Elementos de Astronomia (F2)

Michelle .
Mind Map by Michelle ., updated more than 1 year ago
Michelle .
Created by Michelle . about 4 years ago
18
1

Description

Vestibular Geografia Mind Map on Elementos de Astronomia (F2), created by Michelle . on 03/26/2016.
Tags

Resource summary

Elementos de Astronomia (F2)
1 SOL
2 LUA
2.1 FASES DA LUA
2.1.1 MINGUANTE
2.1.1.1 Nessa fase lunar, diminui a influência do Sol e da Lua nas marés oceânicas. Na noite em que metade da Lua está visível, a atração atinge seu menor valor. Em Santos, no litoral paulista, por exemplo,a diferença entre a maré alta e a baixa não ultrapassa os 5 centímetros
2.1.2 CHEIA
2.1.2.1 Cerca de duas semanas depois da Lua Nova, nosso satélite viaja de novo para uma posição em que se alinha com o Sol e a Terra. Essa combinação traz uma nova leva de marés máximas.
2.1.3 CRESCENTE
2.1.3.1 Agora, a Lua e o Sol formam um ângulo reto de 90º. Nessa situação, a gravitação lunar se opõe à solar - elas só não se anulam porque a Lua, mais perto da Terra, exerce maior poder de atração. Mesmo assim, as diferenças de nível entre as marés alta e baixa são muito menores e recebem o nome de marés de quadratura ou mínimas
2.1.4 NOVA
2.1.4.1 Quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, a atração gravitacional exercida pelos dois astros sobre os oceanos se soma, gerando correntes marítimas que causam uma elevação máxima do nível do mar na direção dessa linha.
3 TERRA
3.1 Outono (Equinócio) 20 de Março e Primavera (Equinócio) 22 de Setembro
3.1.1 No dia 21 de março, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador, tendo o dia e a noite a mesma duração na maior parte dos lugares da Terra.
3.2 Inverno (Solstício) 20 de Junho e Verão (Solstício) 21 de Dezembro
3.2.1 Os solstícios ocorrem nos dias 21 de junho e 21 de dezembro. No dia 21 de junho, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o trópico de Câncer, situado a 23º 27' 30", no hemisfério norte. Nesse momento ocorre o solstício de verão nesse hemisfério. É o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que marcam o início do verão. Enquanto isto, no hemisfério sul, acontece o solstício de inverno, com a noite mais longa do ano, marcando o início da estação fria.
3.2.2 Já no dia 21 de dezembro os raios solares estão exatamente perpendiculares ao trópico de Capricórnio, situado a 23º 27' 30", no hemisfério sul. É o solstício de verão no hemisfério sul. Nesse dia, a parte sul do planeta está recebendo maior quantidade de luz solar que a parte norte, propiciando o dia mais longo do ano e o início do verão. No hemisfério norte, acontece a noite mais longa do ano. É o início do inverno.
3.3 MOVIMENTOS
4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS
4.1 LATITUDES
4.1.1 0º a 90º para o Norte ou Sul
4.1.1.1 Zonas Climáticas
4.2 LONGITUDES
4.2.1 0º a 180º para o Leste ou Oeste
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Geografia do Brasil
kelly.etehil
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo