Métodos parasitológicos

Description

Mind Map on Métodos parasitológicos, created by Lara Faria on 05/04/2017.
Lara Faria
Mind Map by Lara Faria, updated more than 1 year ago
Lara Faria
Created by Lara Faria about 7 years ago
21
1

Resource summary

Métodos parasitológicos
  1. Flutuação
    1. Método de Faust
      1. Método utilizado para pesquisa de cistos de protoziários e ovos de helmintos; 1- Dissolver cerca de 5g de fezes em 10ml de água e filtrar em gaze dobrada em quatro. 2- Depositar o material em tubo cônico de centrífuga e centrifugar a 1500 rpm por 2 minutos. 3- Desprezar o sobrenadante e ressuspender novamente em 10 ml de água. 4-Repetir os passos 2 e 3 até que o sobrenadante apresente-se claro. 5-Adicionar 10 ml de sulfato de zinco (ZnSO2) 3 %, homogenizar e centrifugar a 1500 rpm por 2 minutos. 6-Recolher com alça de platina a película superficial, adicionar uma gota da solução de lugol e observar ao microscópio.
      2. Método de Willis
        1. Método específico para pesquisa de ovos de Ancilostomídeo. 1-A solução saturada de cloreto de sódio é feita adicionando aproximadamente 40g de NaCl a 100mL de água sob aquecimento até saturação. 2- Colocar uma quantidade de fezes em uma cuba contendo a solução saturada de cloreto de sódio, dissolver as fezes nesta solução e acrescentar água até a borda. 3- Colocar sob a borda da cuba uma lâmina de vidro quase tocando a solução saturada e deixar de 30 a 45 minutos . 4- Após este tempo, inverter a lâmina rapidamente e observar ao microscópio.
      3. Sedimentação
        1. Método de HOFFMAN, PONS & JANER
          1. Para pesquisa de cistos de protozoários e ovos de helmintos. 1- Dissolver cerca de 4g de fezes em 10 ml de H2O em frasco pequeno 2- Filtrar em gaze dobrada em quatro, utilizando um cálice de sedimentação 3- Completar o cálice com água e homogeneizar com bastão de vidro. 4- Deixar em repouso de 2 a 24 horas. 5- Com uma pipeta de pasteur, retirar uma amostra do fundo do vértice do cálice. 6- Examinar ao microscópio, adicionando uma gota da solução de lugol.
          2. Método de Ritchie
            1. Utilizado na pesquisa de cistos de protozoários. 1- Idêntico ao método de FAUST até o ítem 4. 2- Adicionar cerca de 8 ml de formol a 10%, homogenizar, descansar por 10’ a 20’. 3- Adicionar cerca de 2 ml de éter, agitar vigorosamente e centrifugar a 1500 rpm por 2 minutos.
          3. Métodos quantitativos
            1. Método de Kato Katz
              1. Utilizado principalmente na pesquisa de ovos de S. mansoni e outros helmintos.1- Depositar uma pequena quantidade de fezes sobre uma folha de papel higiênico colocando a tela por cima e pressionando com a paleta. 2. Colocar sobre uma lâmina de vidro a placa de plástico e depositar no centro do orifício as fezes que ultrapassaram as malhas da tela (40 - 60 mg). 3. Comprimir as fezes no orifício da placa até completá-lo. 4. Sobrepor a lamínula de celofane e inverter a preparação realizando pressão com o polegar sobre a lâmina até obter uma uniformidade do material. 5. Deixar em repouso por cerca de 60 minutos a temperatura ambiente. 6. Contar todos os ovos encontrados e multiplicar o total por 24, resultando em ovos/grama de fezes.
              2. Método de Stoll e Housher
                1. Utiliza-se a solução de NaOH 0,1N que saponifica as gorduras das fezes e mantendo a suspensão clara. A estimativa de ovos por grama varia, utilizando o FC conforme natureza das fezes
              3. Métodos diretos
                1. Exame direto a fresco
                  1. Utilizado para pesquisa trofozoítos e protozoários. 1- uma gota de sangue colhido com anticoagulante. 2- colocado entre lamina e lamínula. 3- levada ao microscópio.
                  2. Método de Stront
                    1. Utilizado para pesquisa de trofozoítos e protozoários. 1- Sangue coletado em tubo capilar. 2- centrifuga-se. 3- examinar na lamina o material de interface entre hemaceas e leucócitos.
                    2. Preparação corada
                      1. 1- Esfregaço e gota devem ser corados com método de Giemsa ou Leishman. Permite a detecção e diferenciação de tripomastigotas de T. cruzi e T. rangeli.
                    3. Método de Graham
                      1. Utilizado para pesquisa de ovos de E. vermicularis. 1- Fita adesiva transparente em uma espátula, com a parte adesiva para fora. 2- pressiona-se a espátula contra as pregas anais. 3- coleta-se a fita e no momento do exame pinga-se uma gota de xileno e a pressiona contra lâmina. Leva-se ao microscópio.
                      2. Método de isolamento de larvas
                        1. Método de Baermann e moraes
                          1. 1-Colocar a água aquecida no funil com o tubo de látex vedado pela pinça de Mohr, quantidade suficiente para tocar a extremidade inferior da peneira contendo as fezes. 2-Depositar pequena quantidade de fezes sobre a peneira contendo gaze e deixar em repouso por 45 a 60 minutos. 3-Após este tempo, soltar a pinça de Mohr e deixar que o material escorra para um tubo de hemólise. 4-Centrifugar o material em baixa rotação e observar o sedimento em objetiva de 10x. Este método é específico para a pesquisa de larvas de S. stercoralis.
                          2. Método de RUGAI, MATTOS & BRISOLA
                            1. 1- Estender, sobre a abertura de um recipiente contendo fezes, gaze dobrada quatro vezes; 2- Encher com água aquecida a 40-45°C, um copo cônico de sedimentação; 3- Transferir o recipiente com as fezes para o interior do copo cônico de sedimentação; 4- Deixar em repouso durante 60 minutos. 5. Colher o sedimento, no fundo do copo cônico, com pipeta capilar longa. Alguns autores recomendam retirar o recipiente do copo Cônico antes da colheita do sedimento. Entretanto, outros preferem manter o recipiente, para evitar o revolvimento do líquido;
                          3. Ziehl Nelsen Modificado
                            1. Para pesquisa de oocistos, onde é realizado um esfregaço, este é corado com caribol- fuccina, lavado com etanol até interromper cor. É feita a lavagem e adicionado azul de metileno. Lava-se novamente e observa na objetiva de 100x.
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            Girls' and Boys' Education - A Mind Map
                            nikkifulps
                            GCSE Biology AQA
                            isabellabeaumont
                            Language techniques: Macbeth
                            arnya_lewis
                            Calculus I
                            GraceEChem
                            Physics: Energy resources and energy transfer
                            katgads
                            Cell Biology IB SL Biology
                            Elisabeth Morell
                            GCSE CHEMISTRY UNIT 2 STRUCTURE AND BONDING
                            mustafizk
                            A-level Maths: Key Differention Formulae
                            humayun.rana
                            The main reason knowledge is produced is to solve problems.
                            Darrel Hong
                            IGCSE Chemistry Revision
                            sachakoeppen
                            “The knower’s perspective is essential in the pursuit of knowledge.” To what extent do you agree with this statement?
                            Lucia Rocha Mejia