CRÍTICOS DA RAZÃO: Kierkegaard, Schopenhauer e Nietzsche.

Lucas  Villar
Mind Map by Lucas Villar, updated more than 1 year ago
Lucas  Villar
Created by Lucas Villar about 4 years ago
110
3

Description

 Ensino Médio FILOSOFIA Mind Map on CRÍTICOS DA RAZÃO: Kierkegaard, Schopenhauer e Nietzsche., created by Lucas Villar on 02/17/2016.

Resource summary

CRÍTICOS DA RAZÃO: Kierkegaard, Schopenhauer e Nietzsche.
1 KIERKEGAARD
1.1 "SEU PENSAMENTO É ESSENCIALMENTE RELIGIOSO: É A DEFESA DA EXISTÊNCIA DO INDIVÍDUO, EXISTÊNCIA QUE SÓ SE TORNA AUTÊNTICA DIANTE DA TRANSCENDÊNCIA DE DEUS. O INDIVÍDUOS E DEUS, E A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM DEUS, EIS OS TEMAS DE FUNDO DA FILOSOFIA DE KIERKEGAARD, QUE, DESSE MODO, SE CONFIGURA COMO VERDADEIRA AUTOBIOGRAFIA TEOLÓGICA.
1.1.1 CRÍTICO DA FILOSOFIA TOTALIZANTE DE HEGEL
1.1.1.1 PARA KIERKEGAARD, O HOMEM PENSA PORQUE EXISTE E CONFERE ELEMENTOS À SUA EXISTÊNCIA PARTIR DAS SENSAÇÕES, DOS SEUS SENTIMENTOS, DE SEUS DESEJOS E DE SUAS AÇÕES.
1.1.1.1.1 CONTRA A DITADURA DE UMA RAZÃO TOTALIZANTE, HEGEMÔNICA, CONTRAPÔS A PRECARIEDADE DA EXISTÊNCIA, E A NECESSIDADE DE ESCOLHA HUMANA PAUTADA PELA CONSCIÊNCIA, ZONA EM QUE SE ENCONTRAM SENTIMENTOS E A PRÓPRIA RAZÃO. MAIS QUE ISSO, POR UM PENSAMENTO SUBJETIVO E PARCIAL EM QUE A ANGÚSTIA TEM UM PAPEL RELEVANTE.

Annotations:

