Primeiras Palavras

Description

primeiras palavras
Isabella Pazin
Mind Map by Isabella Pazin, updated more than 1 year ago
Isabella Pazin
Created by Isabella Pazin over 8 years ago
429
0

Resource summary

Primeiras Palavras
  1. Na vida social, poder significa a capacidade de agir ou de determinar o comportamento, de outra(s) pessoa(s). As relações de poder perpassem todas as relações sociais. Por exemplo, entre marido e esposa, namoradas e até mesmo entre filhos e pais existem relações de poder nas quais os conflitos são resolvidos, na maioria das vezes, de forma pacífica. A sociedade se organiza e promove mudanças valendo-se da política. A seguir, identificaremos essas questões com base nas definições de cada termo, mostrando suas relações com as diferentes práticas sociais.
    1. Poder, política e Estado.
      1. Muitas vezes o termo política, poder e Estado são utilizados como sinônimos. No entanto, do ponto de vista sociológico, ainda que existia profunda ligação entre eles, são analisados como elementos distintos. Podemos entender o poder como a possibilidade de exercer influência sobre a conduta de outrem em uma relação social.
        1. Poder
          1. De acordo com o sociólogo alemão Max Weber, o poder refere-se á probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra a resistência alheia. Por exemplo, as relações familiares são relações sociais carregadas de poder. Os membros de um núcleo familiar exercem poder uns sobre os outros em diferentes níveis. Os filhos, em várias situações , agem a partir das orientações e vontades dos pais. Quando um adolescente é convidado para uma festa com amigos, o horário em que deve retornar pode obedecer a uma orientação ou determinação dos pais, embora pessoalmente os adolescentes desejasse ficar mais tempo na comemoração.
            1. Política
              1. Na Grécia antiga, a palavra política referia-se ás questões relativas á vida da cidade. A política não era uma atividade qualquer: dela dependia a organização cotidiana e o futuro da polis. Por isso, participa da política era uma atividade constitutiva do cidadão, ou seja, o indivíduo não seria um cidadão se não se interessasse por e não fizesse política.
              2. Estado
                1. Uma característica relevante do modelo de organização do Estado é a racionalização da gestão do poder, que se tornou possível com a separação entre esferas política e religiosa. Para evitar a pessoalidade nas reações entre o soberano e os súditos.
          2. Formas de exercício do poder
            1. São numerosas as formas de exercício do poder. Podemos destacar três formas predominantes: o poder econômico, o ideológico e o política. O primeiro se baseia na posse de bens materiais, como os meios de produção. O segundo se serve de ideias ou informações para influenciar comportamentos. O ultimo se vale de instrumentos e técnicas para influenciar a conduta alheia. O poder político se refere á possibilidade de uso de força como último recurso para a imposição da vontade sobre determinada coletividade.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
            Jean Silva
            Nova Ordem Mundial
            Ighor Ferreira
            Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
            osmar oliveira
            Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
            Cleime José da Silva
            Rousseau
            annapaulaforesta
            Política
            Laura Caetano
            Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
            Vanessa Souza
            Montesquieu
            annapaulaforesta
            Política
            carolinalosada