Propriedades Coligativas

Description

.
Camili Cenci
Mind Map by Camili Cenci, updated more than 1 year ago
Camili Cenci
Created by Camili Cenci over 2 years ago
13
0

Resource summary

Propriedades Coligativas
  1. São aquelas que não dependem das propriedades do soluto, ou seja, de sua estrutura, mas da concentração do soluto (o número de partículas dissolvidas).
    1. Tonoscopia ou tonometria:
      1. é uma propriedade coligativa que estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente ao ser adicionado um soluto não volátil a ele.
        1. Exemplo1: no caso da água, quando ela está a 25 ºC, a sua pressão de vapor é igual a 3 172 Pascais. Se adicionarmos açúcar à água, a sua pressão de vapor irá sofrer um abaixamento.
          1. Exemplo2: Quando preparamos uma mistura de água e açúcar, por exemplo, as moléculas de açúcar dissolvem-se porque são polares como as moléculas de água. Elas interagem umas com as outras por meio de forças intermoleculares, o que dificulta que as moléculas de água da superfície do líquido passem para o estado de vapor e escapem do solvente
      2. Ebulioscopia ou ebuliometria
        1. é a propriedade coligativa que estuda a elevação da temperatura de ebulição de um líquido ao se adicionar um soluto não volátil
          1. Exemplo1: preparo do café: quando adicionamos açúcar na água que estava prestes a entrar em ebulição. Os cristais de açúcar antes de serem dissolvidos pelo aquecimento constituem partículas que retardam o ponto de ebulição da água, ou seja, o líquido vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição.
            1. Exemplo2: quando misturamos sal à água aumentamos seu ponto de ebulição, sendo assim, ela vai demorar mais a levantar fervura. Isto porque quando um soluto não volátil é dissolvido em água, observa-se que a temperatura de ebulição da solução formada é superior ao valor da temperatura de ebulição da água pura. Este fenômeno é denominado efeito ebulioscópico.
        2. Crioscopia ou criometria
          1. é o estudo do abaixamento da temperatura de fusão de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Por exemplo, ao nível do mar, a água pura congela em 0ºC; esse é o seu ponto de fusão.
            1. Exemplo1:Por que quando colocamos água pura e suco de frutas para congelar, o suco congela depois? Em razão das propriedades crioscópicas presentes. O suco possui partículas (polpa da fruta) que não se volatilizam, o que dificulta o congelamento deste líquido, já a água 100 % pura chega ao congelamento mais facilmente porque não possui nenhuma partícula
              1. Exemplo2:Por exemplo, ao nível do mar, a água pura congela em 0ºC; esse é o seu ponto de fusão. No entanto, se acrescentarmos sal à água, ela demorará mais para congelar, ou seja, o seu ponto de fusão irá diminuir, atingindo valores abaixo de 0ºC
          2. Osmose
            1. é um processo, no qual a água é transportada de uma solução menos concentrada em soluto (hipotônica) para uma solução mais concentrada em soluto (hipertônica) pela membrana plasmática, dentro da célula. ... Esse processo só acaba quando é atingido o equilíbrio entre as duas concentrações de soluto (isotônica)
              1. Exemplo1: processo de salgar carnes para a sua conservação. Os micro-organismos que causariam a degradação da carne perdem água do seu interior para o meio externo, que está com concentração de sal, fazendo com que o alimento dure mais tempo.
                1. Exemplo2: A osmose também tem importância quando falamos do sangue humano. Dizemos que as hemácias e o sangue são um meio isotônico, ou seja, possuem a mesma pressão osmótica, permitindo a entrada e saída de água da célula com facilidade.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Mapas mentales con ExamTime
            Nazareth Olivo
            Esquemas
            Ximena Barrera
            Music and its most prominent types
            Elina Sandoval
            fichas de estudio
            Guadalupe Reyes Soriano
            Vertebrate animals
            Eliana Sandoval
            Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
            T Adela
            Tejidos básicos
            Andrea Celedón
            INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
            Danny Aguilar
            Factores bióticos
            DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
            Procesele de adaptare si compensare 1-27
            Yanosh Yanosh