13.01 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - CRIPTOGRAFIA

Lourivania Paixao
Mind Map by , created over 2 years ago

INFORMÁTICA Mind Map on 13.01 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - CRIPTOGRAFIA, created by Lourivania Paixao on 02/22/2017.

14
2
0
Tags No tags specified
Lourivania Paixao
Created by Lourivania Paixao over 2 years ago
Inteligencia Artificial
Erton Sotero
REDES DE COMPUTADORES
quirinodox
10 Mind Mapping Strategies for Teachers
Andrea Leyden
PSBD TEST # 3
yog thapa
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
13.01 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - CRIPTOGRAFIA
1 PROPRIEDADES DA CRIPTOGRAFIA
1.1 CONFIDENCIALIDADE(PRIVACIDADE)
1.2 INTEGRIDADE
1.3 AUTENTICAÇÃO (DO REMETENTE)
1.4 NÃO REPÚDIO
1.5 ESTEGANOGRAFIA
1.5.1 ESCONDER UMA MENSAGEM DENTRO DE OUTRA
1.6 CIFRA DE CESAR
1.7 ENGENHARIA REVERSA
1.7.1 CRIPTÓANALISE
1.7.1.1 ESTUDO DO ALGORITIMO
1.7.2 FORÇA BRUTA
2 CRIPTOGRAFIA SIMETRICA
2.1 mesma chave usava pra criptografar é a mesma utilizada para decriptografar
3 CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA
3.1 algoritmos de chave assimétrica, por sua vez, trabalham com chaves distintas para a cifragem e decifragem. Normalmente utilizam o conceito de chave pública e chave privada, no qual a chave pública do destinatário é utilizada para a criptografia da informação, e apenas a chave privada consegue realizar a decifragem.
4 PRINCIPAIS ALGORITIMOS
4.1 DES (Data Encryption Standard) - DES é tipo de cifra em bloco, ou seja, um algoritmo que toma uma string (“pedaço” de texto) de tamanho fixo de um texto plano e a transforma, através de uma série de complicadas operações, em um texto cifrado de mesmo tamanho.
4.2 AES (Advanced Encryption Standard) – Também conhecido como Rjindael, o AES foi um algoritmo “provocado” pelo governo norteamericano, em virtude da necessidade de substituição do DES, cuja vida útil se aproximava do fim.
4.3 IDEA (International Data Encryption Algorithm) – algoritmo desenvolvido na Suíça, em 1990. Simétrico, usa chave de 128 bits.
4.4 RSA – O RSA é um algoritmo assimétrico de chave pública, conforme exemplo mostrado anteriormente. Ele utiliza números primos muito grandes.
4.5 RC4 – O RC4 não é uma técnica de blocos, ele trabalha em fluxo contínuo de entrada e saída de bytes. A chave pode ter de 1 até 2048 bits,
4.6 MD-5 (Message Digest Algorithm 5) - É um algoritmo de hash de 128 bits unidirecional desenvolvido pela RSA Data Security, Inc., e muito utilizado por softwares com protocolo ponto-a-ponto na verificação de integridade de arquivos e logins.
4.7 SHA-1 (Secure Hash Algorithm 1) - A família de SHA (Secure Hash Algorithm) está relacionada com as funções criptográficas e verificação de integridade de dados.
4.8 DSS (Digital Signature Standard) – O DSS é um padrão de assinatura digital utiliza um algoritmo que foi projetado apenas para oferecer a função de assinatura digital (o DSA).
4.9 DSA (Digital Signature Algorithm) – O DSA é o algoritmo do DSS para assinatura digital, baseado na dificuldade de se calcular logaritmos discretos.