ABNT NBR ISO 9001

Bruno Sales
Mind Map by , created over 5 years ago

Mapa da norma ABNT NBR ISO 9001 para auxiliar na aplicação da mesma em uma organização (empresa, grupo de trabalho, etc)

69
2
0
Bruno Sales
Created by Bruno Sales over 5 years ago
Histologia Animal
Daniela Barreto3004
Jean Piaget
Fabrinne Nery
Desenho Técnico
Rebecca Schor
Edexcel Biology chapter 1
Anna Bowring
GCSE AQA Physics - Unit 2
James Jolliffe
Islamismo
celine.stefany
Regresso a Ítaca
Delfina Amado
Métodos de Pesquisa Científica
Ana Paula Folha Sousa
Mapa Mental 01
AC Souza
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
ABNT NBR ISO 9001

Annotations:

  • A ABNT NBR ISO 9001 define os requisitos mínimos que uma empresa deve atender para poder ter um certificado e divulgar ao mundo que possui um sistema de gestão da qualidade compatível com os mais altos padrões internacionais de qualidade e gestão.
1 1 - ESCOPO

Annotations:

  • Definição: É a finalidade, o Alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. requisitos cliente e legaismelhoria contínua 
1.1 1.1 - Generalidades

Annotations:

  • especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade. fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente. assegurar a conformidade com os requisitos do cliente.
1.2 1.2 Aplicação

Annotations:

  • os requisitos desta Norma são genéricos e aplicáveis a todas as organizações O item excluído não pode afetar a capacidade nem a responsabilidade da empresa em atender os requisitos do cliente nem os requisitos legais do produto.  
2 2 - REFERÊNCIA NORMATIVA

Annotations:

  • Norma que serve como referência
3 3 - TERMOS E DEFINIÇOES

Annotations:

  • Termos e Definições, diz que os termos e definições usados são explicados na norma ISO 9000, assim, a sua aquisição se faz automaticamente necessária. onde aparecer o termo "produto", este também pode significar "serviço"
4 4 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Annotations:

  • sistema - Método, combinação de meios, de processos destinados a produzir certo resultado; plano. gestão - Ato de gerir, Administração, direção. qualidade - Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão 
4.1 4.1 - Requisitos gerais

Annotations:

  • Requisitos - processos p SGQcritérios operação controlerecursos - dinheiromonitorarações necessárias melhoria 
4.2 4.2 - Requisitos de documentação

Annotations:

  • estabelece as condições mínimas relacionada aos documentos pertinentes ao sistema de gestão da qualidade.
4.2.1 4.2.1 - Generalidades

Annotations:

  • declarações documentadas de uma política da qualidade e dos objetivos da qualidade. um manual da qualidade. procedimentos documentados. registros determinados pela organização para assegurar o planejamento a operação e o controle eficazes de seus processos.
4.2.2 4.2.2 - Manual da Qualidade

Annotations:

  • escopo do sistema de gestão da qualidade. procedimentos documentados estabelecidos. uma descrição da integração entre os processos.
4.2.3 4.2.3 - Controle de Documentos

Annotations:

  • Os documentos possuem uma importante tarefa no sistema como um todo, são eles quem mantém os padrões definidos e estabelecem a regularidade com que os processos são executados. Um documento deve ser escrito descrevendo os controles necessários para garantir a confiabilidade dos documentos.
4.2.4 4.2.4 - Controle de Registros

Annotations:

  • O sistema de gestão da qualidade deve gerar evidências de sua eficácia. Essas evidências, chamadas de registros, devem ser adequadamente mantidas.
5 5 - RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO

Annotations:

  • cobra da direção das empresas que almejam ter um sistema de gestão da qualidade implantado, uma série de tarefas.
5.1 5.1 - Comprometimento da Direção

Annotations:

  • Um fator decisivo na implantação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade é o comprometimento da direção. O sucesso depende desse comprometimento.
5.2 5.2 - Foco no Cliente

Annotations:

  • Requer que toda organização que almeje a certificação, deve manter o foco no cliente.
5.3 5.3 - Politica da Qualidade

Annotations:

  • Uma carta, oficialmente constituída, e portanto, com validade legal, descrevendo a intenção da empresa em gerir seus processos, produtos e serviços com qualidade.
5.4 5.4 - Planejamento

Annotations:

  • deixa para a organização uma grande responsabilidade, o de planejar o sistema de gestão da qualidade como um todo. Antes de iniciarmos o assunto, vamos entender o significado da palavra planejamento.
5.4.1 5.4.1 - Objetivos da qualidade

Annotations:

