Tornar-se velho ou ganhar idade: O envelhecimento biológico revisitado.

Thayna Portal
Mind Map by Thayna Portal, updated more than 1 year ago
Thayna Portal
Created by Thayna Portal about 4 years ago
75
0

Description

Thayná e Natália

Resource summary

Tornar-se velho ou ganhar idade: O envelhecimento biológico revisitado.
1 Envelhecer, em português, termo utilizado para designar esse processo biológico inevitável, formado a partir do radical "velho".
1.1 Do ponto de vista biológico, envelhecer não é apenas ficar velho. Na verdade o que temos é um processo de alterações morfológicas e funcionais do organismo à medida que o tempo passa.
1.1.1 Quando estuda-se o envelhecimento, não devemos considerar o ambiente apenas. Existe uma relação direta entre a variável biológica e a variável tempo.
1.1.1.1 Não podemos esquecer que o ambiente muda constantemente e é uma variável independente.
1.1.1.2 As mulheres de 85 anos não são as mulheres de 25, daqui ha 60 anos. Nem as mulheres de 25 são as de 85 ha 60 anos. Logo, a comparação entre os dois grupos é limitada e não fornece uma relação de causa e efeito da passagem de tempo nas características que tiverem sendo estudadas.
1.1.1.2.1 Mesmo que a região demográfica, etnia, família sejam os mesmos, o ambiente sempre foi diferente.
2 Quando se fala em velhice, a primeira coisa que vem à cabeça são as doenças crônicas. Não podemos falar em doenças novas. O que vemos são doenças que já existem desde o século XIX - Alzheimer, por exemplo, foi definido no início do século passado. Mas eram poucas as pessoas que chegava à idade de ter o risco de desenvolver essas doenças.
3 Na época de cristo, a expectativa de vida era de 22 anos, e hoje esta quase nos 80. Ou seja, o homem conseguiu transformar e controlar o ambiente ao seu redor, aumentando seu sucesso adaptativo.
3.1 Ao londo do tempo, o homem com sua invenção e criatividade fez com que surgissem maiores recursos para uma vida mais sustentavel e adaptativa, assim fazendo com que o manejo da vida a longo prazo seja mais fácil, fazendo ser possível então uma especie com maior tempo de vida.
4 É necessário quebrar de vez o estereótipo de “velho”, o qual já se obtém algum progresso, mas ainda esta um pouco distante a proposta de considerar o “envelhecimento” como um processo de alterações morfológicas e funcionais do organismo, a qual pode ser sim uma etapa positiva.
Show full summary Hide full summary

Similar

Lazer,turismo e políticas para a terceira idade
Mayra Rodrigues
ONDJAKI
Roger Angeli
Reconecta - Organização
Mariane Costa
Lazer,turismo e Política Pública para a terceira idade
MAYRA RODRIGUES SILVA
Lazer,turismo e política pública para a terceira idade
MAYRA RODRIGUES SILVA
Lazer , turismo e política publica na terceira idade
Adrielle Oliveira
Lazer,turismo e política pública para a terceira idade
Mayra Rodrigues
Lazer,turismo,terceira idade e Políticas públicas
Mayra Rodrigues
TRABALHO
Sarah Melo
Lazer,turismo e políticas para a terceira idade
Zenaide Fragata
Lazer,turismo e políticas para a terceira idade
Zenaide Fragata