  • https://www.youtube.com/watch?v=99RXIWojQXw
  • REFÉM DA SOLIDÃO (PAULO CÉSAR PINHEIRO / BADEN POWEL) Quem da solidão fez seu bem Vai terminar seu refém E a vida pára também Não vai nem vem Vira uma certa paz Que não faz nem desfaz Tornando as coisas banais E o ser humano incapaz de prosseguir Sem ter pra onde ir Infelizmente eu nada fiz Não fui feliz nem infeliz Eu fui somente um aprendiz Daquilo que eu não quis Aprendiz de morrer Mas pra aprender a morrer Foi necessário viver E eu vivi Mas nunca descobri Se essa vida existe Ou essa gente é que insiste Em dizer que é triste ou que é feliz Vendo a vida passar E essa vida é uma atriz Que corta o bem na raiz E faz do mal cicatriz Vai ver até que essa vida é morte E a morte é A vida que se quer
1.1.1.1.1.1 DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
1.1.1.1.1.1.1 ESTÉTICA
1.1.1.1.1.1.1.1 BUSCA PELA REALIZAÇÃO DOS SENTIDOS
1.1.1.1.1.1.1.1.1 FASE EM QUE AS EMOÇÕES E A SENSUALIDADE DOMINAM A EXPERIÊNCIA DA VIDA, NUMA ESPÉCIE DE HEDONISMO
1.1.1.1.1.1.2 ÉTICA
1.1.1.1.1.1.2.1 LIBERDADE DE ESCOLHA QUE SE DIVIDE ENTRE PRAZER E DEVER
1.1.1.1.1.1.2.1.1 ADOTAM-SE REGRAS, PRECEITOS QUE TEM VALOR UNIVERSAL
1.1.1.1.1.1.2.1.1.1 NASCIMENTO DE UMA LEI MORAL
1.1.1.1.1.1.3 RELIGIOSA
1.1.1.1.1.1.3.1 O SALTO PARA ALÉM DO ÉTICO
1.1.1.1.1.1.3.1.1 Interioridade da existência na relação com o absoluto, com Deus
1.1.1.1.1.1.3.1.1.1 PARA KIERKEGAARD, A DIMENSÃO RELIGIOSA ERA A MAIS ELEVADA DE TODAS, POIS ERA A ÚNICA QUE PODERIA CONFERIR ALGUM SENTIDO À EXISTÊNCIA PARTICULAR AO INDIVÍDUO
2 "O MOVIMENTO ROMÂNTICO, SURGIDO NO SÉCULO XIX, REPRESENTA UMA REAÇÃO AO RACIONALISMO ILUMINISTA, À CRENÇA DE QUE A RAZÃO SERIA CAPAZ DE ALCANÇAR A VERDADE E DE QUE A CIÊNCIA, POR MEIO DA TECNOLOGIA, NOS TORNARIA 'MESTRES E SENHORES DA NATUREZA'.
2.1 OS ROMÂNTICOS VALORIZAVAM O SER HUMANO INTEGRAL, DAÍ A IMPORTÂNCIA DAS ARTES. A EDUCAÇÃO ESTÉTICA TERIA, COMO OBJETIVO, DESENVOLVER A HARMONIA DAS FACULDADES DO SUJEITO: A SENSIBILIDADE, A IMAGINAÇÃO E O ENTENDIMENTO.
3 SCHOPENHAUER
3.1 INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE KANT
3.1.1 IMPOSSIBILIDADE DO CONHECIMENTO EM SI DAS COISAS
3.1.2 A CIÊNCIA É LIMITADA
3.1.3 O HOMEM POSSUI APARATOS COGNITIVOS PARA ENTENDER O MUNDO
3.2 Schopenhauer assinala: se não conseguimos abarcar as coisas em si mesmas, isso significa dizer que vivemos no mundo das representações e que o mundo é representação humana, pois, apesar de existirem coisas além da percepção do ser humano, é com as percebidas que ele lida.
3.2.1 ASSIM, O MUNDO É REPRESENTAÇÃO!
3.3 ANIMAIS TAMBÉM POSSUEM INTUIÇÃO
3.3.1 O que existe de diferente no homem em relação aos outros animais diz respeito à razão complexa formada pela linguagem, pela comunicação. Para Schopenhauer, a razão é fundada pelas representações intuitivas, constituindo, na sequência, representações abstratas e com apelo de universalidade. Daí nascem os conceitos, as generalizações e a noções de “ser”, “absoluto” e “substância”. O mundo da razão reflete o mundo intuitivo e, em ambos, há representações significativas para o ser que as produz. Assim a razão é despotencializada, pois é derivação e não o fundamento, e não a base do entendimento do mundo. A matriz desse entendimento está no instinto, em sua intuição. O princípio do mundo (sua representação em que cada ser atua) reside não na razão, mas na Vontade. Uma Vontade cega e irracional. (PÁG. 207)
3.4 Os sentidos dos fenômenos (representações) se encontram no “sentimento”, e não na razão.
3.4.1 A QUESTÃO DA VONTADE

Annotations:

  • CENA 01: https://www.youtube.com/watch?v=_omCSYyBH7cCENA  2: https://www.youtube.com/watch?v=9oUBBtF3wNw
3.4.1.1 TRECHO PÁG. 208
3.4.1.1.1 Dessa maneira, a identidade entre corpo e vontade define a significação do mundo. Se a Vontade não é satisfeita, o resultado é dor ou mal-estar e, se é realizada, a significação é prazer ou bem-estar
3.4.1.1.1.1 A VONTADE DO CORPO E SUA AÇÃO POSSUEM UMA IDENTIDADE
3.5 "VIVER É SOFRER!"
3.5.1 HÁ SEMPRE UMA LUTA DE TODOS CONTRA TODOS
3.5.2 O HOMEM É UM ANIMAL SELVAGEM E FEROZ
3.5.2.1 BASTA UM POUCO DE ANARQUIA PARA QUE NELE SE MANIFESTE A VERDADEIRA NATUREZA HUMANA!
3.5.3 A PACIFICAÇÃO SE DÁ ATRAVÉS DA ARTE
3.5.3.1 Para Schopenhauer, a arte é pacificadora em termos individuais e coletivos. É a expressão estética que confere algum conforto ou consolo ao mal-estar predominante.
3.5.4 A ÉTICA EM SCHOPENHAUER
3.5.4.1 COMPAIXÃO
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co