O verdadeiro papel da educação - Edgar Morin

PM Mieco
Mind Map by , created over 3 years ago

http://www.fronteiras.com/entrevistas/edgar-morin-o-verdadeiro-papel-da-educacao

113
7
0
Tags
PM Mieco
Created by PM Mieco over 3 years ago
Science Revision - Year 10
Caitlin Kumala
Photosynthesis and Respiration
Jessica Phillips
CCNA Security Final Exam
Maikel Degrande
1PR101 1.test - Doplňující otázky
Nikola Truong
Know the principles of electricity - Outcome 1
Jamie Parslow-Williams
Exothermic & Endothermic Reactions (C2)
victoriarose
Business Finance - Chapter 1
waynejonesjnr
USA stock market collapse
Emily Tisch
The Norman Conquest 1066-1087
adam.melling
Unit 3 Business Studies
Lauren Thrower
O verdadeiro papel da educação - Edgar Morin

Annotations:

  • 14/10/2015 Nova Escola - link: http://www.fronteiras.com/entrevistas/edgar-morin-o-verdadeiro-papel-da-educacao
1 1. Estimular as crianças a questionarem 2. "Reformas do ensino" 3. "Reflexão filosófica" ("fomentar a investigação e a pluralidade de possíveis caminhos")
1.1 2. "Ensinar valores" - as crianças precisam "compreender a si mesmos para que possam compreender os outros" que cada um tem suas particularidades
1.1.1 Sistema educacional - não propicia essas discussões; ao contrário "fragmenta a realidade, simplifica a complexidade, separa o que é inseparável e ignora a multiplicidade e a diversidade.
2 Disciplinas - devem ser reformuladas, da forma que estão "isolam as partes de um todo", devem mostrar as "correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem". Do jeito que está será "ineficiente e insuficiente para os cidadãos do futuro".
3 "Sempre instigando a curiosidade e não a matando, como frequentemente faz a escola".
4 Aponta a importância de trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares"
5 "O professor pode procurar ter essa cultura menos especializada, enquanto não existir uma mudança na formação e na organização dos saberes. [...] Somente uma comunicação entre elas vai propiciar o nascimento de uma nova cultura, e essa, sim, deverá perpassar a formação de todos os profissionais".
5.1 O professor "vai se autoformar quando começar a escutar os alunos, que são os porta-vozes de nossa época. Se há desinteresse da classe, ele precisa saber o porquê. É dessa postura de diálogo que as novas necessidades de ensino vão surgir. Ao professor cabe atendê-las".
5.1.1 "[...] buscaria entender o nosso tempo, nossos dilemas e nossos desafios; o estudo da condição humana em seus aspectos biológicos, físicos, culturais, sociais e psíquicos".
6 "Não adianta um ministro querer revolucionar a escola se os espíritos não estiverem preparados. A reforma vai começar por uma minoria que sente necessidade de mudar".
7 "O polivalente pode mostrar aos pequenos como se produz a cultura da televisão e do videogame na qual eles estão imersos desde muito cedo. Já a escola que trabalha com os jovens deve dedicar-se à aprendizagem do diálogo entre as culturas humanísticas e científicas. É o momento ideal para o aluno conhecer a história de sua nação, situar-se no futuro de seu continente e da humanidade. Às universidades caberia a reforma do pensamento, para permitir o uso integral da inteligência."

Media attachments