Fases da respiração aeróbica

Matheus Paracampos
Mind Map by Matheus Paracampos, updated more than 1 year ago
Matheus Paracampos
Created by Matheus Paracampos almost 4 years ago
129
0

Description

mapa mental
Tags

Resource summary

Fases da respiração aeróbica
1 A degradação da glicose na respiração celular se dá em três etapas fundamentais
1.1 Glicólise
1.1.1 A glicólise ocorre no hialoplasma da célula
1.1.2 A glicólise consiste na transformação de uma molécula de glicose, ao longo de várias etapas, em duas moléculas de ácido pirúvico. Nesse processo são liberados quatro hidrogênios, que se combinam dois a dois, com moléculas de uma substância celular capaz de recebê-los: o NAD (nicotinamida-adenina-dinucleotídio). Ao receber os hidrogênios, cada molécula de NAD se transforma em NADH2. Durante o processo, é liberada energia suficiente para a síntese de 2 ATP
1.1.2.1 Na glicólise há um rendimento direto de duas moléculas de ATP por moléculas de glicose degradada. Formam-se, também, duas moléculas de NADH2 que, na cadeia respiratória, fornecem energia para a síntese de de seis moléculas de ATP.
1.2 Ciclo de Krebs
1.2.1 Ocorre no interior das mitocôndrias
1.2.2 As moléculas de ácido pirúvico resultantes da degradação da glicose penetram no interior das mitocôndrias, onde ocorrerá a respiração propriamente dita. Cada ácido pirúvico reage com uma molécula da substância conhecida como coenzima A, originando três tipos de produtos: acetil-coenzima A, gás carbônico e hidrogênios.
1.2.2.1 O CO2 é liberado e os hidrogênios são capturados por uma molécula de NADH2 formadas nessa reação. Estas participarão, como veremos mais tarde, da cadeia respiratória. Em seguida, cada molécula de acetil-CoA reage com uma molécula de ácido oxalacético, resultando em citrato (ácido cítrico) e coenzima A
1.2.3 Os oito hidrogênios liberados no ciclo de Krebs reagem com duas substâncias aceptoras de hidrogênio, o NAD e o FAD, que os conduzirão até as cadeias respiratórias, onde fornecerão energia para a síntese de ATP. No próprio ciclo ocorre, para cada acetil que reage, a formação de uma molécula de ATP.
1.2.3.1 Durante o ciclo de Krebs, as duas moléculas de Acetil-CoA levam a produção direta de duas moléculas de ATP. Formam-se, também, também, seis moléculas de NADH2 e duas moléculas de FADH2 que, na cadeia respiratória, fornecem energia para a síntese de dezoito moléculas de ATP (para o NAD) e quatro moléculas de ATP (para o FAD).
1.3 Cadeia de respiração
1.3.1 Ocorre no interior das mitocôndrias
1.3.2 Foram liberados quatro hidrogênios durante a glicólise, que foram capturados por duas moléculas de NADH2. Na reação de cada ácido pirúvico com a coenzima A formam-se mais duas moléculas de NADH2. No ciclo de Krebs, dos oito hidrogênios liberados, seis se combinam com três moléculas de NAD, formando três moléculas de NADH2, e dois se combinam com um outro aceptor, o FAD, formando uma molécula de FADH2.
1.3.2.1 As moléculas de NAD, de FAD e de citocromos que participam da cadeia respiratória captam hidrogênios e os transferem, através de reações que liberam energia, para um aceptor seguinte. Os aceptores de hidrogênio que fazem parte da cadeia respiratória estão dispostos em sequência na parede interna da mitocôndria.
1.3.2.1.1 O ultimo aceptor de hidrogênios na cadeia respiratória é a formação de moléculas de ATP, processo chamado de fosforilação oxidativa. Cada molécula de NADH2 que inicia a cadeia respiratória leva à formação de três moléculas de ATP a partir de três moléculas de ADP e três grupos fosfatos como pode ser visto na equação a seguir:
2 A contabilidade energética completa da respiração aeróbica é, portanto: 2 + 6 + 6 + 2 + 18 + 4 = 38 ATP.
2.1 1 C6H12O6 + 6 O2 + 38 ADP + 38 P 6 CO2 + 6 H2O + 38 ATP
Show full summary Hide full summary

Similar

Respiração aeróbia - 10º ano
hlopes047
Sistema Respiratório - Biologia
Ana Bressan
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
Rafaela Barcelos
Sistema Respiratório - Biologia
Vivi :)
Sistema Respiratório - Biologia
Josiane Hader
Sistema Respiratório - Biologia
Natália Jardim
Sistema Respiratório - Biologia
LAUANY PUGINA SILVA VALDO
Sistema Respiratório - Biologia
Livia Sarvanini
Sistema Digestório
Juliana Lima
Sistema Digestório
Daniela Barreto3004