  • Tendo como referência a Política da qualidade, devem-se definir os objetivos da qualidade e garantir que eles sejam atendidos em cada nível e função.
5.4.2 5.4.2 - Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade

Annotations:

  • Com uma política da qualidade bem estruturada e os objetivos definidos, cabe à direção assegurar o planejamento do sistema de gestão da qualidade.
5.5 5.5 - Responsabilidade, Autoridade e Comunicação

Annotations:

  • trata da responsabilidade que a direção de uma empresa, que trabalha com um sistema de gestão da qualidade tem em definir os seguintes itens: Responsabilidades; Autoridade; Representante da direção; Comunicação interna.
5.5.1 5.5.1 - Responsabilidade e Autoridade

Annotations:

  • a divisão da empresa em processos. Esses processos devem prever cada etapa da realização do produto, dos processos relacionados ao sistema de gestão e de processos de apoio, como recursos humanos e manutenção. Cada um desses processos possui uma série de tarefas a serem realizadas, para que o sistema de gestão em si, possa atingir os objetivos planejados. Para cada uma dessas tarefas, a direção deve determinar as devidas responsabilidades.
5.5.2 5.5.2 - Representante da Direção

Annotations:

  • Nem sempre a direção pode estar presente na gestão da qualidade. Por isso, a direção deve eleger seu representante para o sistema de gestão da qualidade.
5.5.3 5.5.3 - Comunicação Interna

Annotations:

  • solicita que a organização estabeleça um processo de comunicação eficiente Como: Diálogo diário da qualidade; Grupos de controle de qualidade; Grupos Kaizen; Quadros de gestão a vista; Portal na intranet; Jornal da qualidade;
5.6 5.6 - Analise Critica pela Direção

Annotations:

  • Dentre as diversas responsabilidades da Direção, está a de analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade e a adequação dos produtos.
5.6.1 5.6.1 - Generalidades

Annotations:

  • cobra da organização a realização de um planejamento para analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade.
5.6.2 5.6.2 - Entradas para Ánalise Crítica

Annotations:

  •  comitê formado pela organização e liderado pelo RD – Representante da Direção, deve coletar algumas informações, para apresentar de maneira clara e ordenada à diretoria em uma reunião.
5.6.3 5.6.3 - Saídas da Ánalise Crítica

Annotations:

  • solicita da organização que mantenha em arquivo os resultados obtidos durante a reunião.
6 6 - GESTÃO DE RECURSOS

Annotations:

  • Gestão significa gerenciamento, administração. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico.
6.1 6.1 - Provisão de Recursos

Annotations:

  • Fornecer os bens necessários para que o sistema de gestão da qualidade possa funcionar adequadamente
6.2 6.2 - Recursos Humanos

Annotations:

  • Os recursos humanos de uma organização devem ser gerenciados para que a organização possa adquirir e manter as competências necessárias.
6.2.1 6.2.1 - Generalidades

Annotations:

  • A garantia de que todas as pessoas que, pelo desempenho do seu trabalho, possam afetar a conformidade com os requisitos do produto, tenham a necessária competência para tal.
6.2.2 6.2.2 - Competência, Treinamento e Conscientização

Annotations:

  • Prever uma série de etapas para garantir que cada um dos colaboradores que possam afetar o atendimento aos requisitos do produto tenha condições de desempenhar seu papel com a devida maestria.
6.3 6.3 - Infra-estrutura

Annotations:

  • Determinar e forneça a infraestrutura necessária para que a organização possa atender a conformidade com os requisitos do produto. A organização deve manter por intermédio de manutenção ou substituição, de forma que a infraestrutura se mantenha adequada ao uso.
6.4 6.4 - Ambiente de Trabalho

Annotations:

  • Ambiente de trabalho é o conjunto de tudo que envolve o processo em questão: fatores físicos; temperatura; umidade; pressão; ruído; poluição; odores; Entre outros.  A organização deve determinar e gerenciar tais fatores de tal forma que o ambiente de trabalho seja propício para que a organização alcance a conformidade com os requisitos do produto.
7 7 - REALIZAÇÃO DO PRODUTO

Annotations:

  • Detalha cada fase da realização de um produto ou prestação de um serviço
7.1 7.1 - Realização do Produto

Annotations:

  • Deve haver coerência entre o planejamento da produção e dos demais requisitos do sistema de gestão da qualidade. A organização deve planejar muito bem antes de iniciar uma produção. Esse planejamento deve ser adequado ao produto que está sendo feito.
7.2 7.2 - Processos Relacionados a Clientes

Annotations:

  • Aborda da comunicação entre cliente e fornecedor nos diferentes momentos, seja na venda, na análise dos requisitos, no processo de pós-vendas e até mesmo no tratamento de eventuais reclamações.
7.2.1 7.2.1 - Determinação de Requisitos Relacionados ao Produto

