FÍSICA

Alisson Santos
Mind Map by Alisson Santos, updated more than 1 year ago
Alisson Santos
Created by Alisson Santos over 4 years ago
12
0

Description

Mind Map on FÍSICA, created by Alisson Santos on 11/11/2016.

Resource summary

FÍSICA
  1. Análise dimensional
    1. Comumente utilizado quando se trabalha com medidas que não estão na mesma dimensão, por exemplo aplicado na química analítica para analises volumétricas e gravimétricas. Termodinâmica aplicada aos processos biotecnológicos - Modelagem e simulação de bioproessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Fenômenos de transporte - Bioenergia - Processos fermentativos - modelagem de e simulação de bioprocessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Operação unitárias 1 - Operação unitárias 2.
    2. Teoria de erros
      1. A maneira de se obter e manipular os dados experimentais, com a finalidade de conseguir estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza medida e o seu erro, exige um tratamento adequado que é o objetivo da chamada “Teoria dos Erros”. “ Em outras palavras, "erro é a diferença entre o valor medido e o verdadeiro valor da grandeza” - Aplicação química analítica Termodinâmica aplicada aos processos biotecnológicos - Modelagem e simulação de bioproessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Fenômenos de transporte - Bioenergia - Processos fermentativos - modelagem de e simulação de bioprocessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Operação unitárias 1 - Operação unitárias 2.
      2. Vetores
        1. As forças são grandezas vetoriais, por esse motivo é imprescindível utilizar a linguagem vetorial nesses tipos de problemas. Quando um engenheiro calcula um torque gerado por um sistema ele deve conhecer as propriedades vetoriais da força que gera aquele torque, amplamente utilizado na disciplina de cálculo 3.
        2. Cinemática
          1. Será amplamente utilizado em deduções logicas de como particulas se comportam dentro de um corpo móvel, exemplo, determinamos a massa bacteriana (gravimetria), utiliza-se centrífuga. Física 2 - Física 3 - Operação unitária 1 - Operação unitária 2.
          2. Leis de Newton
            1. 1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia; 2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica; 3ª Lei de Newton - Princípio da Ação e Reação, indiscutível uma aplicação exata, em exemplo, atração e repulsão dos elétrons.
            2. Lei de conservação da energia
              1. Amplamente utilizado em física 2 e físico-química, exemplo a transferência de energia entre dois corpos.
              2. Sistemas de partículas
                1. A representação de um elétrons em uma nuvem eletrônica, representação de um átomo em uma molécula, utilizado em matérias especificas da química e da biologia. Operação unitárias 1 - Operação unitárias 2.
                2. Colisões
                  1. Colisão de moléculas, fenómenos de transporte.
                  2. Movimento de rotação
                    1. Seus princípios podem ser usados para a obtenção de polímero biodegradável, controle da pressão osmótica em um processo fermentativo, onde o mesmo pode ser obtido a partir de um processo rotativo com controle do micro-organismo, podendo ser aeróbico e anaeróbico, onde o nível de rotação deve ser controlado para que não aconteça a deformação das cadeias de seu nucleotídeos. Biotecnologia de micro-organismos, Instrumentação e controle em bioprocessos, Termodinâmica aplicada aos processos biotecnológicos, Processos fermentativos industriais, química de polímeros, Biotecnologia e bioprocessos e biomassa.
                    2. Conservação do momento
                      1. Colisão de um elétron dentro de um sistema condutor. Fenômenos de transporte - Modelagem de e simulação de bioprocessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Operação unitárias 1 - Operação unitárias 2
                      2. Gravitação.
                        1. As outras grandezas, massas e cargas elétricas, são de natureza diferente . Além disso, na Lei da Gravitação a força é de atração e na lei de Coulomb pode ser de atração, se as cargas são de sinais contrários e de repulsão, se forem do mesmo sinal. Física 3 - Operação unitárias 1 - Operação unitárias 2.
                        2. Oscilações
                          1. Ondas mecânicas
                            1. Física 3
                            2. Mecânica dos fluidos
                              1. Fluido é uma substância que pode escoar (fluir) e, assim, o termo inclui líquidos e gases, que diferem, notavelmente, em suas compressibilidades; um gás é facilmente comprimido, enquanto um líquido é, praticamente, incompressível. Os líquidos têm volume definido, enquanto os gases, por serem expansíveis, ocupam todo o volume do recipiente em que estejam contidos. Métodos instrumentais de análises. Aplicação em Modelagem, os conceitos são usados para o balanços de de massa e energia afim de determinar a equações fenolomenológicas que representa o processo.
                              2. Temperatura
                                1. Amplamente utilizado, exemplo, controle microbiano. Microbiologia, Ecologia - biotecnologia vegetal - gerenciamento e tratamento de resíduos industriais - Termodinâmica aplicada aos processos biotecnológicos - Modelagem e simulação de bioproessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Fenômenos de transporte - Bioenergia - Processos fermentativos - modelagem de e simulação de bioprocessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Operação unitárias 1 - Operação unitárias 2 - Química analítica - Métodos instrumentais de análises - Biotecnologia de microrganismo.
                                2. Primeira Lei da Termodinâmica
                                  1. A termodinâmica é a parte da física que trata da transformação da energia térmica em energia mecânica e vice-versa. A transferência de calor é um processo relativamente lento, de modo que qualquer processo realizado de maneira suficientemente rápida é praticamente adiabático. Termodinâmica aplicada aos processos biotecnológicos - Modelagem e simulação de bioproessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Fenômenos de transporte - Bioenergia - Processos fermentativos - modelagem de e simulação de bioprocessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Operação unitárias 1 - Operação unitárias 2.
                                  2. Teoria Cinética dos Gases
                                    1. O estudo dos Gases é a parte da ciência que estuda todas as variações de gases perfeitos, desde sua estrutura molecular até as transformações que estes podem sofrer. Modelagem e simulação de bioprocessos, Físico-Química, Operações unitárias 1 - Operação unitárias 2 - Fenômenos de tranporte.
                                    2. Segunda Lei da Termodinâmica
