A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES E DA COMPUTAÇÃO

jonathan.unir
Mind Map by , created over 5 years ago

Mind Map on A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES E DA COMPUTAÇÃO, created by jonathan.unir on 03/25/2014.

75
2
0
Tags No tags specified
jonathan.unir
Created by jonathan.unir over 5 years ago
Fluxo da Catalogação
Duda Adiemla
A tabela Periódica
Biblioteca CasaCamilo
Blood Brothers (Characters)
nuhaheza
LINEA DEL TIEMPO DE LA EVOLUCION DEL MICROSCOPIO
valentina brizio
BIBLIOTECA
Eliane Araújo
BIBLIOTECAS E PORTAIS NA ÁREA MÉDICA
danitiradent
BIBLIOTECAS E PORTAIS MÉDICOS
brunomedfaminas
Desenvolvimento de colecções
Meus Mapas SVN
Educação Literária - a Viúva e o papagaio
Helena Prieto
A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES E DA COMPUTAÇÃO
1 EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CALCULAR
1.1 Orientais: ábaco - Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo. Seu primeiro registro é datado do ano de 5.500 a.C.

Annotations:

  • Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia a dia, principalmente nas áreas de comércio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo. Seu primeiro registro é datado do ano de 5.500 a.C.
1.2 Ingleses: régua de cálculo - Em 1638 depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred, criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes.

Annotations:

  • Os principais intelectuais da época do Renascimento precisavam descobrir maneiras mais eficientes de efetuar cálculos. Logo, em 1638 depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred, criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes. A base de sua invenção foram as pesquisas sobre logaritmos, realizadas pelo escocês John Napier.
1.3 Franceses: máquina de Pascal - Em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da História, a Máquina de Pascal.

Annotations:

  • Em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da História, a Máquina de Pascal.
1.4 A máquina de Diferenças e o Engenho Analítico - No ano de 1822, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) de forma muito simples. Esse projeto possuía o nome de Máquina de Diferenças. Após um período, no ano de 1837, Babbage lançou uma nova máquina, chamada de Engenho Analítico (Máquina Analítica). A precisão chegava a 50 casas decimais.

Annotations:

  • No ano de 1822, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) de forma muito simples. Esse projeto possuía o nome de Máquina de Diferenças. Após um período, no ano de 1837, Babbage lançou uma nova máquina, chamada de Engenho Analítico (Máquina Analítica). A precisão chegava a 50 casas decimais.
2 COMPUTADORES PRÉ-MODERNOS
2.1 Em 1931, Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária propriamente dita, usando os bits 0 e 1.
2.2 A Segunda Guerra Mundial foi um grande incentivo no desenvolvimento de computadores. Entre os projetos desenvolvidos nesse período, o que mais se destacou foi o Mark I, no ano de 1944, criado pela Universidade de Harvard (EUA), e o Colossus, em 1946, criado por Allan Turing.
3 COMPUTAÇÃO MODERNA
3.1 Primeira geração (1946 — 1959) - A primeira geração de computadores modernos tinha com principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes.
3.1.1 No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação com o lançamento do computador ENIAC, desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly.
3.2 Segunda geração (1959 — 1964) Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminiu em muito tamanho do hardware.
3.2.1 PDP-8 PDP-8 foi um dos minicomputadores mais conhecidos da segunda geração. Basicamente, foi uma versão mais basica do supercomputador, sendo mais atrativo do ponto de vista financeiro
3.2.2 IBM 7030 - O IBM 7030, também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM.
3.3 Terceira geração (1964 — 1970)
3.3.1 Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo.
3.4 Quarta geração (1970 até hoje) - A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas.
3.4.1 O Altair 8800, lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época.
3.4.2 Apple, Lisa e Macintosh
3.4.3 Microsoft e os processadores Intel
3.4.4 Multi-core
3.4.5 Computação de bolso e tablets

Media attachments