Ciclos biogeoquímicos

Description

Trabalho de Biologia- Ciclos Biogeoquímicos
lucasandrefreita
Mind Map by lucasandrefreita, updated more than 1 year ago More Less
Beatriz nonato
Created by Beatriz nonato about 8 years ago
lucasandrefreita
Copied by lucasandrefreita almost 8 years ago
6
0

Resource summary

Ciclos biogeoquímicos
  1. Água
    1. O calor irradiado pelo sol aquece a água de rios, lagos e mares fazendo-a evaporar
      1. O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros. Este é o processo de condensação
        1. Logo, se inicia o processo de Precipitação, em que as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva.
          1. O vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, e é Infiltrado no solo o que alimenta os lençóis subterrâneos
            1. Essa água infiltrada no solo é absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolve à atmosfera por meio da Evapotranspiração.
    2. Oxigênio
      1. o oxigênio compõe o gás carbônico (CO2) e a água (H2O), que tornam possível a realização da fotossíntese.
        1. Uma parte desse Oxigênio é inspirado por seres fotossintetizantes (plantas e fitoplâncton) e por meio do processo de fotossíntese esses seres liberam esse gás para a atmosfera tornando possível a respiração dos demais animais.
          1. Quando absorvido pelos animais, é utilizado para a respiração celular, em que as glicoses são degradadas liberando energia, água e gás carbônico (logo, esses elementos voltam para a realização da fotossíntese).
      2. Nitrogênio
        1. 1 - O Nitrogênio em sua fase inicial como elemento (inerte), não é assimilado por nenhum ser vivo. Porém em sua Fixação biológica, este é convertido por bactérias em compostos nitrogenados que passam a ser assimiláveis por fungos que vivem em raízes das plantas (simbiose).
          1. 2 - Estes compostos assimilados pelas raízes das plantas são reconvertidos em proteínas vegetais e que na cadeia alimentar são passados aos consumidores primários (Herbívoros).
            1. 3- Quando esses consumidores morrem, defecam ou urinam (ou a planta morre) essas proteínas sõa decompostas em substâncias mais simples por organismos que vivem no solo, principalmente por bactérias saprófitas e várias espécies de fungos.
              1. 6 - Estes microrganismos utilizam as proteínas e os aminoácidos como fonte para suas próprias proteínas e liberam o excesso de nitrogênio sob a forma de amônio. Este processo é denominado Amonificação
                1. 4 - A amônia em grande quantidade é significativamente tóxica ás plantas, assim criando uma relação com esses organismos algumas bactérias encontradas nos solos são empregadas na oxidação dessa substância
                  1. 5 - A oxidação da amônia, conhecida como nitrificação, produz energia e a energia liberada é utilizada por bactérias nitrificantes quimiossintéticas para reduzir o dióxido de carbono, da mesma forma que as plantas utilizam a energia luminosa para a redução do dióxido de carbono. Essas bactérias oxidam a amônia dando nitrito (nitrosação)
                    1. 7 - O nitrito também é consideravelmente tóxico para as plantas superiores, mas raramente se acumula no solo. Outro gênero de bactéria, oxida o nitrito, formando o nitrato. O nitrato é a forma sob a qual quase todo o nitrogênio se move de volta para o interior das raízes das plantas
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
        Isadora Rodrigues
        Ciclos biogeoquímicos
        Gabriel Zanin
        CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
        Williane Ferreira
        Ciclos biogeoquímicos
        Manoela C. Candido
        Ciclos biogeoquímicos
        Ana Paula Ferreira
        1_Ciclos biogeoquímicos
        Ana Paula Ferreira
        Ciclos biogeoquímicos
        Karine Maia
        Ciclos Biogeoquímicos
        Luiz Fernando Dos Anjos
        *******Ciclos biogeoquímicos
        Leonardo Lemos
        CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
        stephanie chrispim