Rochas metamórficas

Description

Rochas metamórficas
joana_pinto_202
Mind Map by joana_pinto_202, updated more than 1 year ago
joana_pinto_202
Created by joana_pinto_202 about 10 years ago
104
6

Resource summary

Rochas metamórficas

Annotations:

  • resultam da transformação de rochas pré-existentes. Estas transformações decorrem quando esas rochas atingem grandes profundidades ou quando são encaixantes nas intrusões magmáticas, sem contudo passarem pelo estado de fusão. Nestes casos devido às novas condições de pressão e temperatura, diferentes das que presidiram à sua génese, as rochas vão sofrer alterações nas suas características originais.
  1. Metamorfismo

    Annotations:

    • O metamorfismo é a alteração das rochas que tem lugar no interior da Terra. Essa alteração pode verificar-se ao nível da composição mineralógica, da textura, ou de ambas e ocorre sem que haja fusão das rochas. Ocorre em condições de temperatura e pressão elevadas e ocorre ao nível das zonas de subducção e em zonas de formação de cadeias montanhosas.
    1. Agentes de metamorfismo

      Annotations:

      • Temperatura - as duas principais fontes de calor envolvidas no metamorfismo são o calor interno da Terra que aumenta com a profundidade e intrusões magmáticas.  Por acção do calor, certos minerais podem-se tornar instáveis e reagir com outros minerais, formando combinações que são estáveis nas novas condições, dando origem a uma estrutura cristalina diferente.
      • Tensão – Tensão litostática – é o resultado do peso da massa de rocha suprajacente e é aplicada igualmente em todas as direcções. Tem como consequência a redução do volume e aumento da densidade da rocha. Tensão não litostática – caracteriza-se por ter diferente intensidade em diferentes direcções. Pode ser compressiva, distensiva ou de cisalhamento e está, geralmente, associada a movimento tectónicos. Este tipo de tensão causa a deformação da rocha e o alinhamento dos minerais ou foliação.
      • Fluidos – Os fluidos que circulam entre os grãos de minerais dissolvem iões de certos minerais e transportam-nos para outros locais onde podem reagir com outros minerais.
      • Tempo – Todos os fenómenos relacionados com o metamorfismo ocorrem ao longo de grandes períodos de tempo.
    2. Recristalização e minerais de origem metamórfica
      1. Recristalização

        Annotations:

        • Os minerais das rochas que sofrem processos metamórficos tornam-se instáveis, formando por recristalização novas associações de minerais que se adaptam às condições do novo ambiente. A recristalização é a reorganização dos elementos de um mineral original numa combinação mais estável, nas novas condições de tensão, temperatura e fluidos envolventes. (distena, andaluzite, granada, epídolo.
        1. Minerais de origem metamórfica

          Annotations:

          • Existem minerais que se formam apenas numa gama restrita de condições, permitindo inferir as condições em que a rocha que os contém se formou. Estes designam-se por minerais índice. O aumento progressivo das condições de pressão e temperatura relaciona-se com diferentes graus de metamorfismo, sendo considerados o metamorfismo de baixo grau, o metamorfismo de grau intermédio e o metamorfismo de alto grau.
          1. Tipo de metamorfismo
            1. Contacto

              Annotations:

              • Ocorre nas rochas adjacentes a intrusões magmáticas que pela sua elevada temperatura vão provocar alterações nas rochas encaixantes. Estas alterações ocorrem a nivel da textura e da composição quimio-mineralógica. O factor de metamorfismo presente neste caso é a temperatura sendo que o seu aumento tem origem no calor proveniente da intrusão magmática.
              1. Regional

                Annotations:

                • É mais frequente e abrange grandes porções de crosta terrestra, nas sequência de fenómenos tectónicos de larga escala,como afastamento e colisão de placas. Está associado á génese de cadeias montanhosas.Deve-se a temperaturas e tensões não litostáticas elevadas que modificam a rocha em profundidade.A formação de rochas resultantes envolve recristalização e deformação devido à ação combinada e crescente das condições de temperatura e tensão. Xistosidade relacionada com rochas deste tipo.
          2. Classificação de rochas metamórficas
            1. foliadas

              Annotations:

              • forma-se a partir do metamorfismo regional e daí resultam rochas como: filito, micaxisto e gnaisse.
              1. não foliadas

                Annotations:

                • resultam do metamorfismo de contacto: corneana, quartzito, mármore, anfibolitos.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              G11-As Rochas
              Carolina Silva
              Biosfera
              joana_pinto_202
              Arquivos históricos da Terra - rochas sedimentares
              joana_pinto_202
              Minerais
              joana_pinto_202
              INCOMPLETO - Biologia e Geologia - Geologia 11º ano, parte IV - Ensino Secundário Português
              Heres Oliveira
              Biologia e Geologia - Geologia 10º ano, parte I - Ensino Secundário Português
              Heres Oliveira
              As moléculas orgânicas e inorgânicas
              Heres Oliveira
              Evolução biológica
              joana_pinto_202
              Geologia 10ºANO
              catarinacusca
              Fotossíntese
              joana_pinto_202
              Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
              Catarina Troiano