Sistema Kaizen

Amanda Alves4136
Mind Map by Amanda Alves4136, updated more than 1 year ago
Amanda Alves4136
Created by Amanda Alves4136 over 4 years ago
16
0

Description

Mapa mental do Sistema Kaizen

Resource summary

Sistema Kaizen
1 1 - O que é ?
1.1 1.1 - Sob o contexto de qualidade, Kaizen significa melhoramento contínuo e envolve toda hierarquia da organização, desde a produção à alta administração
2 3 - Ciclo PDCA
2.1 3.1 - É um dos conceitos mais importantes do Kaizen. É um método gerencial composto de quatro fases básicas: Planejar, Executar, Verificar e Atuar corretivamente.
2.2 3.2 - Planejar (Plan): Método que estabelece metas sobre os itens de controle e estabelece os caminhos para atingi-las;
2.3 3.3 - Executar/desempenhar (Do): Execução das tarefas como prevista no plano e coleta de dados para verificação do processo, além do treinamento decorrente da fase de planejamento;
2.4 3.4 - Verificar (Check): Após os dados coletados na execução, compara-se o resultado alcançado com a meta planejada
2.5 3.5 - Atuar corretivamente (Action): Etapa onde o usuário detecta os desvios e atua nas correções definitivas, de forma que o problema nunca volte a ocorrer.
3 4. Principais Ferramentas
3.1 4.1 - Análise de falhas: Visa “identificar todas as formas pelas quais uma falha pode ocorrer, estimar o efeito e gravidade da falha e recomendar ações corretivas”
3.2 4.2 - 5 Porquês: Técnica cujo objetivo é identificar a causa raiz dos problemas e consiste de perguntar “por quê?” para cada hipótese de causa, cinco vezes seguidas, até se chegar à causa fundamental.
3.3 4.3 - Diagrama de Causa e Efeito: Utilizada para apresentar a relação existente entre o problema a ser solucionado (efeito) e os fatores (causas) do processo que podem influenciar na ocorrência do problema. Além de tornar claras as possíveis causas do problema, também facilita a identificação da sua causa fundamental, permitindo que se possa fazer um plano de ação para eliminá-la.
3.4 4.4 - Brainstorming: “Tipo de interação em um grupo pequeno, concebido para incentivar a livre promoção de idéias sem restrições nem limitações quanto à sua exequibilidade” (MINICUCCI, 2001:58), a fim de resolver problemas que precisam de soluções novas – e, portanto, de imaginação. Procura-se obter o maior número possível de sugestões, e nenhuma pode ser criticada durante a exposição
3.5 4.5 - 5W1H: Plano de ação construído com base em questionamentos referentes a seis elementos essenciais à implantação do projeto: WHAT - O que será feito (etapas) HOW - Como deverá ser realizada cada tarefa/etapa (método) WHY - Por que deve ser executada a tarefa (justificativa) WHERE - Onde cada etapa será executada (local) WHEN - Quando cada uma das tarefas deverá ser executada (tempo) WHO - Quem realizará as tarefas (responsabilidade) Descreve todas as tarefas a serem executadas de forma precisa, padronizada e objetiva e ajuda a implementar as ações de forma mais organizada. Tem sido utilizado também na versão 5W2H, que acrescenta a expressão “HOW MUCH” (quanto?)
4 2 - o envolvimento de todos.
4.1 2.1 - Os empregados podem desempenhar função vital no melhoramento dos padrões, especialmente por meio de um sistema de sugestões. No Kaizen, isto é muito estimulado, e tem, como uma das conseqüências positivas, pessoas mais dispostas a seguir os novos padrões por elas mesmas propostos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Organização e Arquitetura de Computador
Rodrigo Gomes
Apresentação da aula 2- ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
Bárbara Bezerra
SIMULADO IBGE 2016 - GEOGRAFIA - Organização Politico Administrativa I
Alex Farias
Funções básicas da administração
Luanna Cavalcanti
EsPCEx
Rafael Alvim
Funções da ADM = PODC
Michele Fiorentino
Saúde - Aula 2 - Organização técnico-científica
Ramon Pablo Barros
METODOLOGIA CIENTÍFICA - AULA 02 - GERAL
Ana Heloisa Paiva
Resolução SEE nº 2197/2012
rocha8982
Trazendo de volta o espaço: A construção generativa
tatiane alves