                                      1. Para que um sistema realize conversões de calor em trabalho, ele deve realizar ciclos entre uma fonte quente e fria, isso de forma contínua. A cada ciclo é retirada uma quantidade de calor da fonte quente, que é parcialmente convertida em trabalho e a quantidade de calor restante é rejeitada para a fonte fria. Termodinâmica aplicada aos processos biotecnológicos - Modelagem e simulação de bioproessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Fenômenos de transporte - Bioenergia - Processos fermentativos - modelagem de e simulação de bioprocessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Operação unitárias 1 - Operação unitárias 2.
                                      2. Óptica Geométrica
                                        1. A reflexão da luz está presente em tudo o que vemos, já que nossos olhos são capazes de captar as imagens devido à luz do Sol ou devido a outras fontes refletidas de forma difusa pelos objetos; dessa forma, podem ser estudados os espelhos e a formação das imagens através deles. Gerenciamento e tratamento de resíduos industriais.
                                        2. Carga elétrica
                                          1. Conceitos aprendidos em Física 3 e Eletrotécnica, aplicados em Metodos intrumentais de analíse, Introdução aos métodos condutimétricos. Aparelhos. Aplicações. Resistências e condutância de soluções eletrolíticas. Grau de ionização e constantes de equilíbrio. Classificação da condutimetria. Titulações condutimétricas.fenómenos de eletricidade, funcionamento de uma maquina
                                          2. Campo Elétrico
                                            1. Química analítica Princípios Gerais, Eletrodo de referência, Potenciais de junção líquida, Eletrodos indicadores, Instrumentos para medida de potencial da célula, Potenciometria direta aplicados em Métodos Instrumentais de Análise. Esses conceitos terão que ser aprendidos em Eletrotécnica e aplicados em métodos.
                                            2. Lei de Gauss
                                              1. Determonação do campo eletrico em uma linha de tranmição, eletro
                                              2. Potencial Elétrico
                                                1. Eletrotécnica, método instrumentais de análise. Aplicação em potenciometria. Celas eletroquímicas. Potenciais de eletrodo. Eletrodos de referência e indicadores. Titulações potenciométricas. Ex:
                                                2. Capacitância
                                                  1. Eletrotécnica
                                                  2. Corrente Elétrica e Resistência Elétrica
                                                    1. Interpretação e análise de circuitos monofásicos e trifásicos Eletrotécnica
                                                    2. Circuitos Elétricos em Corrente Contínua
                                                      1. Estudo e análise de circuitos em corrente contínua; Lei de Ohm; Leis de Kirchhoff; Divisão de corrente e tensão; Superposição.oções de sistemas de distribuição industrial, estudo dos principais meios de distribuição de energia em ambientes industriais, Eletrotécnica
                                                      2. Campo Magnético
                                                        1. Eletrotécnica, Técnicas básicas de análise de falhas e manutenções elétricas industriais
                                                        2. Indução Magnética e Indutância
                                                          1. transfomador, Eletrotécnica
                                                          2. Oscilações Magnéticas
                                                            1. Analises de circuito CA Eletrotécnica. Métodos instrumentais de análise, Introdução à espectroscopia de absorção e emissão: Espectro eletromagnético.
                                                            2. Corrente Alternada e Magnetismo em Meios Materiais
                                                              1. maquinas eletricas, geração de energia eletrica, tramição de enegia eletrica
                                                              2. A Física em Bioprocessos é:
                                                                1. Termodinâmica
                                                                  1. A Termodinâmica estuda os fenômenos e as leis que governam as diversas formas de energia e os processos de conversão da energia nas suas diversas formas. Termodinâmica aplicada aos processos biotecnológicos - Modelagem e simulação de bioproessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Fenômenos de transporte - Bioenergia - Processos fermentativos - modelagem de e simulação de bioprocessos - Projetos e modelagem de biorreatores - Operação unitárias 1 - Operação unitárias 2.
                                                                  Show full summary Hide full summary

                                                                  Similar

                                                                  Leis de Newton.
                                                                  GoConqr suporte .
                                                                  Cinemática Escalar: Conceitos fundamentais
                                                                  Bruno Fernandes3682
                                                                  Fórmulas de física
                                                                  Alessandra S.
                                                                  Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
                                                                  GoConqr suporte .
                                                                  Física moderna
                                                                  GoConqr suporte .
                                                                  ÁTOMO
                                                                  Hugo Fonseca
                                                                  Oscilações, ondas, óptica e radiação
                                                                  Sem Parar
                                                                  Simulado de física
                                                                  Alessandra S.
                                                                  Ondulatória
                                                                  Leatrice Barros
                                                                  Física - Sobre Ondas
                                                                  Helen Manzur
                                                                  Simulado ENEM - Ciências da Natureza
                                                                  Nathalia - GoConqr