Projeto de prática de ensino II: CyberHORTA

Miguel Santos
Mind Map by Miguel Santos, updated more than 1 year ago
Miguel Santos
Created by Miguel Santos over 3 years ago
27
0

Description

projeto elaborado para a cadeira de Tecnologia e Educação

Resource summary

Projeto de prática de ensino II: CyberHORTA
1 Planejamento

Annotations:

  • 1. Escola trabalhada: EMEF Leopoldo Frederico Willers. Localização: R. Alvício Bloss, 61 - Planaza, Parobé - RS. 2. Público alvo: Alunos do quarto ao sexto ano do ensino fundamental. 3. Organização da prática docente utilizando recursos tecnológicos: Prática de ensino de Educação Ambiental para a confecção de uma horta comunitária, utilizando resíduos recicláveis, produzida e documentada, com uso de celulares, por alunos do Ensino Fundamental.   Conteúdo –  EA utilizando a confecção de uma horta utilizando garrafas PET Objetivos – Aprender a fazer o plantio e manejo de plantas comestíveis, bem como a conscientização acerca da reutilização de materiais recicláveis. Materiais e métodos –  telefone celular, garrafas PET, sementes de plantas e húmus.  
1.1 Desenvolvimento

Annotations:

  • Atividade: 1. Confecção de vasos para o plantio utilizando garrafas PET (06 períodos/hora). 2. Obtenção de sementes (02 horas). 3. Aula expositiva e dialogada (02 períodos/hora). 4. preparo do substrato (02 períodos/hora). 5. plantio (02 períodos/hora).5. manejo (cuidado diário pelos alunos no final da aula).6. documentação (01 período/hora por semana).  
1.1.1 Reflexão

Annotations:

  •   Segundo Rodrigues, 2008, a Educação Ambiental vem sendo cada vez mais tratada dentro das Escolas, devido a um novo movimento que surgiu nos últimos anos. Que trata com mais seriedade as questões da natureza.   Conforme a Lei nº 9.795/1999, a Educação ambiental (EA) é um componente essencial e permanente na educação nacional. Com ela se constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente e melhorias na qualidade de vida humana.   Segundo Borba, 2001, a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e, por consequência, está se inserindo cada vez mais na estrutura escolar. Por esse motivo, cabe ao educador fazer uso dessas tecnologias como ferramenta de ensino.   A Escola EMEF Leopoldo Federico Willers é uma instituição que dispõe de poucos recursos tecnológicos. Seu laboratório de informática encontra-se inutilizável e não há internet WiFi para os alunos. Os mesmos pertencem à comunidade rural do entorno escolar, inseridos em um nicho social que está pouco habituado com as novas tecnologias.   Por esse motivo, foi planejado uma oficina de Educação Ambiental, onde foram utilizadas garrafas PET para a construção de uma horta comunitária para os alunos. Eles receberam sementes de diferentes plantas comestíveis para o plantio. Essa oficina foi documentada pelos próprios alunos, utilizando telefones celulares com câmera, cedidos pelo professor de Ciências.   Os alunos realizaram todo o processo de manejo da terra, de maneira orientada pelo professor, e produziram um vídeo que mostra toda essa atividade. Bibliografias: RODRIGUES, G. S. S. C.; COLESANTI, MT de M. Educaçãoambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade e Natureza, v. 20, n.1, p. 51-66, 2008.     Brasil. Lei 9.795, de 27.04.1999. Dispõe sobre EducaçãoAmbiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outrasprovidências. DOU 28.04.1999.     BORBA, MDC; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática na Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
1.1.1.1 Vídeo

Annotations:

  • https://www.youtube.com/watch?v=RMC3lh_Hcrc
1.1.2 Referencial teórico

Annotations:

  •    Bibliografias RODRIGUES, G. S. S. C.; COLESANTI, MT de M. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade e Natureza, v. 20, n. 1, p. 51-66, 2008.   Brasil. Lei 9.795, de 27.04.1999. Dispõe sobre Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. DOU 28.04.1999.   BORBA, MDC; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática na Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.   
1.1.3 2
1.1.3.1 Aula expositiva e dialogada
1.1.4 3
1.1.5 1
1.1.6 4
1.1.7 5
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz sobre Tecnologia no Ensino
camilafragoso
Tecnologia e Administração
Erika Lots
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Mapa Mental de Revisão de Algoritmos e Programação I
José Toniazzo
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Inteligencia Artificial
Alceu Bernardino
Interação, Interatividade, tecnologias interativas e redução de distâncias em cursos on-line
Ítalo Rangel
Novas Tecnologias aplicadas a Engenharia Civil
brunna-cm