JavaScript

Description

Curso de JavaScript
Felipe Mascarenhas
Mind Map by Felipe Mascarenhas, updated more than 1 year ago More Less
VICENTE FREITAS
Created by VICENTE FREITAS over 8 years ago
Felipe Mascarenhas
Copied by Felipe Mascarenhas about 7 years ago
1
0

Resource summary

JavaScript

Annotations:

  •  JavaScript foi desenvolvido pela Netscape Communications Corporation. A sintaxe do código JavaScript é similar á dos códigos Pascal e C. O JavaScript pode ser usado para escrever scripts que podem ser interpretados pelos computadores servidor e cliente.Os scripts desenvolvidos em JavaScript são muito populares e amplamente integrados em páginas web devido à facilidade de interação com o Document Object Model (DOM) da página.Uma linguagem de script tem a funcionalidade de ser executada no interior de programas ou de outra linguagem de programação. Outras linguagens usadas como script são: ActionScript, PHC, Python, VBScript, entre outras.
  1. HTML

    Annotations:

    • Para criar páginas web interativas, a linguagem usada é a HyperText  Markup Language (HTML). Porém, o HTML não suporta processamento de dados no computador cliente. Portanto, qualquer dado no HTML que precise ser validado é enviado para processamento no servidor, causando delay. Para facilitar a validação de dados no lado  cliente, você pode usar  uma linguagem de script para criar interfaces interativas na web.
    • HTML é a sigla de HyperText Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto". Consiste em uma linguagem  de marcação utilizada para produção de páginas na web, que permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet. Para escrever documentos HTML não é necessário mais do que um editor de texto simples e conhecimento dos códigos que compõem a linguagem. Os códigos (conhecidos como tags) servem para indicar a função de cada elemento da página Web. Os tags funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links (ligações), imagens, tabelas, entre outros. Os browsers (navegadores) identificam as tags e apresentam a página conforme está especificada. Um documento em HTML é um texto simples, que pode ser editado no Bloco de Notas (Windows) ou Editor de Texto (Mac) e transformado em hipertexto. A linguagem HTML foi criada por Tim Barners Lee na década de 1990. As especificações da linguagem são controladas pela W3C (World Wide Web Consortium). As versões de evolução da HTML incluem XHTML (uma linguagem com sintaxe mais rigorosa, baseada em XML) e HTML5 (quinta versão da HTML que traz novos recursos, principalmente a manipulação de conteúdo gráfico e multimídia).
    1. Linguagens de Script

      Annotations:

      • Em Informática, script é um conjunto de instruções em código, ou seja, escritas em linguagem de computador. É uma linguagem de programação que executa diversas funções no interior de um programa de computador. As linguagens de script são ferramentas utilizadas para controle de um determinado programa ou aplicativo; para configuração ou instalação em sistemas operacionais; e ainda, em jogos para controlar as ações dos personagens. Algumas linguagens de programação geralmente usadas como script são: ActionScript, JavaScript, Lua, PHP, Python, ShellScript, Ruby, VBScript.
      1. JSCript
        1. VBscript

          Annotations:

          • O VBScript é uma linguagem de programação nativa do Windows que é usada para criar aplicações de servidor web. O VBScript é embutido em um arquivo HTML e é bastante simples. Perceba que ele é diferente do Visual Basic, que é usado para programação no desktop.
        2. Recursos do JavaScript
          1. Orientação a Objeto

            Annotations:

            • O JavaScript é uma linguagem orientada a objeto. Os objetos são containeres que podem ser usados para armazenar mas que um valor. O JavaScript suporta objetos nativos e definidos pelo usuário.
            1. Suporte de Eventos

              Annotations:

              • O JavaScript suporta eventos, facilitando as interações do usuário como clique no mouse e pressionamento de teclas. Portanto, os navegadores interpretam os eventos no JavaScript e executam o código de acordo com o evento.
              1. Indp.Plataforma

                Annotations:

                • O JavaScript é suportado por todas as plataformas, como o Windows, Macitosh e sistemas operacionais como o DOS. O script pode ser executado tanto no Netscape Navigator como no IE.
              2. Vantagens do JavaScript
                1. Interatividade/Usuário

                  Annotations:

                  • O JavaScript mostra a interatividade do usuário em sites Web usando recursos como caixa pop-up para se comunicar com usuários finais através de mensagens. Você pode usar as ferramentas de navegação para facilitar a navegação pelo site Web.
                  1. Suporta imagens como Links

                    Annotations:

                    • O JavaScript permite o uso de imagens como links em documentos Web. Você pode carregar novas imagens em uma página Web sem carregar a página. Você também pode usar essa vantagem do JavaScript para criar animações.
                    1. Suporta validações do lado cliente

                      Annotations:

                      • O JavaScript pode ser validado no computador cliente. Você não precisa enviar o dado para validação do servidor. Enviar dados para o servido para validação resulta em tráfego pesado na internet,  portanto, o JavaScript pode ser usado para reduzir o tempo de validação.
                      1. Suporta identificação do navegador
                        1. Suporta detecção de plug-in

                          Annotations:

                          • O JavaScript pode detectar automaticamente os plug-ins do navegador. Você pode usar o JavaScript para facilitar os usuários a baixar plug-ins, se o navegador do usuário não tem o plug-in instalado. Se o JavaScript detectar um navegador sem plug-ins, ele ignora os plug-ins usados no código e modifica a página Web para permitir que ela seja executada no navegador.
                          1. Suporta Simplificação de programas

                            Annotations:

                            • Você pode acoplar um trecho de código escrito em JavaScript em vários programas. Você não precisa escrever o código toda vez que uma tarefa específica tiver de ser desempenhada. Você pode economizar tempo usando um bloco de JavaScript que desempenha uma função especifica igual ao outro código.
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Programação
                          Prepara Palhoça
                          Mapa Mental - Algoritmos e Programação
                          Marcos Santos2025
                          Mapa Mental de Revisão de Algoritmos e Programação I
                          José Toniazzo
                          Linguagens de Programação
                          Lucas Miranda
                          PROGRAMAÇÃO
                          Guilherme Toniello
                          LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
                          ailtonmidias
                          Lógica de Programação- Dados
                          Gabriela Alves
                          INTRODUÇÃO AOS PARADIGMAS DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
                          cleversonsh
                          006A - Linguagem de Programação - C# - Fundamentos
                          Ethelberto Mello
                          Prova Linguagem de Programação 1 bimestre
                          Alexandre Nascimento
                          Algoritmos e Lógica de Programação
                          andriellicm