Annotations:

  • Solicita da organização a identificação de todos os requisitos do produto ou serviço antes de fechar qualquer tipo de acordo, comercial ou não.  Especifica alguns detalhes, como quantidade, tipo de produto ou serviço e data desejada.
7.2.2 7.2.2 - Análise Crítica dos Requisitos Relacionados ao Produto

Annotations:

  • Para que se possa fornecer um bom produto ou prestar um bom serviço, a organização tem que ter certeza do que o cliente deseja. Cobra da organização que antes mesmo de aceitar qualquer tipo de compromisso com o cliente, faça uma análise aprofundada dos requisitos relacionados ao produto ou ao serviço que esteja sendo contratado.
7.2.3 7.2.3 - Comunicação com o Cliente

Annotations:

  • cobra da organização que tome providências eficazes para garantir a comunicação com o cliente. como: informações do produto aos clientes; consultas, contratos e pedidos; realimentação do cliente e reclamação de cliente
7.3 7.3 - Projeto e Densenvolvimento

Annotations:

  • Trata dos planejamentos que uma empresa faz para o futuro, visando o crescimento ou o progresso de determinado produto ou serviço, e, consequentemente da organização como um todo.
7.3.1 7.3.1 - Planejamento de Projeto e Desenvovilmento

Annotations:

  • organização o planejamento e controle de todo processo de projeto e desenvolvimento. Esse planejamento requer que a equipe divida o projeto e desenvolvimento em estágios.
7.3.2 7.3.2 - Entradas de Projeto e Densenvolvimento

Annotations:

  • define algumas entradas obrigatórias para o projeto e desenvolvimento. Entende-se, nesse caso, como entradas, todas as informações e documentos que devem fazer parte integrante do projeto e desenvolvimento. Essas entradas devem ser devidamente documentadas e anexadas ao processo, e deve haver evidências de que todas foram consideradas e analisadas nas devidas fases.
7.3.3 7.3.3 - Saídas de Projeto e Denvolvimento

Annotations:

  • as saídas devem ser mostradas de tal maneira a facilitar a relação entre as entradas e as saídas, facilitando assim, a suaverificação.
7.3.4 7.3.4 - Análise Crítica de Projeto e Desenvolvimento

Annotations:

  • z que análises críticas sistêmicas têm que ser realizadas em fases apropriadas do projeto. Fazer análises críticas sistêmicas significa dividir o projeto em fazes bem definidas. Cumprida cada uma das etapas, deve-se parar e verificar se o planejado para cada fase foi atendido.
7.3.5 7.3.5 - Verificação de Projeto e Desenvolvimento

Annotations:

  • à equipe de desenvolvimento e projeto que verifique se os objetivos foram atingidos.
7.3.6 7.3.6 - Validação de Projeto e Desenvolvimento

Annotations:

  • solicita que a validação do projeto e desenvolvimento seja realizada sempre que possível, antes da entrega ou da implantação do produto. Diferentemente de verificação, a validação deve ser feita diretamente no objeto final do projeto e desenvolvimento.
7.3.7 7.3.7 - Controle de Alterações de Projeto e Desenvolvimento

Annotations:

  • exige da organização que essas alterações sejam devidamente controladas.
7.4 7.4 - Aquisição

Annotations:

  • Para que o processo produtivo de uma empresa possa funcionar bem, as suas entradas devem ser devidamente controladas, esses controles devem ser realizados em todo o processo de aquisição: especificação; homologação; qualificação; inspeção de recebimento; requalificação;  desomologação.
7.4.1 7.4.1 - Processo de Aquisição

Annotations:

  • Processo de aquisição, deixa clara a importância de se estabelecer processos que assegurem a qualidade nos produtos adquiridos e que serão utilizados na produção ou no fornecimento de serviços da organização.
7.4.2 7.4.2 - Informações de Aquisição

Annotations:

  • sempre que apropriado, a organização deve possuir as informações de aquisição que descrevam o produto a ser adquirido:  desenhos técnicos; especificações; lista de materiais; roteiros de montagem; etc.
7.4.3 7.4.3 - Verificação do Produto Adquirido

Annotations:

  •  nos orienta a implementar inspeções ou outras atividades no momento do recebimento de tal forma que a organização possa, com certa margem de confiança, assegurar-se de que o material que foi adquirido atende a todos os requisitos especificados  no momento da aquisição.
7.5 7.5 - Produção e Prestação de Serviço

Annotations:

