Comportamento e Emoções

Description

Mind Map on Comportamento e Emoções, created by Helio Jose Borges Filho on 23/07/2021.
Helio Jose Borges Filho
Mind Map by Helio Jose Borges Filho, updated more than 1 year ago
Helio Jose Borges Filho
Created by Helio Jose Borges Filho almost 3 years ago
3
0

Resource summary

Comportamento e Emoções
  1. hipotálamo, núcleos paraventricular e supraótico, adenoipófise, neuroipófise, CRH, ACTH, cortisol, glândula supra renal, resposta de curto e longo prazo, ansiedade e burnout.
    1. Hipotálamo
      1. É a região do encéfalo, localizado sobre o tálamo, cuja função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino
        1. Núcleo paraventricular
          1. O núcleo paraventricular é um núcleo no hipotálamo. Esses neurônios que se projetam secretam oxitocina e uma quantidade menor de vasopressina , caso contrário, o núcleo também secreta o hormônio liberador de corticotropina (CRH) e o hormônio liberador de tireotropina (TRH).
          2. Núcleo supraótico
            1. O núcleo supraóptico (NSO) é um núcleo composto por neurônios magnocelulares no hipotálamo de mamíferos. . Os corpos celulares desses neurônios produzem o hormônio peptídico vasopressina, que também é conhecido como hormônio anti-diurético (ADH). Esse mensageiro químico é transportado pela corrente sanguínea até suas células-alvo nos dutos papilares dos rins, melhorando a reabsorção de água.
          3. Adenoipófise
            1. Secreta seus próprios hormônios a partir da influência da liberação e secreção de hormônios que passam pelo hipotálamo no sistema porta.
              1. O hormônio liberador de corticotrofina (CRH) é um hormônio sintetizado no hipotálamo, que tem como função a liberação do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), também denominado corticotrofina, pela adeno-hipófise.
                1. Um dos hormônio secretados é o ACTH (Hormônio Adrenocorticotrófico)
                  1. É responsável por estimular a síntese e secreção de cortisol ou corticosterona pelo córtex da adrenal.
                    1. Cortisol
                      1. O cortisol é uma hormona corticosteroide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal diretamente envolvido na resposta ao estresse.
                    2. Na glândula supra renal tem também como função estimular a secreção de hormônios do córtex supra-renal, principalmente glicocorticoides e manter a integridade da mesma. A adrenal ou suprarrenal tem a medula, de origem ectodérmica e cujas células cromafins secretam catecolaminas (epinefrina).
                2. Neuroipófise
                  1. É uma extensão do encéfalo. Não participa da produção de hormônios mas armazena e secreta dois importantes neuro hormônios, o ADH e a ocitocina
                    1. A Ocitocina, tem papel importante na criação de vínculo e no relaxamento; é um neurotransmissor natural produzido pelo hipotálamo no cérebro. Ele é expelido principalmente durante o parto, sexo e amamentação.
                      1. O hormônio antidiurético (ADH) é produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Esse hormônio é um polipeptídeo que apresenta nove aminoácidos e atua, principalmente, nos rins, nos quais proporciona uma maior reabsorção de água.
                    2. Ajustes fisiológicos
                      1. Respostas de curto prazo
                        1. Há um aumento da frequência cardíaca, e pressão sanguínea, em seguída o fígado irá converter glicogênio em glicose e será liberada para o sangue, que por sua vez proporcionará a dilatação dos bronquíolos. Modifica-se então os padrões de circulação do sangue, o que irá elevar a taxa metabólica
                        2. Respostas de longo prazo
                          1. Há inicialmente a retenção de sódio e água pelos rins, seguido do aumento do volume e da pressão sangüíneos que permite que as proteínas e gorduras convertidas em glicose ou degradadas forneçam energia. Ocorre então um aumento da glicose sangüínea e a supressão do sistema imunológico
                      2. Ansiedade
                        1. A patogênese dos transtornos de ansiedade têm como base a resposta ao sistema “luta e fuga” com ativação do sistema nervoso simpático, mas também, respostas autonômicas, neuroendócrinas, cognitivas e motoras.
                        2. A síndrome de burnout
                          1. A síndrome de burnout está relacionada ao estresse crônico ocupacional, caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Acomete principalmente profissionais em áreas com grande envolvimento interpessoal, tais como policiais, enfermeiros e professores.
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          To Kill A Mockingbird Complete Notes
                          jessica.moscrip
                          GRE Test - Overview
                          SAT Prep Group
                          A2 Level Biology: Transcription & Translation
                          Ollie O'Keeffe
                          AS Psychology - Research Methods
                          kirstygribbin
                          Revision Timetable
                          katy.lay
                          Characters in "An Inspector Calls"
                          Esme Gillen
                          Atomic numbers and mass numbers quiz
                          Sarah Egan
                          MAPA MENTAL DISEÑO GRAFICO
                          puntoideascali
                          2_PSBD HIDDEN QUS By amajad ali
                          Ps Test
                          MAPA MENTAL DISEÑO GRAFICO
                          Lizbeth Domínguez