Modernismo

Larissa Souza
Mind Map by Larissa Souza, updated 9 months ago
114
4
0

Description

mostra um pouco das coisas que envolve o modernismo

Resource summary

Modernismo
1 Semana da Arte Moderna
1.1 surgiu no final do século XIX em várias expressões artísticas como, por exemplo, pintura, escultura, literatura, arquitetura, fotografia e música. Embora não haja consenso sobre a datação deste período, muitos especialistas em arte, consideram que o movimento vai até a década de 1970.
2 VANGUARDAS
2.1 FUTURISMO: foi após a publicação , em 1909 , do manisfesto futurista, que define o perfil ideológico do movimento.
2.2 CUBISMO:o moviemento teve ínicio na França em 1907, com o quadro Les demoiselles d' avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso
2.3 EXPRESSIONISMO: foi no século XX, surgiu um grupo de pintores chamados expressionistas na Alemanha e na França.
2.4 DADAÍSMO:artístico que surgiu na Europa no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais.
2.5 SURREALISMO:surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
2.6 EUROPEIAS: teve um conjunto de tendências artísticas, Paris foi o centro principal cultural europeia aonde era o lugar de onde as novas ideias artísticas se irradiavam para o resto do mundo .
3 MOVIMENTOS
3.1 PAU-BRASIL:foi um movimento artístico lançado no Brasil em 1924 por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que apresentava uma posição primitivista, buscando uma poesia ingênua, de redescoberta do mundo e do Brasil e que foi inspirada nos movimentos de vanguarda europeus, devido às viagens que Oswald fazia à Europa.
3.2 ANTROPOFÁGICO: foi lançado em 1928, e apunha-se ao conservadurismo do movimento verde-amarelo.
3.3 ESPIRITUALISTA: como características conservar a herança Simbolista que enfatizada a tradição e o mistério; dar destaque aos temas universais; voltar-se para o interior do ser humano e afirmar os valores espirituais do homem.
3.4 VERDE-AMARELO:este movimento surgiu como resposta ao “nacionalismo afrancesado” do Pau-Brasil, em 1926, apresentado, principalmente, por Oswald de Andrade, liderado por Plínio Salgado. O principal objetivo era o de propor um nacionalismo puro, primitivo, sem qualquer tipo de influência
4 FASES DO MODERNISMO BRASILEIRO
4.1 1º FASE (1922-1930): fase heróica, de combate e destruição, quando ocorre a libertação e renovação da liguagem e são afirmados os valores estéticos do movimento
4.2 2º FASE (1930-1945): fase construtiva , de estabilização das conquistas, de preocupação social e de tendência introspectiva.
4.3 3º FASE (1945 em diante): fase de reflexão, de ponderação sobre a linguagem, com o retorno de alguns modelos estelísticos tradicionais, ao que se soma uma temática universalista.
5 CARACTERÍSTICAS
5.1 foi no início do século XX , foi marcado por um extraordinário desenvolvedor científico e tecnologico.
5.2 Os autores do modernismo passam a valorizar o retrato da vida cotidiana. A vida burguesa sai do cenário artístico.
Show full summary Hide full summary

Suggestions

MODERNISMO NO BRASIL
Carlos Moreira
MODERNISMO EM PORTUGAL
Carlos Moreira
GoConqr para Professores
Lilian Arruda
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Mapa Mental - Fungos
Leonardo Bermudes
Semana da Arte Moderna - 1922
bru.gomes03
Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?
GoConqr suporte .
Vanguardas Europeias
Fernanda Assato
Quiz de Educação Física
mrspickles
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA:
Laura Truccolo