  • divide as atividades produtivas em cinco grandes grupos, que tratam do controle produtivo da empresa, da validação dos processos, da identificação e rastreabilidade dos produtos, da guarda dos produtos dos clientes e da preservação dos materiais e produtos acabados do seu recebimento até a entrega nas mãos do cliente, prevendo ainda as atividades a serem realizadas após a entrega.
7.5.1 7.5.1 - Controle de Produção e Prestação de Serviço

Annotations:

  • diz que a produção e a prestação de serviços devem ser planejadas para que se dê sob condições controladas.
7.5.2 7.5.2 - Validação dos Processos de Produção e Prestação de Serviço

Annotations:

  • a organização deve validar todos esses processos, cuja saída não pode ser verificada por medição ou monitoramento, pois em caso de falha, o defeito somente seria detectado durante o uso ou depois que o serviço já tivesse sido entregue.
7.5.3 7.5.3 - Identificação e Rastreabilidade

Annotations:

  • Quando apropriado, a organização deve identificar o produto ao longo de todo o processo produtivo.
7.5.4 7.5.4 - Propriedade do Cliente

Annotations:

  • tudo que for de propriedade do Cliente, deve ser cuidado de maneira especial.
7.5.5 7.5.5 - Preservação do Produto

Annotations:

  • cobra da organização que mantenha seus produtos protegidos de qualquer coisa que possa danificá-lo agora ou no futuro. Com isso, intenta garantir que um produto fabricado conforme os requisitos do Cliente, testado e aprovado, vão manter-se assim até o seu uso.
7.6 7.6 - Controle de Equipamento da Monitoramento e Medição

Annotations:

  • exige que a organização determine quais os equipamentos de monitoramento e medição são necessários para gerar evidências sobre a conformidade dos produtos.
8 8 - MEDIÇÃO, ANALISE E MELHORIA

Annotations:

  • é destinado a monitorar e medir o sistema de gestão da Qualidade, fornecendo dados para uma análise adequada e embasada em fatos confiáveis. Com essa análise, poder promover a melhoria contínua dos seus processos, produtos e serviços, levando à Satisfação do Cliente.
8.1 8.1 - Generalidades

Annotations:

  • Solicita da organização o planejamento e a correta implantação dos processos que assegurem as três principais etapas de um processo de melhoria sustentável: a medição; a análise; e a melhoria.
8.2 8.2 - Monitoramento e Medição

Annotations:

  • exige que a organização mantenha um processo constante de monitoramento e quando necessário, medições de diversos pontos da organização.
8.2.1 8.2.1 - Satisfação do Clientes

Annotations:

  • a organização deve monitorar não somente a satisfação, mas também a insatisfação do Cliente, pois, nem sempre se pode contar com a manifestação positiva ou negativa dos Clientes.
8.2.2 8.2.2 - Auditoria Interna

Annotations:

  • Periodicamente deve-se verificar se o sistema de gestão está atendendo à ISO 9001, aos requisitos de qualidade e se está cumprindo o que planejou.
8.2.3 8.2.3 - Monitoramento e Medição de Processos

Annotations:

  • os processos de gestão da qualidade devem ser monitorados e onde aplicável, medidos
8.2.4 8.2.4 - Monitoramento e Medição de Produto

Annotations:

  • a organização deve monitorar e medir os itens identificados conforme o planejado para o produto em questão, de tal forma que a organização possa se assegurar de que os produtos e serviços que estão sendo fornecidos atendam aos requisitos identificados.
8.3 8.3 - Controle de Produto Não Conforme

Annotations:

  • é dever da organização, assegurar que produtos que não estejam conforme os seus requisitos devem ser identificados e controlados, de tal forma que ele não seja nem usado, nem entregue ao Cliente.
8.4 8.4 - Análise de Dados

Annotations:

  • A norma exige que se realize uma série de medidas, que visa a análise dos resultados obtidos pelos itens anteriores da norma.
8.5 8.5 - Melhoria

Annotations:

  • Para se conduzir e operar uma organização com sucesso ela tem que ser gerenciada de maneira sistemática e que essa sistemática pode ser orientada por um sistema de gestão da qualidade bem estruturado.
8.5.1 8.5.1 - Melhoria Continua

Annotations:

  • diz que a organização deve melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
8.5.2 8.5.2 - Ação Corretiva

Annotations:

  • Qualquer não conformidade identificada deve ser imediatamente tratada, e para isso, deve haver um processo bem definido. A ISO 9001 exige que se tenha um documento definindo o processo de ação corretiva.
8.5.3 8.5.3 - Ação Preventiva

Annotations:

  • A organização tem que definir ações para eliminar as causas das não conformidades potenciais para garantir a não ocorrências.

Media attachments