AUTORIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

lucrecia-barbosa
Mind Map by lucrecia-barbosa, updated more than 1 year ago
1
0
0

Description

EDG06 - Atividade 4
Tags

Resource summary

AUTORIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
1
1.1
2 Problema
2.1 O desrespeito a regras e a autoridade de professores e demais funcionários da escola é atualmente o maior problema enfrentado na instituição. Qual é o papel de professores, gestores e equipe pedagógica para minimizar tal problema?
3 Hipótese
3.1 Percebe-se, a partir de uma observação preliminar, que é necessário desenvolver a intervenção, levando mais conhecimento e esclarecimento sobre o tema “autoridade”, buscando uma maior consciência e mudança de postura dos envolvidos, em suas relações sociais; família, escola e sociedade. Pois esta falta de aceitação de autoridade e regras provocam situações conflitantes dentro e fora da escola. Portanto é preciso que a escola seja vista pelos alunos como um local que acolhe, mas ao mesmo tempo é necessário respeitar regras e normas de boa conduta e convivência, para que o ambiente social seja agradável e que a escola cumpra seu papel de preparar o cidadão para vida em sociedade. Assim a resposta ao problema apresentado concentra-se principalmente na mudança de postura dos envolvidos, através de atividades que busquem a valorização e autoestima. É necessário ressaltar que tais procedimentos envolvem em primeiro lugar o respeito a cultura dos envolvidos.
4 Objetivos
4.1 Geral
4.1.1 Introduzir o Projeto de Intervenção “Autoridade no ambiente escolar” no Projeto Político Pedagógico da escola.
4.2 Específicos
4.2.1 Resgatar a história da construção da escola e a relação de respeito entre os indivíduos que fazem parte dela. Abordar o tema “autoridade” no contexto social. Mais especificamente no que diz respeito aos alunos. Fazer entender o que é autoridade; sua necessidade e aplicação nos vários ambientes de convivência.
5 Justificativa
5.1 Faz-se necessária a inserção do referido projeto de intervenção devido à dificuldade de alguns indivíduos em aceitar, acatar e fazer valer normas e regras no convívio social. Pode-se observar a falta de valores éticos nas relações pessoais, tornando-se normal no ambiente escolar a falta de respeito de si e ao próximo. Assim é importante buscar situações que crie a oportunidades de diálogos, entre os educandos e educadores de modo a promover uma reconstrução de consciência ética na escola e fora dela, desenvolvendo as noções de convívio social e cidadania.
Show full summary Hide full summary

Suggestions

Mapa Mental de GoConqr
GoConqr suporte .
Como criar um Mapa Mental
GoConqr suporte .
Aplicações do Mapa Mental
Alessandra S.
Como criar um Mapa Mental
Alex Farias
MAPA MENTAL
luciano.silva
Mapa Mental Profissional
Sidnei Dias
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
wesley.silva.ads
Direito Penal
ERICA FREIRE
Atualidades
Larissa Guimarães
A Era Vargas (1930-45)
Alice Sousa
RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso