorim
                          Tecido epitelial
                          Charles Mendes de Oliveira
                          Tecido Epitelial
                          Mickael Veras
                          Henri Fayol 1841 - 1925
                          felipe85_univers
                          Tecido epitelial ENSINO SUPERIOR
                          Medicina UNEC
                          QUIZ HISTOLOGIA
                          caio fernandes
                          Riquezas Naturais do RN
                          Jennifer Rayssa
                          Tecido epitelial de revestimento
                          Louyse Morais
                          TECIDO EPITELIAL
                          Sabrina Avinte
                          Tecido Epitelial
                          Karen Conci
                          Tecido epitelial - Histologia
                          Emilly .