3º GERAÇÃO ROMANTISMO Condoreiros, poesia social

Rejania Cruz
Mind Map by Rejania Cruz, updated more than 1 year ago
Rejania Cruz
Created by Rejania Cruz about 6 years ago
178
0

Description

Mind Map on 3º GERAÇÃO ROMANTISMO Condoreiros, poesia social, created by Rejania Cruz on 03/24/2014.

Resource summary

3º GERAÇÃO ROMANTISMO Condoreiros, poesia social
1 Marcos históricos: Abolição da Escravatura em 1888, Proclamação da República em 1889. Contextualizando:Em um momento de crise rural no Brasil, o lento e crescimento da cultura urbana, dos ideais democráticos e portanto o despontar de uma repulsa pela moral do senhor-servo, que poluía as fontes da vida familiar e social no Brasil império.
1.1 Características gerais: Conhecida como geração condoreira (O pássaro condor simboliza a liberdade), Influenciada pelos acontecimentos sociais, discursa sobre liberdade, questões sociais e o abolicionismo. Poesia social, ou seja, textos marcados por crítica social. Uso de exclamações, exageros e apóstrofes. Sobre o amor, a figura feminina é presente, carnal. Sua temática volta-se para o futuro, ou seja pelo progresso, na qual o maior representante desta fase é Castro Alves, que criticou a escravidão em seu poema "Navio Negreiro".
2 Castro Alves
2.1 1- Biografia: Antonio Frederico de Castro Alves (Curralinho 1847-Salvador, 1871). Filho de médico, entrou no curso de Direito em Recife onde começa a campanha liberal-abolicionista, vai para São Paulo afim de terminar os estudos, mas fere-se num acidente de caça e morre em 1871.
2.2 2- Principais obras: Espumas Flutuantes ( 1870). Publicações póstumas; A Cachoeira de Paulo Afonso(1876), Os Escravos (1883), Hinos do Equador, em edição de suas Obras Completas (1921) Tragédia no Mar , O Navio Negreiro (1869).
2.2.1 Características estéticas: Seguindo a perspectiva de Victor Hugo, que fala sobre a realidade da sociedade francesa em sua obra "Os miseráveis". Castro Alves será novo nos versos de substância amorosa pela franqueza no exprimir seus desejos e encantos da mulher amada. Com ele fluem as correntes de uma renovada lírica erótica, porque sua noção de religiosidade era contida. A indignação concreta-se na poesia de Castro Alves em imagens grandiosas que tomam à natureza, à divindade, à história personalizada o material para as metáforas e comparações. Castro utiliza muito bem o processo comunicativo, constituinte da persuasão, ou seja, ele sabe utilizar no plano real, não se deixando levar pela bandeira (planfetagem). Ele utiliza-se muito da hipérbole para mostrar em seus textos imensidade e infinitude quanto aos aspectos da natureza: "vasto universo", "vasto sertão". Ele foi aberta à realidade de uma nação que sobrevive à custa de sangue escravizado, ele fala muito disso em "Navio Negreiro".
3 Sousândrade
3.1 1-Biografia: Joaquim de Souza Andrade (Guimarães 1833-São Luis 1902). Formou-se em Letras pela Universidade de Sorbone, estudou engenharia de minas. Viajou pela europa, de volta ao Brasil foi professor de grego, morreu na pobreza e quase desconhecido literato.
3.2 2-Principais obras: Harpas selvagens (1858); Guesa errante (1866); Novo Éden (1893).
3.2.1 Características estéticas: Considerado um dos mais originais de seu tempo, pois notava-se em seus versos um cuidado na escolha do léxico e na sintaxe. As viagens à Europa abriu o horizonte do mundo capitalista em plena ascensão industrial, sentiu a realidade das concentrações urbanas como Nova Yorque, com escândalos financeiros e políticos que fermentavam entre os bancos de Wall Street, sentiu os vários aspectos de uma democracia fundada no dinheiro e na corrupção. Sua estética poética é composto de insólitos arranjos sonoros ao plurilingüismo, com ousados conjuntos verbais à montagem sintática.
Show full summary Hide full summary

Similar

SAT Exam 'Word of the Day' Set 2
SAT Prep Group
GCSE Chemistry C1 - Carbon Chemistry ATOMS, MOLECULES AND COMPOUNDS (Easy)
Tess W
MCAT Study Plan
Alice ExamTime
EBW: Onderwerp 1, Gr7 (KABV)
mvloch
An Inspector Calls: Mrs Sybil Birling
Rattan Bhorjee
Key Biology Definitions/Terms
courtneypitt4119
Relationships in Streetcar
Alanna Pearson
GCSE AQA Physics 2 Circuits
Lilac Potato
Proyecto académico pedagógico solidario
kariina jaime
LA CONTABILIDAD Y LAS EMPRESAS
DAYANNA MARCELA SENA VERGARA
Primera guerra mundial
aleja sanchez