Vias de Administração

Description

Mind Map on Vias de Administração, created by Jéssica Almeida on 21/02/2017.
Jéssica Almeida
Mind Map by Jéssica Almeida, updated more than 1 year ago
Jéssica Almeida
Created by Jéssica Almeida about 7 years ago
15
1

Resource summary

Vias de Administração
  1. Parenteral
    1. Intramuscular (IM)
      1. Deposita a medicação em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.
      2. Intravenosa (IV)
        1. Deve ser administrado lentamente durante várias horas em uma das veias superficiais e com monitorização das reações do paciente. O fármaco alcança diretamente a corrente sanguínea e os efeitos são produzidos imediatamente. Uma vez injetado um fármaco, não há maneira de retirá-lo. É a via mais perigosa e, os órgãos vitais, como o coração, o cérebro, etc., são expostos a altas concentrações da droga.
        2. Subcutânea (SC)
          1. Via de absorção mais lenta, pois a droga é depositada no tecido subcutâneo que é menos vascularizado, porém ricamente suprido por nervos (por este motivo, as drogas irritantes não podem ser administradas por essa via).
        3. Enteral
          1. Oral
            1. Método mais seguro, conveniente, econômico, não é invasiva, e é quase sempre indolor. Podem ser administradas as formulações sólidas (pós, comprimidos, cápsulas, drágeas) e as líquidas (elixires, xaropes, emulsões, misturas). As desvantagens são: impossibilidade de absorção de alguns agentes, os vômitos em resposta à irritação da mucosa gastrointestinal, destruição de alguns agentes farmacológicos por enzimas digestivas ou pelo pH gástrico, irregularidades de absorção e necessidade de cooperação por parte do paciente.
            2. Retal
              1. essa via é utilizada quando o paciente apresenta vômitos ou se encontra inconsciente. A absorção é mais lenta, irregular e, com frequência, imprevisível. A administração, utilizando-se de supositórios, tem por objetivo deixar o fármaco livre do metabolismo de primeira passagem, no fígado, mas a absorção retal costuma ser irregular e incompleta e muitos fármacos provocam irritação da mucosa retal.
              2. Sublingual
                1. os medicamentos ao colocados debaixo da língua para serem absorvidos pelos pequenos vasos sanguíneos ali situados. Apenas as drogas lipossolúveis e não irritantes podem ser administradas por essa via. A absorção é relativamente rápida, podendo a ação ser produzida em poucos minutos. A principal vantagem é omitir a passagem pelo fígado. A maioria dos medicamentos não pode ser administrada por essa via porque a absorção é em geral incompleta e errática.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
              Sachiko Chan
              VIAS DE ADMINISTRAÇÃO
              Bárbara Breda
              Farmacocinética
              Milena Pissaldo
              Introdução a enfermagem
              Giovanna Santana
              Conceitos Básicos
              Felipe Luiz
              Vias de administração de fármacos
              Ricardo Felipe Vieira Macedo
              Vias de administração de fármacos
              Ricardo Felipe Vieira Macedo
              VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
              Rithyelly Lima
              Introdução a enfermagem
              Taivany Rocha
              Farmacologia e Toxicologia básica veterinária
              Melissa Freitas
              Test your English grammar skills
              Brad Hegarty