Estrutura viral

Matheus Paracampos
Mind Map by Matheus Paracampos, updated more than 1 year ago
Matheus Paracampos
Created by Matheus Paracampos over 5 years ago
22
0

Description

Mapa mental

Resource summary

Estrutura viral
  1. Cada partícula viral ou virion é constituída por cerne ou núcleo de ácido nucléico (DNA ou RNA, mas nunca ambos) recoberto por um invólucro protéico denominado cápside ou capsídio; o conjunto ácido nucléico/invólucro proteico constitui a nucleocápside ou nucleocapsídio. A cápside é formada por múltiplas subunidades denominadas capsômeros.
    1. Existem ainda nucleoproteínas que envolvem o DNA ou RNA viral, como uma capa. É proteção contra ataques das enzimas da célula infectada. Além delas alguns vírus carregam proteínas que ajudam na replicação.
      1. Alguns vírus possuem a nucleocápside envolvida por um envoltório, envelope ou invólucro de glicoproteínas e/ou lipídios. Os vírus sem esse envelope são denominados vírus nus, e aqueles que possuem esse envelope são denominados encapsulados ou envelopados.
        1. As espículas são constituídas de proteína, e são essas estruturas presentes nos vírus com envoltório que se ligam aos receptores expressos na superfície da célula, a forma dessas espículas e dos receptores é o que define que partes do corpo o vírus vai infectar. Estes vírus podem ser organizados segundo estruturas icosaédricos, helicoidais e de estrutura complexa
          1. Icosaédricos
            1. Os capsômeros organizam-se em icosaédricos (20 faces triangulares equiláteras, 12 vértices, e 30 arestas), os capsômeros dos vértices de cada face são chamados “pentons” e os capsômeros das faces de “hexons” . Ex. poliemielite, adenovírus, herpesvírus.
            2. Helicoidais
              1. Os capsômeros organizam-se segundo simetria do tipo helicoidal (vírus do mosaico do tabaco, da batata, vírus da influenza e caxumba), dispondo-se o ácido nucléico na parte interna das unidades protéicas, associado as mesmas.
              2. Complexos
                1. Possuem envelope e são geralmente pleomórficos, pois o envelope não é rígido. Exs. Esféricos (arbovírus; arboencefalites), paralelepípedos (poxvírus; varíola), da raiva e os bacteriófagos.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Vírus
        Alessandra S.
        Vírus
        Marcio Felix
        Cartões Prions/Fungos/Bactérias/Vírus
        Sachiko Chan
        Imunidade Inata
        Ingrid Raquel
        IMUNIDADE INATA FMSA
        Ingrid Raquel
        IMUNIDADE INATA
        Ingrid Raquel
        Sistema Imune
        Lia_anaju
        Sistema Imune
        Caio Vinicius