01. Conceitos Fundamentais

cesarfabr
Mind Map by , created over 5 years ago

Fundamentos para Sistemas de Informação

41
1
0
cesarfabr
Created by cesarfabr over 5 years ago
Francisco Antônio da Silva
Aldo Hembherty
Proposição
Danielly Engenharia
Forecast
Ana Maria Aquino
Repaso de Revalida Enfermeria 2015
Francisco Rivera
1PR101 2.test - Část 15.
Nikola Truong
02. Informação e Organizações
cesarfabr
Comunicação de Dados e Redes
cesarfabr
03. Tipos de Sistemas de Informação
cesarfabr
CRM (Customer Relationship Management)
Ana Maria Aquino
Primeira Guerra Mundial
Mary Marynartes
01. Conceitos Fundamentais
1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Annotations:

  • CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: * compreender o conceito de sistemas, subsistemas e suas características; * identificar os sistemas de informação, seus componentes e sua aplicação nas organizações; * reconhecer as características de um sistema de informações bem-sucedido.
  • A teoria geral dos sistemas foi formulada pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy no início da década de 1930, mas foi publicada apenas em 1968.
  • Sistema é um conjunto de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um conjunto de objetivos.
  • Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo.
  • Sistema é um conjunto de componentes e processos que visam transformar determinadas entradas em saídas.
1.1 1. O QUE É

Annotations:

  • São úteis e genéricos o bastante para definir sistemas orgânicos, sociais, econômicos, políticos, matemáticos, físicos e outros. Assim, pode-se chamar tanto um organismo vivo, como uma fábrica, um modelo matemático ou um programa de computador de sistema, afinal todos são compostos por diferentes elementos que interagem entre si e geram algum tipo de resultado.
1.1.1 SOCIAIS
1.1.1.1 Coletivo
1.1.1.1.1 Diretoria
1.1.2 POLÍTICOS
1.1.2.1 Prefeitura
1.1.2.1.1 Secretarias
1.1.3 ECONÔMICOS
1.1.3.1 Fábrica
1.1.3.1.1 Funcionários
1.1.4 ORGÂNICOS
1.1.4.1 Corpo Humano
1.1.4.1.1 Célula
1.1.5 MATEMÁTICOS
1.1.5.1 Gestão de Estoque
1.1.5.1.1 Papel
1.1.5.1.2 Toner
1.2 2. ATIVIDADES

Annotations:

  • Todo sistema é composto por entradas, mecanismos de processamento, saídas e a realimentação (feedback).
1.2.1 ORGANIZAÇÕES

Annotations:

  • É uma estrutura social formal e estável, que emprega recursos do ambiente e os processa para produzir saídas.
1.2.1.1 Universidade

Annotations:

  • Todo sistema deve ter um objetivo. Os subsistemas, por sua vez, têm também objetivos que contribuem para o objetivo maior do sistema em que estão inseridos.
1.2.1.1.1 Objetivo

Annotations:

  • Aquisição e desenvolvimento de conhecimento.
1.2.1.1.1.1 Entrada

Annotations:

  • CAPITAL, TRABALHO e INSUMOS. Estudantes. Professores. Administradores. Livros e Equipamentos.
1.2.1.1.1.2 Processamento

Annotations:

  • TRANSFORMAÇÃO. Ensino. Pesquisa. Serviços. Extensão.
1.2.1.1.1.3 Saída

Annotations:

  • PRODUTOS ou SERVIÇOS. Estudantes cultos. Pesquisa significativa. Serviços à comunidade.
1.2.1.1.1.4 Realimentação

Annotations:

  • CONSUMO POR AGENTES EXTERNOS ENCONTRADOS NO AMBIENTE EM QUE SE INSERE. 
  • Demandas da sociedade ou dos estudantes geram necessidades de novas entradas.
  • Análise dos relatórios gera necessidade de novas entradas.
1.3 3. CARACTERÍSTICAS
1.3.1 DEFINIÇÃO

Annotations:

  • Sistema de Informação é um conjunto de componentes interrelacionados, desenvolvidos para coletar, processar, armazenar e distribuir informação para facilitar a coordenação, o controle, a análise, a visualização e o processo decisório.
  • É uma combinação estruturada de informação, recursos humanos, tecnologias de informação e práticas de trabalho, organizado de forma a permitir o melhor atendimento dos objetivos da organização.
1.3.2 INFORMAÇÃO
1.3.2.1 Coletar
1.3.2.2 Processar
1.3.2.3 Armazenar
1.3.2.4 Distribuir
1.3.3 COORDENAÇÃO
1.3.4 CONTROLE
1.3.5 ANÁLISE
1.3.6 VISUALIZAÇÃO
1.3.7 PROCESSO DECISÓRIO
1.3.8 ATIVIDADES
1.3.8.1 Entrada

Annotations:

  • Em sistemas de informação a entrada é a atividade de captar  juntar dados primários. Ao se produzir cheques de pagamento por um sistema informatizado, por exemplo, as horas trabalhadas de cada empregado devem ser informadas antes que o cheque seja efetivamente calculado e emitido. Independentemente do sistema envolvido, o tipo de entrada é determinado pela saída do sistema;
1.3.8.2 Processamento

Annotations:

  • Envolve a conversão ou transformação dos dados nas saídas úteis e desejadas pelo usuário. Um exemplo tradicional é o cálculo de folha de pagamento. Nele as horas trabalhadas de cada empregado junto com o valor da hora de trabalho devem ser multiplicadas e calculados o pagamento líquido, as horas-extras e os descontos, segundo as regras estabelecidas.
1.3.8.3 SAÍDA

Annotations:

  • Envolve a etapa na qual a informação propriamente dita é emitida. É a etapa que realmente interessa ao usuário do sistema. Se uma saída gerada por um sistema não for útil para algum propósito, então deve-se fazer uma crítica ao sistema para avaliar sua real necessidade. Por mais simples que isso possa parecer, há muitos sistemas que geram saídas desnecessárias e inúteis;
1.3.8.4 REALIMENTAÇÃO

Annotations:

  • (FEEDBACK). É uma saída usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou no processamento. Erros de digitação, por exemplo, podem fazer com que dados de entrada tenham que ser corrigidos antes de seu processamento. A realimentação também ocorre quando o sistema gera saídas que demandam uma tomada de decisão que provocará uma nova entrada no sistema. Um sistema que indique que os níveis de estoque de uma empresa estão baixos poderá provocar uma decisão de aquisição, que por sua vez gerará a atualização dos produtos em estoque, ou seja, uma nova entrada no sistema.
1.4 4. SISTEMAS
1.4.1 4.1. ABORDAGEM SÓCIOTÉCNICA

Annotations:

  • A Abordagem Sóciotécnica, considera os sistemas de informações de uma forma mais ampla. Essa abordagem considera que os sistemas de informação não se concentram apenas em tecnologias, mas também nas pessoas e nos processos organizacionais que estão permanentemente sendo afetados e influenciando os sistemas de informações.
  • O estudo de sistemas de informação deve sempre contemplar as três diferentes perspectivas sugeridas pela abordagem sociotécnica: organizações, pessoas e tecnologias. Dessa forma haverá melhores condições para garantir o sucesso dos sistemas de informação nas organizações.
1.4.1.1 4.1.2. Pessoas

Annotations:

  • As pessoas são os usuários efetivos, que usam as informações de um sistema para executar seu trabalho. São as pessoas que possibilitam as entradas no sistema, utilizam suas saídas, enfim, tornam o sistema produtivo. Nesse contexto, esses indivíduos devem ser preparados para realizar suas tarefas e usar eficientemente os sistemas de informação.
1.4.1.2 4.1.3.Organizações

Annotations:

  • As organizações podem ser vistas como uma grande coleção de processos operacionais e administrativos. Esses processos seguem uma série de procedimentos que podem estar formalizados e escritos, ou compor práticas de trabalho informais. 
1.4.1.2.1 a) Processos Operacionais

Annotations:

  • Os processos operacionais são aqueles que criam, produzem e entregam os bens e serviços que são consumidos pelo mercado.
1.4.1.2.2 b) Processos Administrativos

Annotations:

  • Os processos administrativos são responsáveis pelo planejamento e controle da condução dos negócios.
1.4.1.3 4.1.1.Tecnologia

Annotations:

  • A tecnologia é o meio pelo qual os sistemas de informação podem ser implementadas. Deve ser vista como ferramenta e não ter um fim em si mesma. A tecnologia envolve o computador propriamente dito e demais equipamentos (hardware), os programas de computadores (software), as tecnologias de armazenamento para organizar e armazenar os dados (banco de dados) e os recursos de telecomunicações que interconectam os computadores em rede.
1.4.1.3.1 a) Hardware
1.4.1.3.2 b) Software
1.4.1.3.3 d) Banco de Dados
1.4.1.3.4 c) Rede
1.5 5. AVALIAÇÃO
1.5.1 Rentabilidade

Annotations:

  • Existe quando os benefícios do sistema ultrapassam seus custos.
1.5.2 Desempenho

Annotations:

  • Ocorre quando o sistema melhora a qualidade das decisões de seu usuário.
1.5.3 Área de Aplicação

Annotations:

  • Um sistema é bem-sucedido quando é aplicado aos problemas de maior importância na organização. Isso contribui significativamente para justificar seu custo.
1.5.4 Satisfação

Annotations:

  • Como o sistema é um instrumento de auxílio ao usuário, sua satisfação indica que as funções esperadas pelo usuário são atendidas. Mesmo sendo uma avaliação subjetiva, essa pode ser considerada válida se estiver associada a outros indicadores de sucesso.
1.5.5 Utilização Generalizada

Annotations:

  • O fato de o sistema ser amplamente utilizado é um indicador de sucesso na medida em que possui a aprovação de várias pessoas.
1.6 UNIDADE I