Revolução Russa

Marcio Castro
Mind Map by Marcio Castro, updated more than 1 year ago
Marcio Castro
Created by Marcio Castro about 4 years ago
234
18

Description

Resumão da Revolução Russa!!!

Resource summary

Revolução Russa
1 Foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique
2 A Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
3 Rússia Czarista
3.1 O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia
3.2 A palavra czar, que se pronuncia-se “tzar”, tem suas origens no título de césar que era concedido aos imperadores romanos, na Idade Antiga.
4 A Revolução compreendeu duas fases distintas:
4.1 A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II
4.2 A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
5 O Governo Provisório
5.1 O Governo Provisório iniciou de imediato diversas reformas liberalizantes, inclusive a abolição da corporação policial e sua substituição por uma milícia popula
5.2 Mas os líderes bolcheviques, entre os quais estava Lenin, formaram os Sovietes (Conselhos) em Petrogrado e outras cidades, estabelecendo o que a historiografia, posteriormente, registraria como ‘duplo poder’: o Governo Provisório e os Sovietes.
6 O aumento do poder dos Bolcheviques
6.1 Avisado que seria acusado pelo Governo de ser um agente a serviço da Alemanha, Lenin fugiu para a Finlândia.
6.2 Havia chegado o momento em que o Soviete enfrentaria o poder. Foi Trotski, então presidente do Soviete de Petrogrado, quem encontrou a solução: depois de formar um Comitê Militar Revolucionário, convenceu Lenin de que a rebelião deveria coincidir com o II Congresso dos Sovietes, convocado para 7 de novembro, ocasião em que seria declarado que o poder estava sob o domínio dos Sovietes.
7 O novo governo
7.1 Lênin foi eleito presidente do Soviete, onde Trotski era comissário do povo e ministro das Relações Exteriores e, Stalin, das Nacionalidades.
7.2 Josef Stalin foi o dirigente máximo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) de 1929 a 1953. Governou por meio do terror, embora também tenha convertido a URSS em uma das principais potências mundiais.
8 A guerra civil
8.1 O novo governo pôs fim à participação da Rússia na I Guerra Mundial
8.2 Acordo de Paz de Brest-Litovsk assinado em 3 de março de 1918. O acordo provocou novas rebeliões internas que terminariam em 1920, quando o Exército Vermelho derrotou o desorganizado e impopular Exército Branco antibolchevique.
9 O MARCIO CONTA COM VOCÊS
Show full summary Hide full summary

Similar

REVOLUÇÃO RUSSA
Savio Andrade
Primeira Guerra Mundial 1914-1918
Alessandra S.
Imperialismo e Neocolonialismo
Daniel Lima
Imperialismo e Neocolonialismo
dasdasda dasdasdad
Revolução Russa
Daniel Lima
REVOLUÇÃO RUSSA
Renato Camara
ENEM - HISTÓRIA CANTADA - 1 GUERRA MUNDIAL
Nicole Bitencourt
Revolução Russa de 1917
Milena Francis
Revolução Russa
Ana Júlia Florek
Revolução Russa (1917)
Sara Martins Silva