Tipos de Textos

Larissa Borela
Mind Map by , created almost 6 years ago

Graduação Português e literatura Mind Map on Tipos de Textos, created by Larissa Borela on 01/03/2014.

2379
75
6
Larissa Borela
Created by Larissa Borela almost 6 years ago
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.
P1 quiz
I M Wilson
SalesForce ADM 201 Study Quiz
James McLean
Tipos textuais
brunolorenzatto
Principais temas para estudar Português
Marina Faria
Principais temas para estudar Português
Francine Matos
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
Alice Sousa
Tipos de Textos
1 Descrição: Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora.
2 Narração: Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado.
3 Dissertação: Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.
4 Resenha: é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor. Resenha de livros é uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é realizada em periódicos, como escola, trabalho ou online, essa revisão contém avaliações do livro com base no gosto pessoal.
5 Resumo: apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc.
6 Diferença entre resumo e resenha: Uma resenha é um texto onde existe a opinião crítica da pessoa que escreve em relação ao livro ou documento sobre o qual foi elaborada a resenha. Apesar de transmitir a opinião do escritor, a utilização da primeira pessoa em uma resenha não é recomendada. É importante referir que no caso da resenha descritiva, a opinião do autor pode não estar presente. Por outro lado, o resumo não contém a opinião (a não ser que se trate de um resumo crítico), e se trata apenas de uma síntese das principais ideias do livro ou documento.

Media attachments